sábado, 27 de agosto de 2011

Ψ Terapia Cognitivo Comportamental

Ψ A ATIVIDADE COGNITIVA influencia o COMPORTAMENTO, ela pode ser monitorada e alterada. O comportamento desejado pode ser influenciado mediante a mudança cognitiva.
 Trata-se de uma Terapia Focal que segue modelo teórico que estipula e aponta cognições disfuncionais nos Transtornos Psicológicos. Focaliza-se no exame e na correção nos três níveis de cognição: PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS, PRESSUPOSTOS SUBJACENTES e CRENÇAS NUCLEARES (também chamadas de esquemas); É SOCIOEDUCATIVA; UTILIZA TÉCNICAS COGNITIVAS e COMPORTAMENTAIS para modificar PENSAMENTOS, HUMOR e COMPORTAMENTOS.
Um evento do cotidiano pode gerar diferentes formas de sentir e agir em diferentes pessoas, mas não é o evento em si que gera as emoções e os comportamentos, e sim o que nós pensamos sobre o evento. Nossas emoções e comportamentos estão influenciados pelo que pensamos. Nós sentimos o que pensamos, os quais geram, as emoções e os comportamentos. As distorções cognitivas podem levar os indivíduos a conclusões equivocadas. Mesmo quando sua percepção de situação está acurada. O objetivo da TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL é corrigir as distorções do pensamento. Há uma interação recíproca de Pensamentos, Sentimentos, Comportamentos, Fisiologia e Ambiente. O trabalho da TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL inicia com a Avaliação e Modificação dos Pensamentos, porque a Alteração destes pode gerar um impacto em os outros componentes.
Referência Bibliográfica: KINGSLEY, R.E. Manual de Neurociência. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2001.
KRISTENSEN, C. H.; ALMEIDA, R. M.; GOMES, W. B. Desenvolvimento histórico e Fundamentos Metodológicos da N europsicologia Cognitiva. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 14,n. 2, p. 259-274, 2001

MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. São Paulo: Atheneu, 1986.

(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

Nenhum comentário: