sábado, 13 de outubro de 2012

Ψ outros fragmentos...


INEXPRIMÍVEL AMOR ou A CARTA:
Penso em você:
 (...)  entretanto, WERTHER que antes desenhava abundantemente e bem, não consegue fazer o retrato de Carlota: "mal posso esboçar- lhe a silhueta,
 ... perdi a força sagrada, vivificante, com a qual criava mundos ao meu redor."

"La pleine lune d'automne,
Tout le long de la nuit
J'ai fait les cent pas autour de l' étang."
                                            (*haickai Boshô)

"A lua cheia de outono
Ao longo de toda noite
Perambulei ao redor da represa."

- ou, nesta manhã de verão, bom tempo no golfo saí para colher a flor.

- ou, nesta manhã de verão, bom tempo no golfo, fiquei durante muito tempo à mesa. Sem nada fazer.

- ou, nesta manhã bom tempo no golfo. Fiquei imóvel. Pensando na ausência.

(...) a carta carregada da vontade de significar o desejo,
ou, "que alegria pensar em você"!

"Muitas coisas, por associação, inserem você em meu discurso. Impossível ajustar, minhas ânsias no resumido haikai,

... o amor tem decerto um pacto com minha linguagem (que o mantém), mas não pode alojar-se na minha escrita! ... não posso me escrever.

Quem seria este eu que se escreveria?
À medida que entrasse na escrita, a escrita o esvaziaria.

... querer escrever o amor é afrontar o atoleiro da linguagem: esta região desesperada em que a linguagem é ao mesmo tempo muito e muito pouco, excessiva, sem senso de proporção.

A ESPERA: por mais ínfima que seja, uma carta, um telefonema, um sinal, um breve encontro ...

Parece fútil ou patético, mas espero.

... há um roteiro na espera, quase uma peça de teatro; recorto um pedaço do tempo no qual vou mimar a perda do objeto amado.

... a angústia da espera não é continuamente violenta; tem seus momentos mornos; olho os outros que papeiam, andam e brincam tranquilamente: e eles não esperam.

A espera é um encantamento, como se recebesse a ordem de não me mexer.

A identidade fatal do amante nada mais é que: sou aquele que espera.

Na TRANSFERÊNCIA, espera-se sempre - na sala do médico, do professor, do analista.
 Em toda parte onde se espera há transferência.

Dependo de um presente que demora a se dar - como se tratasse de arrefecer meu desejo, de alquebrar minha necessidade.

Fazer Esperar: prerrogativa constante de todo poder, "passatempo milenar da humanidade."

Como desejo, a carta espera resposta; impõe implicitamente que o outro responda, sem o que a sua imagem se altera, torna-se outra.

  É o que explica com autoridade o jovem FREUD à noiva: "Não quero entretanto que minhas cartas continuem sem resposta, a deixarei imediatamente de escrever se não me responderes. Perpétuos monólogos a respeito de um ser amado, que não são nem retificados nem alimentados pelo ser amado, resultam em ideias errôneas quanto às relações mútuas e nos tornam estranhos um ao outro quando nos reencontramos e achamos as coisas diferentes daquilo que, sem confirmação, imaginávamos."

(Aquele que aceitar as "injustiças" da comunicação, aquele que continuar a falar suavemente, carinhosamente, sem que lhe respondam, este conquistará um grande domínio: o da mãe), que não é o domínio do amante.

LIGAÇÕES PERIGOSAS: Existe a "correspondência", de quem escreve mas não está enamorado. Uma empresa tática destinada a defender posições, assegurar ganhos e conquistas ... trata-se de uma correspondência, no sentido quase matemático do termo.

 ... mas a carta, para o amante, não tem valor tático; é puramente expressiva - quase devoção.

Estabeleço com o outro uma RELAÇÃO, não uma simples correspondência.

 A relação vincula duas imagens. Você está em toda parte, sua imagem é total, escreve de diversas maneiras.

 BARTHES, Roland, Fragmentos de Um Discurso Amoroso
(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

Nenhum comentário: