domingo, 18 de janeiro de 2015

Ψ Psicossomática: "Tal como pensa o homem em seu coração, assim é." (Jesus Cristo)

"Diga onde dói e e eu lhe digo o que andas pensando." (Edgar Cayce - 1877/ 1945)

*Segundo Cayce a saúde é o equilíbrio entre físico, mental e espiritual, que é o princípio curativo holístico.


*Ele menciona quatro processos fundamentais para ter boa saúde:

*Circulação: Primordial na regeneração - exercícios físicos, massagens.
*Assimilação: Mecanismo pelo qual o corpo digere alimentos e distribui os nutrientes (20% ácidos e 80% alcalinos). Cereais e cítricos nunca na mesma refeição, e ingerir um litro e meio de água por dia.
*Relaxamento:
Sono suficiente e tempo livre para lazer.
*Eliminação: Indispensável que o corpo elimine toxinas e purifique seus órgãos internos (água, movimentos respiratórios, exercícios físicos, banhos de vapor), asseguram bons mecanismos de eliminação.


*O corpo tem seu próprio sistema de cura que regula os processos vitais e ajuda na sua manutenção e equilíbrio.

*A cura vem de dentro, o tratamento só pode ser eficaz se for de dentro para fora.


*Paracelsus (1493/ 1541) - Médico alquimista na teoria dos três princípios sustenta que cada substância ou matéria em crescimento é constituída de sal (alcalino, purificação), enxofre (dissolução ou consumação, azeite), e mercúrio (eliminação, um licor, a água).

*O sal limpa e purga o corpo pela vontade ou força vivificante inerente a cada órgão.

 Fala que determinados álcalis são naturais enquanto que outros ainda se acham coagulados e atuam por expulsão ou por transpiração.

*Sobre o enxofre corporal ele diz: "Cada doença resultante do supérfluo no corpo, tem seu antídoto na mistura elemental de determinadas plantas ou minerais."

*O mercúrio absorve o que o sal e o enxofre repelem. É o que ocorre com as doenças das artérias, ligamentos, articulações e juntas.


*Desta forma, vai ser ministrado a fórmula especial que melhor corresponde à forma da indisposição.

*O essencial da doença reclama o essencial que a natureza indica como remédio.

                                                                                                                              a alquimista/ Michael de Bono
                                 









                                                                                                                                   

*Para diagnosticar corretamente o médico precisa ser leal e caridoso, o egoísta muito pouco fará em favor dos seus enfermos.

*O médico alquimista assegura então que todas as doenças podem e devem ser curadas. Assim refere:"Nenhum médico poderá afirmar que uma doença é incurável sem tentar todos os recursos da natureza na cura, ... e se assim não agir estará renegando não só a natureza, como o Deus que a criou ... para cada doença por mais terrível que pareça tem a sua correspondente cura".                                                                                                 
                                                                                                                        

Cada planta é como uma estrela na terra, em suas folhas e pétalas encontra-se o segredo inscrito: No caroço de uma fruta a resistência predomina sobre a força, ao ser semeado o caroço se restabelece a vegetação esta se realiza porque a força luta com a resistência até estabelecer um equilíbrio com ele.

*O objetivo da planta consiste em transmitir-nos os detalhes da beleza, da cor e da perfeição que nascem nas regiões superiores e que tendem a introduzir-se em nossa região inferior.



"Cada grão de semente é um pequeno caos. Quando o fruto aparece é porque a força pode mais do que a resistência e conseguiu vencer todos os obstáculos."(Saint Martin)

*Para gerar faz-se um combate cujas fases e mostram pelo signo e que não existe um único ser que não manifeste por sua forma exterior a história do seu próprio nascimento.




 *PARACELSUS ou Theophrastus Bombastus von Phillippus Aureolus Hohenheim, (1493/ 1541) - Nasceu na Suíça. Ele era um alquimista, médico, botânico e astrólogo. Ele era um firme crente na capacidade do corpo para curar a si mesmo e a relação entre o corpo e a mente. Sendo um dos primeiros, a considerar a  doença mental como sendo a doença "real". Ele acreditava que muitas doenças tinham suas raízes em problemas psicológicos, e foi, além disso, a figura em primeiro lugar conhecido por fazer menção da palavra "inconsciente".
*EDGAR CAYCE - (1877 - 1945) - Nasceu nos Estados Unidos.Quando criança, Cayce conversava com pessoas que ninguém mais via, inclusive com seu falecido avô - que também possuía dons paranormais. Quase todas as faculdades psíquicas de Edgar Cayce se manifestavam sob o estado de transe, quando ele entrava como que em um sono hipnótico, fato que lhe rendeu o título de o profeta adormecido. Adulto, Edgar dedica-se à profissão de fotógrafo, mas resolve também prestar atendimento às pessoas doentes, em especial desenganados pela medicina, serviço este que ofereceu gratuitamente durante uns 40 anos, atendendo neste período uma média de seis mil pessoas. Precisava apenas saber nome e endereço da pessoa para poder medicá-la.
  Fonte: wikipedia.org/wiki

Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

Nenhum comentário: