quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Ψ JUNG e os 'Momentos Mágicos'


Ψ CARL GUSTAV JUNG criou o termo SINCRONICIDADE em 1929, para designar dois ou mais eventos que parecem ter uma correlação, sem que se encontre um nexo causal entre eles.

- Segundo JUNG, os fenômenos da sincronicidade “mostram que o não psíquico pode se comportar como o psíquico, e vice-versa, sem a presença de um nexo causal entre eles”.

-  Sincronicidade é o princípio da conexão acausal.  Ela se dá sempre que um evento interno à psiquê, conecta-se a outro externo, sem um nexo causal entre eles, mas com o mesmo conteúdo significativo.

- Seu conceito está geralmente associado ao de simultaneidade e de 'COINCIDÊNCIA SIGNIFICATIVA' de dois ou mais acontecimentos. - Desde o início de seu trabalho com os sonhos, JUNG percebeu que os motivos oníricos tendem a coincidir relativamente com situações reais, com um significado semelhante ou mesmo com situações reais idênticas.

- Alguns tipos de eventos em sincronicidade:
1. Pensar ou falar num animal e ele aparecer no ambiente. Tal evento, dentre outras possibilidades, pode estar associado a características daquele animal, que merecem atenção e reflexão na personalidade da pessoa. A vitalidade instintiva característica do animal participante do evento denota a existência de um campo de força ctônica presente.

2. Pensar em alguém e se encontrar em seguida com aquela pessoa. Esse evento pode estar simbolizando uma necessidade da ampliação de contatos sociais na vida da pessoa. Pode também representar a conectividade existente, e nunca rompida, entre aqueles que um dia já estiveram juntos. Exemplo: alguém está assistindo a um filme qualquer num cinema e uma cena o faz lembrar de um episódio de sua infância, ocorrido há muitos anos, no qual brincava com um amiguinho que não vê desde aquela época, e, ao sair do cinema, encontra este mesmo amigo. Ocorrências como essas podem trazer pistas sobre o significado da vida e de como conduzi-la adequadamente.

3. Lembrar de uma pessoa e receber uma carta ou e-mail dela, depois de muito tempo que não a vê. Em acréscimo ao item anterior, denota a necessidade da pessoa ampliar suas conexões afetivas. O contato via computador, denominado de virtual, não alcança a complexidade afetiva daquele ocorrido pessoa a pessoa.

4. Alguém morrer no mesmo dia e mês em que a pessoa nasceu ou que algum parente muito próximo tenha morrido ou nascido. A sincronicidade de datas diz respeito, além de algum tipo de relação com aquela outra pessoa, aos ciclos da vida e ao uso do tempo. A pessoa deve estar necessitando avaliar melhor as fases de sua vida e se viveu as experiências pertinentes.

5. Alguém morrer e no mês, dia ou hora seu relógio deixa de funcionar. Tal evento, para quem o percebe, pode denotar a consciência do aproveitar as energias disponíveis no momento presente. O tempo e sua marcação, como componente da sincronicidade, podem estar revelando a uma necessidade maior de considerá-lo e de valorizá-lo.

6. Alguém sofrer um acidente e algum de seus objetos, a quilômetros de distância, desaparece ou se quebra. Isso pode simbolizar a conectividade de tudo no universo, bem como a necessidade do desapego. A relação entre a pessoa e um objeto à distância pode simbolizar vínculo com o local onde ele se encontra e o significado a ele atribuído.

7. Pensar num número e se deparar seguidas vezes com o mesmo durante o dia, em placas de carro, telefones, documentos, etc. A soma dos números vistos pode ter um significado particular para a vida da pessoa. O número é uma abstração que aponta para a subjetividade da mente humana.

8. Ocorrência de eventos que se assemelham, vividos por pessoas que não se conhecem e que culminam com imprevisível convergência, percebidos por alguém que os associa mentalmente. Quem associou aqueles eventos síncronos pode estar sendo chamado a uma busca espiritual.

- Há pessoas que parecem atrair com maior freqüência os fenômenos em sincronicidade. São como ímãs psíquicos para que eventos externos coincidam com aspectos psíquicos internos. Essas pessoas recebem constantemente sinais de que a vida contém muito mais do que eventos causais; aspectos que são representações de processos psíquicos ainda não compreendidos.


-  Isso é observado na maioria dos médiuns. Os fenômenos da sincronicidade parecem ocorrer em maior quantidade e intensidade com eles. É possível que tenham o inconsciente mais “aberto”.

- Quando um evento em sincronicidade é percebido por uma pessoa, esta deve, depois de tentar entender o que aconteceu, relevar a ocorrência do fato em si e ir em busca da compreensão do Universo sob outro paradigma além do material.  Deve começar a compreender que a vida contempla aspectos espirituais importantes, nos quais deve investir.

- A freqüência de eventos em sincronicidade na vida de uma pessoa representa um 'insight' importante para que sua existência encontre um novo significado e aconteça a necessária transformação nos  seus valores e percepções.


- Um fato se torna sincrônico quando traz uma emoção e um significado novo à vida e tal acontecimento pode transformar uma pessoa muito racional, que não deixa a emoção brotar, em alguém mais sensível.

- Há fenômenos em sincronicidade cuja compreensão extrapola a inteligência comum, pela complexidade de sua ocorrência e não encontram explicação pela  lógica humana.


- São fenômenos que envolvem a morte, a mediunidade, o transporte e materialização de objetos em ambientes fechados, dentre outros.

- No livro  SINCRONICIDADE - A PROMESSA DA COINCIDÊNCIA,  a escritora americana DEIKE BEGG ensina que nossas habilidades cognitivas são aperfeiçoadas quando estamos em ambientes desconhecidos (daí, viajar sozinho força o exercício destas habilidades).
- Nessas ocasiões,  precisamos confiar mais no instinto e na intuição , menos no racional e seguir o sinais destas experiências tão peculiares.


- A sincronicidade pode acontecer com qualquer pessoa, mas é preciso estar em contato consigo mesmo para perceber (quem medita com freqüência percebe isto).

- Às vezes, ocorre um fato externo e o significado subjetivo, interior, ocorre em seguida. É possível  que situações sincrônicas são recados dos céus, um toque divino que garante que não estamos sozinhos...

 BIBLIOGRAFIA:
NOVAES, Adenáuer. Mito Pessoal e Destino Humano. Salvador: Fundação Lar Harmonia, 2005.JUNG, Carl Gustav. Sincronicidade. Tradução de Pe. Dom Mateus Ramalho Rocha, OSB. Petrópolis: Vozes, 2000, 10ª edição, volume VIII/3 das Obras Completas
(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

Nenhum comentário: