quarta-feira, 27 de maio de 2015

Ψ sobre os sonhos lúcidos - a "viagem" de Jung

*Aconteceu em 1944, durante séria enfermidade que o levou à beira da morte:
"Parecia que me encontrava no espaço a uma altura considerável. Muito abaixo de mim eu via a Terra, e era como uma esfera envolta por maravilhosa luz azul. Bem ao longe, de baixo dos meus pés estavam o Ceilão e a Índia. Meu campo visual não abrangia a Terra toda, mas eu podia ver nitidamente sua forma esférica e a maravilhosa luz argênteo-azulada brilhando ao seu redor.
*Em seguida, ele passa a descrever como enxergava a Arábia e o Mar Vermelho e, por pouco, também o Mar Mediterrâneo: Vislumbrava o Himalaia coberto de neve, porém aquele trecho parecia nublado. Ele olhava para a direita.
*Eu sabia que estava a ponto de deixar a Terra, quando apareceu algo novo em meu campo visual.
*No espaço, ele via um enorme e escuro bloco de pedra, algo como um meteorito, que pairava sobre ele. Havia uma abertura naquele bloco, que parecia ser uma entrada. No lado direito, sobre um banco de pedra, havia um hindu silenciosamente sentado em posição de lótus.
*Ele estava todo de branco e eu sabia que esperava por mim, narra Jung: Dentro, do lado esquerdo, ficava a entrada para o templo. Enquanto me aproximava da abertura da rocha, aconteceu algo muito estranho. Tive a sensação de que estava sendo despojado de todos os meus desejos, pensamentos, ambições, de toda minha consciência terrena. Era um processo penoso, porém sobrava algo e era como se eu existisse independentemente de minha própria história.
*Sentia uma grande certeza: isto sou eu. Tinha também uma impressão de pobreza e ao mesmo tempo de satisfação.
*Nada mais havia que eu desejasse: eu estava lá, na minha forma objetiva tal como havia sido e vivido.
*No início ainda conservava a impressão de ter perdido algo, mas de repente tudo se tornou completamente sem importância.
*A única coisa que importava era agora a certeza de que poderia penetrar naquela rocha, naquela sala iluminada e encontrar aqueles a quem realmente eu pertencia. Lá eu encontraria o sentido de minha existência.
*Naquele instante algo chamou a sua atenção: Lá embaixo, bem distante, na direção da Europa, ele viu seu médico subindo para lhe trazer uma mensagem, dizendo que ele deveria retornar e que ainda não deveria deixar a Terra. Neste momento terminou a experiência.
*Essa aversão por retornar à existência manifesta-se de vez em quando. Jamais poderia imaginar que fosse possível esse tipo de experiência. Não era produto de minha fantasia. O que vi e partilhei foi absolutamente verdadeiro, nada foi subjetivo e tudo possuía a qualidade de absoluta objetividade." 

(da obra “MEMÓRIAS, SONHOS E REFLEXÕES”, de Carl Gustav Jung) 
                             SOBRE SONHOS LÚCIDOS
 *O sonho lúcido parece ser uma experiência de co-criação. (Robert Waggoner)

*Ter consciência do sonho que se sonha e ter o poder de controle, isso é definição de sonho lúcido. 

*Eu tenho a sorte de ter vivido muitos sonhos significativos que me orientam no meu estado de vigília.

*Quando percebo que estou tendo um sonho lúcido, retomo o sonho e dentro do próprio sonho me permito voltar à cena e resolvo um conflito.

*Por vezes me vejo interpretando ou usando a técnica da Imaginação Ativa concomitante ao sonho.

*Quando tenho esse tipo de experiência por sua particularidade, costumo dizer que o sonho sonhou a si mesmo.

*Você sabe que se trata de um sonho lúcido naquele momento fugaz,   quando, por apenas um momento você sente com toda a sua alma que o sonho é a realidade ...

*E você acorda com uma sensação nítida que persiste no decorrer do dia que algo significativo ocorreu.

 *Se o sonho é importante para a vida de vigília, pode-se alterar os acontecimentos. Como resultado de controlar a sua experiência de sonhar você pode resolver muitos problemas. 

*Exemplo: se você está tendo um sonho em que você está sendo perseguido ou vitimado, de alguma forma, você se torna consciente, em seguida, volte-se contra o seu atacante, enfrente o problema de frente e resolva-o sem medo. Você será capaz de encarar, virar o jogo sem correr assustado.

*Isto é como o sonho lúcido pode melhorar a nossa vigília equilíbrio emocional e imaginação criativa.

*Nós não somos apenas menos razoáveis e menos decentes em nossos sonhos ... nós também somos mais inteligentes, mais sábios e capazes de melhor juízo quando estamos dormindo do que quando estamos acordados. (Erich Fromm)


COMO LEMBRAR DOS SONHOS:
*Para ser capaz de reconhecer seus sonhos como sonhos enquanto eles estão acontecendo, você tem que estar familiarizado com a forma como  trabalha os próprios sonhos no dia a dia.


*Você deve ser capaz de lembrar pelo menos um sonho todas as noites. Assim poderá facilmente trabalhar com métodos mais complexos  de indução de sonho lúcido.

*Os períodos de sonho ficam mais longos enquanto a noite avança.

*O primeiro sonho da noite é o mais curto, talvez 10 minutos de duração, enquanto que depois de 8 horas de sono, os períodos de sonho podem ser de 45 minutos à uma hora de duração. 

*Todos nós sonhamos todas as noites, cerca de um período de sonho a cada 90 minutos.

*As pessoas que dizem que nunca sonham simplesmente esquecem dos seus sonhos por não darem a devida atenção. É útil manter um diário completo sonho. 

*Você pode ter mais do que um sonho durante um período REM (movimento rápido dos olhos), separados por despertares curtos que são mais frequentemente esquecidos.

*É aceito entre os pesquisadores do sono que os sonhos não são lembrados a não ser que o dorminhoco acorde diretamente do sonho, em vez de depois de ir para outras fases do sono.

*Possivelmente, tudo o que você precisa fazer para aumentar a sua recordação do sonho é respirar tranquilamente antes de dormir, uma mente relaxada é simultânea a um coração leve. E se programar que ao despertar você vai recordar dos sonhos plenamente.

*Este trabalha de maneira semelhante para se lembrar de despertar em um determinado período de tempo na parte da manhã. 

*Uma das principais causas de sonho esquecimento é a interferência de outros pensamentos competindo por sua atenção. 

*Portanto, não mude de posição ao acordar e deixe que o seu primeiro pensamento seja: "O que eu estava sonhando?"  

*Fique atento nas sensações: humores, sentimentos, estado de espírito, fragmentos de imagens, e tente reconstruir uma história a partir disso.

*Quando você chama uma cena, tente lembrar o que aconteceu antes, e antes disso, revivendo o sonho em sentido inverso. 

*Mesmo que você não pode recordar qualquer coisa na cama, eventos ou cenas do dia pode lembrá-lo de algo que você sonhou na noite anterior.
 
*Carlos Castenada,
(1925-1998), ensinou uma técnica de sonho lúcido: Ele disse que se você pudesse se lembrar de ver suas mãos claramente em seu sono que seria sua sugestão para acordar dentro do sonho.

*Esta é uma técnica favorita de algumas pessoas, seja qual for o símbolo que você escolher, diga apenas ao cair no sono que você vai ver este símbolo em seu sonho. 


*O símbolo sugestão é a senha de que você está consciente do que está realmente sonhando, e assim você vai controlar o sonho de qualquer maneira que você quer.

O *estado hipnagógico (*Estado que precede o sono verdadeiro experiências alucinatórias e pseudo-alucinatórias. Ao acordar pode-se ainda relembrar os sonhos vividamente, mas sem estar plenamente desperto) que antecede o processo onírico é idêntico à hipnose. Ou seja, se você deixar cair deliberadamente para este estado de transição de consciência será o conteúdo do seu estado de sonho.

*Temos muitas ideias racionais durante todo o dia para solucionarmos um problema, mas o essencial as vezes nos escapa. E justamente quando baixamos a guarda e relaxamos é que surgem as melhores soluções.

*O fato é que o discurso racional tem falhado e muito, pois estamos quase sempre insatisfeitos. Uma mente relaxada é simultânea a um coração leve.
 *O pensamento analógico puro não depende de tempo ou espaço, por isso sussurra a resposta à nossa mente consciente quase que instantaneamente.

*E quando insistimos em não darmos atenção devida aos sussurros dos sonhos, das preces, das sincronicidades, sofremos. E o grito vem na forma de pesadelo ou
o corpo denuncia com sintomas e doenças psicossomáticas.

Referência: http://www.lucidity.com/ 
LaBerge, S., Levitan, L., and Dement, W.C. (1986).
Lucid dreaming: Physiological correlates of consciousness during REM sleep.
Journal of Mind and Behavior.
LaBerge. S. (1986). Lucid dreaming. New York: Ballantine.
Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

Nenhum comentário: