sábado, 7 de janeiro de 2017

MÁRIO SOARES (1924 - 2017)

“Sou republicano, socialista e laico."

"Como é sabido, estou com 90 anos mas não abdico de lutar por Portugal até ao último segundo de vida"... escreveu Soares a 29 de setembro de 2015, vésperas de eleições legislativas.

*Soares considerado o "pai' da democracia portuguesa" por seu papel durante a redemocratização do país. Ele presidiu o país durante dez anos, foi ministro das Relações Exteriores, chefe de Governo e deputado no Parlamento europeu.

*Formado em Direito, defendeu opositores ao regime do ditador Antonio Salazar, que comandou Portugal entre 1933 e 1974. Ficou preso por três anos.

*Foi no exílio que recebeu a notícia do golpe de Estado 1974, que pôs fim à ditadura do chamado Estado Novo, que inspirou o homônimo regime de Getúlio Vargas no Brasil.

*Assim que soube o que estava ocorrendo, Soares apanhou um trem com destino a Portugal. O ex-líder do Partido Socialista contou, em entrevista à Deutsche Welle em 2014, que regressou a Portugal com três ideias para o país: democratizar, desenvolver e descolonizar.

*Como ministro dos Negócios Estrangeiros do primeiro-governo pós-ditadura, Soares participou ativamente no processo de descolonização das antigas colônias portuguesas.

*Aproximar Portugal do resto da Europa foi também uma ambição de que Soares nunca abdicou. Em 1985, como primeiro-ministro, ele assinou o tratado de adesão à CEE, hoje União Europeia.

*Após a redemocratização, passou a integrar o governo e chegou a s presidente em 1987, cargo no qual foi reeleito.

"Mário Soares, uma figura pivot na transição de Portugal da ditadura para a democracia, que como primeiro-ministro liderou o empobrecido país para a União Europeia, morreu hoje, com 92 anos", diz Wall Street Journal, sublinhando que "o socialista era largamente admirado pela sua tenacidade e pelo seu exuberante otimismo".

*Para além de passar em revista as principais iniciativas políticas, como a adesão à União Europeia ou a concessão da independência às antigas colónias portuguesas, o jornal norte-americano recupera ainda as críticas "às políticas de austeridade na zona euro, lideradas pela Alemanha".

*Para o jornal francês Les Echos, Soares foi "um dos principais artífices da chegada da democracia em Portugal e da sua integração europeia". O jornal lembra uma entrevista de 2015, na qual cita Soares a dizer que é "um homem pobre que teve a oportunidade de tomar posições e de ter tido razão" e a recusar-se a ter um caráter "imortal".

*O Les Echos descreve-o como "um 'bon vivant', grande sedutor, humanista e amante de livros, que construiu o seu carisma baseado na capacidade de estar perto das pessoas e descreveu-se como uma pessoa 'emocional, espontâneo e caloroso".

*A BBC, numa curta notícia, destaca "o papel central depois da Revolução dos Cravos, em 1974" e o facto de ser "um feroz crítico da junta que governou Portugal nos dois anos seguintes".

*No Financial Times é evocado o "socialista que guiou Portugal para a democracia".

"Mário Soares está morto: Portugal de luto", titula o jornal italiano La Repubblica.

No Brasil, a notícia da morte do antigo Presidente português é destaque em praticamente toda a imprensa generalista, do Globo ao portal Terra Brasil, o qual recorda Soares como "o político mais popular da democracia portuguesa".

*A presidenta deposta em 11 de maio por um golpe jurídico-parlamentar, Dilma Rousseff, lembra de Soares como um líder adorado pelo povo português e respeitado pelos adversários. “Mário Soares marcou minha geração como um militante da liberdade. Sua vida dedicada à política e à democracia de Portugal é um exemplo para o mundo de que é possível construir uma sociedade democrática e igualitária para todos”, escreveu Dilma, em seu site.

Foi um dos grandes homens públicos do século 20. De Portugal, da Europa e do mundo”, diz Lula

*A notícia da morte de Soares corre todo o mundo, estando também em destaque na Alemanha, na Polónia, na Holanda, na República Checa e na Hungria.

Nenhum comentário: