sábado, 27 de agosto de 2011

Ψ Neuropsicologia Promove Saúde, Previne e Reabilita


Ψ CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA PARA A PSICOLOGIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL E A NEUROPSICOLOGIA: A NEUROCIÊNCIA procura obter uma visão integrada do funcionamento humano que prevê a integração do funcionamento entre os grandes sistemas orgânicos, estados fisiológicos, cognitivos, razão e emoção. Investiga-se a importância de respostas emocionais e do comportamento verbal para a expressão de respostas tidas como racionais e para a seleção do repertório comportamental verbal e não verbal. Já se tem conhecimento de como o indivíduo percebe os sentimentos e emoções, essenciais ao procedimento na TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL, principalmente nos Transtornos Neuro Psiquiátricos. As pesquisas em NEUROCIÊNCIAS fornecem subsídios para o melhor entendimento das bases neurobiológicas das PSICOPATOLOGIAS.

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL - NEUROCIÊNCIA e o DIÁLOGO MENTE e CÉREBRO:
 A complexidade do cérebro e da cognição humana diante de um trauma leva à necessidade da participação de diversas áreas para que se possa compreender não só "onde está a lesão", mas também "o que" da cognição deve ser recordado, ainda "como" as estruturas neurais processam e são processadas por esta cognição e "como" e "porque" reabilitar o paciente com distúrbios cognitivos.

O que faz a NEUROPSICOLOGIA? A NEUROPSICOLOGIA é uma ciência que inclui a PROMOÇÃO DA SAÚDE, a PREVENÇÃO da DOENÇA e a REABILITAÇÃO em todas as idades e em qualquer fase do ciclo da vida do indivíduo. Estuda as Funções Cognitivas como a MEMÓRIA, a LINGUAGEM, a CAPACIDADE de RESOLUÇÃO de PROBLEMAS; AS ALTERAÇÕES: AFASIAS/ AGNOSIAS AMNÉSICAS e APRAXIAS; ATIVIDADES CONSTRUTIVAS (Execução de Tarefas Complexas/ Realização de Atos Construtivos em Sequência, Tarefas Psicomotoras); HABILIDADES VÍSUO-ESPACIAIS: Análise e Julgamento de Relações Espaciais, Reconhecimento e Memorização de Figuras Complexas; ATENÇÃO SUSTENTADA e SELETIVA; PERCEPÇÃO do TEMPO e ORGANIZAÇÃO TEMPORAL; FUNÇÕES EXECUTIVAS (Identificação e Resolução de Problemas Novos, Elaboração de Estratégias de Ação, Execução de Tarefas Sequenciais); FUNÇÕES CONCEITUAIS: Formação de Conceitos: Desenvolvimento do Raciocínio e Pensamento Lógico e Habilidades Aritméticas.
Bibliografia: KINGSLEY, R.E. Manual de Neurociência. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2001.
KRISTENSEN, C. H.; ALMEIDA, R. M.; GOMES, W. B. Desenvolvimento histórico e Fundamentos Metodológicos da N europsicologia Cognitiva. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 14, n. 2, p. 259-274, 2001.
CAMBIER, J.; MASSON, M.; DEHEN, H. Manual de Neurologia. São Paulo: MEDSI, 1999.
BARBIZET, J.; DUIZABO, P. Manual de Neuropsicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
MACHADO, A. Neuroanatomia Funcional. São Paulo: Atheneu, 1986. 

(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

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