sábado, 27 de agosto de 2011

Ψ Reabilitação Neuropsicológica

Ψ EXAME e PROGRAMA de REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
 O Exame NEUROPSICOLÓGICO é complemento importante para o EXAME NEUROLÓGICO, as principais Áreas Cognitivas avaliadas são: INTELIGÊNCIA GLOBAL; MEMÓRIA VERBAL e VISUAL (Aquisição, Retenção e Evocação); MEMÓRIA IMPLÍCITA, CAPACIDADE de APRENDIZADO NOVO; ATENÇÃO (Amplitude, Rastreamento, Seletividade, Alternância e Sustentação); LINGUAGEM EXPRESSIVA e RECEPTIVA; VOCABULÁRIO; FLUÊNCIA VERBAL FONÉTICA e SEMÂNTICA; CÁLCULO; ABSTRAÇÃO; PLANEJAMENTO; HABILIDADES VÍSUO-PERCEPTIVAS e VÍSUO-CONSTRUTIVAS, PRAXIA; AGNOSIA; DESTREZA VÍSUO-MOTORA; TATO; FORÇA MUSCULAR; NÍVEL de CONHECIMENTOS GERAIS; FLEXIBILIDADE COGNITIVA (Capacidade de formular hipóteses e modificá-las).
REABILITAR significa restituir ao estado anterior, restaurar a normalidade ou mais próximo desta, a forma e a formação do organismo após o trauma ou doença. Técnicamente, a REABILITAÇÃO pode ser definida como um processo de mudança ativa, com o objetivo de capacitar ideais de funcionamento FÍSICO, PSICOLÓGICO e SOCIAL.
A REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA, tem como objetivo ajudar pacientes e familiares a conviver ou superar as deficiências cognitivas e as limitações emocionais e sociais, proporcionando melhora na qualidade de vida. Com o avanço da NEUROCIÊNCIA, o diagnóstico de dano cerebral tornou-se cada vez mais preciso através da TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA, IMAGEM de RESSONÂNCIA MAGNÉTICA (IRM), ANGIOGRAFIA e outros procedimentos. O desenvolvimento a partir desses estudos, permite um desvio no foco da Avaliação NEUROPSICOLÓGICA do Diagnóstico de possível dano cerebral para um melhor entendimento das relações específicas cérebro-comportamento e das consequências psicossociais de dano e/ ou DISFUNÇÃO CEREBRAL.  
Bibliografia KRISTENSEN, C. H.; ALMEIDA, R. M.; GOMES, W. B. Desenvolvimento histórico e Fundamentos Metodológicos da N europsicologia Cognitiva. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2001.
CAMBIER, J.; MASSON, M.; DEHEN, H. Manual de Neurologia. São Paulo: MEDSI, 1999.
BARBIZET, J.; DUIZABO, P. Manual de Neuropsicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. São Paulo: Atheneu, 1986. 

(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica) 

Nenhum comentário: