terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Ψ JUNG E Os Milagres: "... mas há milagres só que não acreditamos neles!"



*Sincronicidades são pequenos milagres.

*O que é sincronicidade? "Uma piscadela do Cosmos" (Meg Lundstrom) 

 
'Coincidência significativa' é algo mais do que uma probabilidade do acaso.

*Sincronicidade acontece quando Deus deseja permanecer anônimo." diz um ditado.

*Jung refere (1929): "Aqui temos um pequeno milagre. Eu não tenho nenhum preconceito contra esses pequenos milagres.Tais coisas peculiares ocorrem ocasionalmente, mas como eles estão conectados com a nossa psicologia Deus sabe, eu não sei. Somente os tolos pensam que tudo pode ser explicado. A verdadeira substância do mundo é inexplicável."

(Claramente, Jung tinha experimentado tais eventos e cita o exemplo de um paciente que relatava um sonho de um escaravelho, e um besouro verdadeiro voou no no seu consultório.)


*(...)  "Não podemos controlar o inconsciente coletivo ou o espírito.
O que podemos, é procurar 'perceber o significado' em eventos milagrosos. Coisas como milagres não acontecem por acaso: eles têm um propósito ou intenção, e nossa tarefa é chegar a uma compreensão do espírito, que é a única coisa essencial.

*No Dicionário do latim: mirari - "para se maravilhar".

 (...) "um acontecimento maravilhoso que é contrário e independente das leis conhecidas da natureza."

 *Sincronicidade parece acontecer quando você está intensamente sintonizado em algo que é muito profundo: como meditação, preces, relaxamento, análise dos sonhos, ou em processo psicoterapêutico. 

*Cientistas mais atentos referem uma base teórica para a sincronicidade na física quântica, geometria fractal, e teoria do caos. 

*Eles estão descobrindo que o isolamento e separação de objetos uns dos outros é mais aparente do que real; 

 *Em níveis mais profundos, átomos, células, moléculas, plantas, animais, pessoas, participam de uma rede sensível, de informação.


 *Os físicos mostraram, por exemplo, que, se dois fotões são separados, não importa quão longe, um cria uma mudança simultânea no outro.

 *Jung foi mais explícito em suas definições: "... fenômenos acausais são também chamados milagres, ..." 

"Um milagre é uma situação arquetípica que é acompanhado por uma emoção correspondente. Emoção pode variar de admiração, surpresa, medo. É algo que desperta admiração e perplexidade precisamente porque parece inexplicável.
                                                      Daniel Huntington

 *JUNG considerava milagres no contexto da sua compreensão da sincronicidade e os arquétipos que estão subjacentes fenômenos de sincronicidade. 

*A Sincronicidade seria a coincidência no tempo, de dois ou vários eventos, sem relação causal mas com o mesmo conteúdo significativo.”

*Se o seu sistema de crença é tal que a intuição e sincronicidade são reais e significativos, você vai notá-los. Se o seu sistema de crença diz que estes eventos são bobagens assim será.

*Os sistemas de crenças também ditam como as pessoas atribuem o funcionamento da sincronicidade e quando ocorre eles podem agradecer a sua sorte, ou destino, ou karma, ou um milagre, ou anjos ...
 *Sincronicidades são por vezes considerados como sinais, e algumas pessoas conscientemente usam para tomar decisões na vida. 
*No romance 'The Celestine Prophecy', (...) todas as coincidências são significativos porque eles apontam o caminho a um desdobramento da nossa lenda pessoal. 
*No entanto, Jung se mostra cauteloso em relação aos sensacionalismos e grandes milagres: "Ao alcance de minha experiência, eu nunca encontrei um milagre. Assim, eu não sei se essas coisas que você menciona são possíveis." (carta á Wilhelm Bitter,1959).

Jung observou que  "(...) é muito difícil estabelecer quaisquer princípios gerais em relação a este material estranho."

*Ele sentiu que a única maneira de resolver a questão em profundidade seria através de histórias e estudos de casos, que exigiria força física e tempo para empreender (Jung estava com 84 anos.)

(...) e sugeriu a Bitter em primeiro lugar, distinguir entre o que parece 'curas milagrosas' para as pessoas comuns daqueles que parecem milagrosos para médicos treinados. 

*Muitos dos que havia pessoas vão considerar como curas milagrosas médicos saberão são o resultado de processos fisiológicos reconhecidos.

*Mas há casos em que até mesmo os médicos altamente experientes enfrentam transformações de curas inexplicáveis. Como explicar isso? Jung ofereceu o pensamento de que essas curas pode ser devido aos contatos com a esfera dos arquétipos podem produzir o tipo de constelação que está subjacente a sincronicidade.

*Naturalmente, nestas circunstâncias, qualquer coisa que beira o miraculoso, ou realmente é um milagre, pode ser esperado, porque  na vida nós não podemos descobrir exatamente como resultado sincronicidade acontece ...

*A qualquer momento, pode-se entrar na esfera do arquétipo, eventos de sincronicidade podem ser previstos com um certo grau de probabilidade; e ... eles acontecem aos crentes e não crentes ....

 (...) "Estes resultados aparentemente milagrosos em experimentos ESP (Experiências Senso Perceptivas) serão interpretado como" milagres "apenas por pessoas suficientemente familiarizados com o caráter estatístico da lei natural." 

*O resultado "milagroso" de um experimento "... não é "milagroso", mas apenas "extraordinário" e inesperado, e, em seguida, apenas a partir de nosso ponto de vista tendencioso que leva causalidade como inquestionável. " 

 *Jung entendeu que atividades como experimentos ESP e outras formas de fenômenos psi chamam o inconsciente coletivo, e onde e quando o inconsciente coletivo (a base da nossa psique) entra em jogo, surge a possibilidade de que algo vai acontecer que contradiz nossos preconceitos racionalistas ... ".

*Em outras palavras, muitos exemplos de que podemos considerar como" milagres "são simplesmente uma falha de nossa parte para reconhecer sincronicidades ou para compreender as probabilidades estatísticas.

*O que significa a "entrar na esfera dos arquétipos"? 
Jung descreve isso em uma carta a Cornell: Em situação  indicativa de doença com perigo de  vida, a consciência sente-se ameaçada (...) mesmo as pessoas que se orgulham de não professarem nenhuma crença religiosa particular encontram-se compelidos pelo medo a pronunciar uma oração fervorosa: o arquétipo de um "ser divino útil é constelado por sua apresentação e pode eventualmente intervir com a chegada inesperada de força, ou um impulso imprevisível, produzindo no último momento o controle da situação de risco, que é considerada milagrosa. 

*Tais crises ocorreram inúmeras vezes na história humana. 

 *São nesses momentos em que somos pressionados, talvez até mesmo no ponto da inevitabilidade da morte, quando a mente ego é forçada a admitir a derrota, é que  nos entregamos e pedimos ajuda às entidades espirituais.

*Agentes que não coincidem com a psique consciente ... podem vir em nosso auxílio, produzindo um milagre.  E Jung observa que isso é verdade se o indivíduo acredita em tais realidades espirituais ou não.

 *Analista junguiano Albert Kreinheder descreve a "esfera dos arquétipos", como outro mundo que nós chamamos, a dimensão sagrada  (...) ele salienta que não é o nosso ego pessoal trata-se do inconsciente. Kreinheder sentiu que em situações como esta, quando o nosso ego humano encontra o divino, as curas milagrosas são possíveis.

*Quando nós enfrentamos esta DIMENSÃO SAGRADA de forma genuína, sentimo-nos tocados pela presença do divino. Compreendemos enfim, o que significa entregarmos tudo nas Mãos de Deus. E a cura acontece! (grifo meu)

"Lança sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós" ( Pedro, 5:7).

 Fonte: *As Obras Completas de C G. Jung
*Jung Memórias, Sonhos, Reflexões Jung, (1960).
"A Estrutura e Dinâmica da Psique"
*Albert (1991), O Outro Lado da doença.
 (Ψ txt Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

2 comentários:

Guaraciaba Perides disse...

UM texto excelente que nos faz refletir sobre o grande mistério da experiência em todos os seus níveis.
Um abraço

psique disse...

Guaraciaba Perides, Desejo que 'pequenos milagres' aconteçam em sua vida te trazendo belas surpresas! Um Abraço Fatima Vieira