sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Em tempo algum teve um tranquilo curso o verdadeiro amor... (Sonhos de uma noite de Verão)

imagem: mavliam

- William Shakespeare nasceu em Stratford-upon-Avon, 1564/ 1616. (As histórias sobre a morte de Shakespeare não são comprovadas. O registro de seu sepultamento data de 25 de abril de 1616, quando acabara de completar 52 anos).
- Seus pais chamavam-se John Shakespeare e Mary Arden. William era neto de fazendeiros, e seu pai era um próspero comerciante de couros. Foi o terceiro filho, as duas irmãs mais velhas morreram ainda crianças. Londres e as regiões próximas, à época, eram constantemente assoladas por epidemias de peste.
- Casou-se com Anne Hathaway, oito anos mais velha que ele. Anne estava grávida de três meses, e William, que estava com dezoito anos de idade, precisou de uma autorização especial para se casar, provavelmente na Temple Gafton Church.
- Antes de completar 21 anos William já era pai de três crianças, um casal de gêmeos.
- Em 1594 Shakespeare ingressou na companhia teatral de Lord Chamberlain, que mais tarde, no reinado de James I, receberia o nome de King’s Men (Homens do Rei). Shakespeare permaneceu nessa companhia teatral até o final de sua carreira em Londres. Presume-se que como ator, ele tenha representado o papel de personagens idosos, como o fantasma em Hamlet e o velho Adam em As You Like It (comédia de 1599).
- Em 1596 a família de Shakespeare recebeu um brasão de armas, e em 1597 a condição financeira de William lhe permitiu adquirir uma imponente residência em Stratford, onde ele viveria até o fim da vida.
- Em 1599 tornou-se um dos sócios-proprietários do Globe Theatre, e em 1608 também foi sócio do Blackfriars Theatre. Em 1613 Shakespeare se aposentou e retornou a Stratford, depois que ocorreu um incêndio no Globe durante uma apresentação.
- O trabalho inicial de Shakespeare para o teatro foi interrompido por uma epidemia de peste em Londres que levou as autoridades a fechar os teatros.
- Apoiado por Henry Wriothesley, prestigiado conde de Southampton, ele escreveu dois poemas narrativos eróticos: Vênus e Adônis, em 1593; O Rapto de Lucrécia, em 1594; além de 154 sonetos publicados em 1609.
- A obra dramática de Shakespeare junta uma visão poética e refinada com um forte caráter popular, no qual os assassinatos, as violações, os incestos e as traições são os ingredientes mais leves para o divertimento do público.
- Assim como nos conduz aos limites da eternidade. Shakespeare remete-nos para o comum da Humanidade. Ante o cadáver de Cordélia, o Rei Lear, atormentado pela dor, exclama: “Como é possível que um cão, um cavalo e um rato tenham vida, enquanto tu jazes inerte?”. No auge do seu desespero, diz: “Não voltarás mais”. E acrescenta: “Nunca mais, nunca mais, nunca mais, nunca mais, nunca mais!”. Em seguida, o dique que represava sua angústia cede com este pedido prosaico: “Por favor, desaperta-me este botão”.

__________
Bibliografia: Complete Works of William Shakespeare, Wordsworth Edition Limited, Hertfordshire, England, 1996. – Charles Boyce. Shakespeare A to Z: The Essential Reference to His Plays, His Poems, His Life and Times, and More. New York: Facts on File, 1990.

Nenhum comentário: