sábado, 21 de abril de 2018

Ψ Sonho Lúcido... Seria a Vida um Sonho Dentro de um Sonho?

Tome este beijo na testa! 
E, partindo de você agora, 
Assim muito deixe-me declarar
Você não está errado,
quem julga que meus dias foram um sonho; 
No entanto, se a esperança tiver desaparecido 
Em uma noite, ou em um dia, 
em uma visão, ou em nenhuma, 
É assim que tudo se foi? 
Tudo o que vemos
é apenas um um sonho dentro de um sonho.

Eu estou no meio do ruido
De uma praia atormentada pela tormenta 
E eu seguro em minhas mãos 
grãos da areia dourada 
Quão poucos! mas como eles se arrastam 
através dos meus dedos até o fundo 
Enquanto eu choro, enquanto eu choro! 
Ó Deus! não posso segurá-los 
com um fecho mais apertado? 
Ó Deus! não posso salvar 
da onda impiedosa? 
É tudo o que vemos ou parecemos 
apenas um sonho dentro de um sonho?    
(Edgar Allan Poe)


                                      A Dinâmica Fisiológica do Sonho Lúcido
*Um sonho lúcido é um estado de controle consciente dos sonhos.
*Percebe-se que os sentidos principais como a visão, o cheiro, o gosto, o toque e a sensação podem ser tão reais e conscientes como em estado de vigília.
*Sabe-se que o sono passa por estágios REM (movimento rápido dos olhos) e não REM.
*O Sonho Lúcido ocorre no ciclo REM onde os músculos esqueléticos aparentemente encontram-se 'paralisados' devido a certos *neurotransmissores sendo liberados no cérebro. (*substância química que transporta mensagens entre células cerebrais). *Os dois principais neurotransmissores ​​são o ácido gama-aminobutirico (GABA) e Glycine, estes neurotransmissores são células especializadas no cérebro que impedem que os músculos sejam ativos e também são neurotransmissores que nos mantém em estado de sono. 
*Entretanto, é necessário outro neurotransmissor para ativar o processo de sonhar que é a ACh (acetilcolina), neurotransmissor responsável pela memória, aprendendo e sonhando... é também o neurotransmissor que nos ajuda a manter a consciência ao nosso entorno durante o estado de sonhos lúcidos. 

*O nível de ACh é quase idêntico ao REM e ao ciclo de vigília. *Constata-se uma média de 4-5 ciclos de sono por noite, experimentamos 4-5 ciclos REM por noite, sonhos lúcidos representam um estado cerebral entre o sono REM e estar acordado. *O primeiro ciclo REM começa aproximadamente 90 minutos depois de adormecer e geralmente é o ciclo REM mais curto. *A quantidade de tempo gasto no ciclo REM fica mais longa à medida que a noite avança, com a maior quantidade de tempo gasto no ciclo REM ocorrendo logo antes de acordar, e também quando, com a prática, é onde sonho lúcido é mais fácil. *Pesquisas revelam que o sonho lúcido é acompanhado por uma maior ativação de partes do cérebro que normalmente são suprimidas durante o sono.
Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

Nenhum comentário: