domingo, 6 de outubro de 2013

Ψ o sonho de Freud

 Poucos dias após o falecimento de meu pai tive o seguinte sonho: meu pai se levantava de seu túmulo e, ainda sentado, se limpava por causa da terra que estava por cima dele.

 A razão dele estar se levantando é que um de meus primos tinha chegado atrasado no enterro e não teve tempo de vê-lo.A interpretação me pareceu bastante clara: Quando meu pai faleceu, este meu primo não foi ao enterro porque estava viajando e incomunicável.

 O sonho então representa algo que não aconteceu: meu primo chegando ao enterro, mas atrasado.

 Aquilo foi razão suficiente para traduzir o seguinte pensamento latente: "Mas meu pai não pode ir embora sem se despedir de todos antes."
Mas ainda há mais:
Há um associação entre meu primo e eu mesmo.

 No dia de seu falecimento no hospital, eu teria que ir para lá no turno da tarde para ficar com meu pai, segundo nossa escala de revezamento.

No entanto, logo pela manhã fui acordado por um telefonema avisando de seu falecimento. Ou seja, eu próprio não cheguei a tempo de me despedir dele, o que aparece representado no sonho através da imagem de meu primo. 

Podemos então corrigir e traduzir de forma mais exata o pensamento latente representado no sonho: "Meu pai não pode ir embora sem se despedir de mim antes."

Sonhos com pessoas queridas, que faleceram recentemente, geralmente são uma tentativa de realização do desejo de trazer de volta esses falecidos. 


Notem que enfatizo aqui o "geralmente" porque, a partir de uma perspectiva psicanalítica, um sonho com semelhante estrutura pode ter outros significados.

Percebam que na análise que fiz de meu próprio sonho, a interpretação de que meu primo era uma representação de mim mesmo foi feita através da livre associação.


*da obra "Conferências introdutórias sobre Psicanálise (Partes I e II)",
 p. 188-191, vol. XV da Edição Standard das Obras Psicológicas Completas.
(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

Nenhum comentário: