domingo, 2 de setembro de 2012

Ψ A DINÂMICA PSÍQUICA DO ESTRESSE


 Ψ Segundo FENICHEL os impulsos instintivos são experimentados diretamente como 'energia urgente'.
- Existem certas percepções que tem caráter provocativo, exigem ação imediata.
- Relacionando esta experiência com o modelo reflexo pode-se admitir que os impulsos instintivos tenham a tendência geral de baixar o nível de excitação pela descarga de tensões que os estímulos excitantes produziram.
- Existem contra-forças que a isso se opõem e a LUTA que assim se cria constitui a base do reino dos fenômenos mentais.
 - FREUD coloca a questão de que há uma aspiração do organismo de 'CONSERVAR O NÍVEL DE EXCITAÇÃO', e não abolição total de toda tensão.
- Há alguns comportamentos que parecem dirigir-se não para libertar-se de tensões, mas antes para 'CRIAR NOVAS TENSÕES'.
- É tarefa da PSICOLOGIA estudar e compreender as CONTRA-FORÇAS que tendem a bloquear ou a adiar a descarga imediata.
- Os impulsos para a descarga representam a tendência biológica primária, os impulsos opostos são trazidos ao organismo do exterior.
- Lapsos de língua, erros, atos falhos são exemplos de conflitos que se produzem entre a luta pela descarga e as forças que a isso se opõem; alguma tendência que haja sido rejeitada, quer por um desejo pela 'repressão', quer por um desejo não exprimi-la aqui e agora encontra expressão distorcida, que contraria a vontade consciente adversa.
- Quando a tendência à descarga e a tendência à inibição são igualmente fortes, não há exigência externa de atividade, mas a energia consome-se em luta interna oculta o que se manifesta clinicamente no indivíduo como SINAIS DE EXAUSTÃO SEM PRODUÇÃO DE TRABALHO PERCEPTÍVEL.
- FREUD definiu como PSICOECONOMIA, as pessoas sentem-se cansadas porque andaram a consumir energia numa luta entre as forças internas.
- FENICHEL cita o caso de alguém conseguir dominar totalmente a sua irritação e posteriormente, em outra situação insignificante acaba por reagir violentamente. Ou seja, tem-se que admitir que a primeira quantidade de irritação a qual foi dominada, ainda estava trabalhando nela, preste a descarregar mais tarde, na primeira oportunidade.
- OU SEJA, OS IMPULSOS FORTES QUE EXIGEM DESCARGA SÂO MAIS DIFÍCEIS DE REPRIMIR QUE OS FRACOS.
- Existe uma 'permuta de energia mental', uma distribuição econômica de energia disponível entre a ENTRADA, CONSUMO e SAÍDA.
- Outro exemplo da utilidade do conceito econômico segundo FENICHEL, é o que se vê no fato de as neuroses frequentemente irromperem na puberdade e no climatério.
- A pessoa afetada conseguiu resistir a certa quantidade de excitação instintiva não descarregada mas, aumentando a quantidade absoluta desta excitação por força de alterações físicas, as contramedidas já não bastam.
- AQUELES QUE TEM PROBLEMAS INTERNOS A RESOLVER PRECISAM APLICAR NELES GRANDE QUANTIDADE DE SUA ENERGIA, POUCO RESTANDO PARA OUTRAS FUNÇÕES.
- Segundo FECHNER, o aumento da tensão psíquica é sentido como desprazer e toda diminuição como prazer. Mas outras concepções referem tensões prazerosas como a excitação sexual, e falta de tensão dolorosas como o tédio, a sensação de vazio.
- O prazer da excitação sexual chamado PRÉPRAZER, quando a esperança de produzir uma descarga no prazer final ulterior desaparece; o caráter prazeroso do PRÉPRAZER prende-se a uma antecipação mental do prazer final.
- O DESPRAZER do tédio se prestarmos mais atenção vem a corresponder não a uma falta de tensão, mas a uma excitação cujo objetivo é inconsciente.
- FENICHEL sinaliza ainda sobre a qualidade do 'CONSCIENTE' referindo que o fato de um impulso ser ou não ser consciente nada revela do seu valor dinâmico.
- Os fenômenos consciente não são mais fortes do que os inconscientes, e nem é verdade que o que é inconsciente seja 'verdadeiro motor' da mente.
- Os fenômenos consciente não são mais fortes do que os inconscientes, e nem é verdade que o que é inconsciente seja 'verdadeiro motor' da mente.
- FENICHEL ainda cita que há outros fenômenos inconscientes com forças intensas que lutam pela descarga, mas que são reprimidos por uma força igualmente prazerosa, a qual se manifesta sob a forma de RESISTÊNCIA.
- O material inconsciente sob alta pressão tem somente um objetivo; DESCARGA. A energia livremente flutuante se encontra livre das exigências da realidade do tempo, da ordem ou das considerações lógicas.
- CONDENSA-SE ou DESLOCA-SE seguindo apenas os interesses do aumento das possibilidades de descarga.
- E esta modalidade de funcionamento da mente arcaica mantém-se efetiva na esfera do inconsciente; nas partes mais diferenciadas da mente pouco a pouco é suplantada pelo 'processo secundário' organizado.

Bibliografia:
FENICHEL, Otto, Livraria Atheneu - Rio de Janeiro - São Paulo, 1981
(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

Nenhum comentário: