domingo, 20 de março de 2011

Ψ Sonhei... com a casa da infância

“A casa em que morei quando menino hoje em dia habita em mim” (Jorge Cooper)
Ψ Como psicoterapeuta com abordagem Junguiana procuro incentivar a escrita do sonho e utilizo a técnica da *AMPLIFICAÇÃO  *Para Jung, amplificar é falar a respeito e explorar o sonho. Esta técnica não deve levar o sonhador a estabelecer uma crítica ao sonho, considerando-o tolo, inconsequente ou questionável. Todo sonho traz em si uma mensagem importante que escapa à consciência do sonhador. (C. G. Jung, Obras Completas)
"Sonhei com minha casa da infância"
1. O que significa uma casa para você ?
2. O que esta casa quer dizer?
3. Existe alguém além da casa que preciso ver ou saber?
4. Que sentimentos a casa da infância despertou? 

*Na Psicologia Junguiana o que acontece nos sonhos dentro de uma casa acontece dentro de nós mesmos. Logo, sonhar com casa significa sonhar conosco. Verificando o estado geral da casa estamos analisando a nossa situação existencial.
*Nosso inconsciente usa imagens do nosso consciente para se comunicar. Então analisar sonhos com '
casa' é pensar de uma maneira bem lógica nas analogias e posturas que temos para com nossa própria casa (corpo) ou os sentimentos de quando não estamos na nossa casa.

*Casa da infância em sonhos não é raro de ocorrer. O local onde moramos quando criança deixa forte lembrança em nós, ainda que a casa já tenha sido demolida. Na memória fica registrado até o cheiro, o calor, os conflitos... O que a memória registra é o sentimento do que acontecia dentro da casa.
*O que fica registrado, impregnado na nossa mente é o sentido da vida que sentimos no tempo (o tempo tem alma, a alma do tempo que se revela na nossa história pessoal em forma de sonhos).
*A imagem que guardamos da nossa casa da infância, a nossa família naquela época nem sempre corresponde ao que de fato aconteceu, o que importa é o sentido que apreendemos, pois nem sempre o que registramos é a verdade dos fatos. É a sensação de ter sido rejeitado que o paciente refere muitas vezes em psicoterapia. 
*Como nossa vida é sempre um "vir a ser", uma gestalt inacabada... volta e meia temos que dar conta daquilo que não enfrentamos em determinada circunstância da vida. Trazer o episódio para o consciente significa que devemos ressignificá-lo, para acertar pendências, mágoas e incompreensões.
*A casa é geralmente tomada como símbolo da consciência do sonhador.
*Ela pode estar representando aspectos da vida atual ou de experiências passadas, variando pelos elementos decorativos internos e externos do imóvel do sonho.
*Quando o sonhador se encontra dentro ou fora dela, geralmente se associa aos aspectos da vida consciente em que ele necessita respectivamente integrar ou eliminar da consciência.
Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

152 comentários:

Iara disse...

Sonhei que voltava à minha casa de infância e a analisava, ela tinha mudado, mas mesmo assim eu me sentia muito emocionada por estar lá.

LuRs disse...

Sempre sonho com uma casa onde vivi na infância, que vivo coisa q vivo hoje nela, em casa sonho sonho q estou em lugar diferente, nisso somando todos os sonhos, eu formo um circulos m torno da casa sem entrar nela, mas quando sonho no interior da casa só sonho em um alugar sempre...a sala e em meio a circulo q faço a cada sonho en torno da casa, sempre paro em um lugar (no total de sonhos) um lugar q dizem q foi morta uma pessoa, vejo sempre a casa como algo sombrio e é quase todos os dias que eu sonho quase a mesma coisa.

psique disse...

LuRs sonho repetitivo é sempre significativo. O seu sonho é muito curioso e mereceria uma análise mais aprofundada que se dá em processo psicoterapêutico.

Unknown disse...

Olá, sempre sonho com minha casa da infância ou com meu antigo bairro. Recentemente tive um sonho onde estava na minha casa com meus pais, dois caras estavam tentando invadir a minha casa subindo pela parede lateral e tendo acesso a janela do quarto dos meus pais, ao ver aquela cena senti um desespero, então da janela do meu quarto (a qual estava quase fechada apenas uma pequena abertura) eu pegava uma arma e atirava nos dois homens, eles caiam com seus braços abertos e ensanguentados. Eu senti um alivio, e ao mesmo tempo medo, me sentia mal por ter feito aquilo, acordei me sentindo mal e não consegui mais dormir.
Bem, eu nunca sonho com a minha casa atual, por favor me ajude.

psique disse...

oi Rafaela,
- Qualquer tentativa de análise de um sonho precisa levar em conta as atitudes, a experiência e a formação do sonhador.
- Nesta pespectiva, não poderei fazer uma análise mais profunda do seu sonho.
- Sonhar com uma casa que possui um ambiente acolhedor é um símbolo de serenidade e bem estar.
- Entretanto, se o cenário é desagradável, reflete um passado não muito bom, com indícios de algum evento traumático que pode ter deixado marcas.
- Não se aflija com o conteúdo referente ao crime, pois a morte em sonho simboliza quase sempre resolução de algo que deve ser visto com certa urgência.
- O inconsciente sinaliza de forma dramática ou repetitiva para mostrar a urgência que requer a mudança, que de outra forma seria negligenciada.
- Algo precisa morrer (imaturidade, as dependências, apegos) para dar entrada ao novo e no sonho você tem a arma certa e coragem para enfrentar a *sombra.
- Em Jung, a sombra é vivida como figura escura, primitiva, hostil ou repelente, inclui aquelas tendências, desejos, memórias e experiências que são rejeitadas pelo indivíduo como incompatíveis com a Persona e contrárias aos padrões e ideais sociais.

Recomendo leitura: Memórias, sonhos e Reflexões e O Homem e Seus Símbolos - Jung
Os Sonhos e a Cura da Alma - John Sanford
Imaginação Ativa - Robert Johnson

Unknown disse...

Obrigada, estou cursando o 2° semestre de psicologia e essas dicas de leituras são ótimas

Anônimo disse...

eu sempre sonho com a casa de minha infancia, mas o estranho que eu sempre estou triste no sonho parece ter alguma coisa de errado, sempre fico muito preocupada com minha mae e ao mesmo tempo parece que eu tenho medo dela. meus pais sao separados mas no meu sonho eles sempre estao casados, no meu sonho tabm tenho a imagem de pai triste, qnd vivia la meus pais viviam brigando muito minha mae era muito nervosa e meu pai sempre tentando acalma-la, confesso que eu odiava tudo aquilo a minha casa tbm nunca me apresentou muita segurança, tinho medo de morar la, mais eu me lembro que fui uma criança muito feliz apesar desses acontecimentos citados acima os meus pais sempre foram muitos carinhosos comigo, a minha mae mesmo apesar de ter os ataques de nervosismo dela ela sempre foi uma mae amorosa, carisnhosa enfim eu nao entendo muito bem o porque nos meus sonhos eu nao gostar de minha casa..., no artigo em que eu li a casa representa nosso interior entao tem duas explicaçoes, eu tenho que tirar a imagem ruim que eu tive da minha maena minha infancia ou eu nao gosto de mim.

psique disse...

anônimo,
- O seu sonho possui componentes emocionais importantes e com riqueza para ser trabalhado com um bom Psicoterapeuta.
- você refere duas possibilidades que não devem ser menosprezadas: sobre possíveis sofrimentos vivenciados na infância
principalmente a ambivalência em relação a figura materna,(você a culpa pela separação?) e sua auto estima.
- padrões de comportamentos que não são ressignificados acabam por se repetirem em várias circunstâncias de nossa vida,
inclusive nas escolhas afetivas, muitos filhos reproduzem as frustrações dos pais.

Unknown disse...

Faz anos que sonho constantemente com minha casa de infância, e de um ano pra cá tenho sonhado com isso religiosamante todas as noites, e isto tem me intrigado (não moro mais lá há 20 anos). O sonho não é ruim nem bom, mas simplesmente continuo morando na casa e seguindo minha rotina de hoje em dia, tranquilamente na casa como se nada houvesse mudado. as vezes sonho que estou em uma outra casa, sempre mal acabada, com paredes tortas e piso irregular, mas não me sinto mal com esta casa, apenas fico intrigado com a repetição diária destes sonhos... Poderia por favor me dar alguma orientação ? Obrigado. (Eu gostaria também de fazer algumas sessões para tratar disso. Seria possível ?)

psique disse...

Franklin Ferreira,
Há indícios de que esse tipo de sonho, além de componentes emocionais normais trabalhados em psicoterapia, também pode tratar-se de viagem astral, mas eu precisaria de mais detalhes. Sabe-se que vivemos universos paralelos, onde passado presente e futuro são vividos simultaneamente
isso a física quântica explica. Eu faço frequentemente essas experiências na minha infância, espontaneamente ou através de sonhos programados.
A única diferença que existe entre as três dimensões é que no passado não mudamos uma vírgula, (os deuses não permitem!),
ficamos como observadores dos fatos, já no presente e futuro pode-se alterar algumas variáveis.
(Recomendo: "Operação Cavalo de Tróia" J.J Benitez)

Em relação a consultas: neste ano não estou podendo atender novos pacientes.
contatos: fatima.psique@gmail.com

Anônimo disse...

Olá, me chamo Andréia e sempre sonho com a casa que morei na infância. Na verdade desde que eu era adolescente. Eu começo a sonhar e derrepente percebo que estou na casa e tenho total conciencia que ela não existe mais. Já sonhei com a casa deteriorada, escura, de difícil acesso, como pessoas estranhas, morando nela como se minha filha e meu marido não existissem e raramente como ela era realmente, as vezes o que tenho e só a consciência de que está acontecendo naquele lugar mesmo que não tenha nenhuma aparência da casa. Já sonhei com todos os cômodos menos o meu quarto. Quando acordo na maioria das vezes acordo com um sentimento que não sei explicar se é saudade, medo ou pesar por algum motivo. Li alguns artigos de que a casa significa algo interno mas minhas lembranças concientes do tempo que vivi lá são boas. Grata desde já, Andréia.

psique disse...

Oi Andréia,
- Segundo a psicanálise, os sonhos trazem aquilo que você viveu no passado, mas não soube lidar.
- Vc menciona que o sonho não inclui seu marido e filha, pois tratar-se de experiência subjetiva.
- Logo, nosso lar traduz fragmentos de lembranças mais queridas, amigos, amores, alegrias, dissabores.
- "Pessoas estranhas", são nossas sombras, medos, fantasmas...
- Nossa casa é o nosso espaço sagrado, todos querem ter uma casa, seja do jeito que for.
- Procura-se numa casa abrigo e segurança que de alguma forma nos ampare do mundo, que muitas vezes nos é tão hostil.
- Como nossa vida segue em "gestalt", vez ou outra temos que nos remeter ao passado para entender e concluir algo inacabado.
- A memória está lá, mesmo que a casa concreta já não exista.
- O que fica impregnado na nossa mente é o sentido que damos àquela experiência do passado.
- A infância é cheia de imaginação, e o que vivencia-se naquele momento existencial pode não coincidir com os fatos reais.
- O inconsciente vai atrás destas imagens, para entender o "sentido" que damos ao fato na época.
- Na Psicoterapia ressignificamos os fatos, demolindo fantasias, elaborando mágoas e perdoando todos os envolvidos,como importante fator de cura.

Anônimo disse...

Sempre sonho com a minha casa de infância e tb com a casa da minha tia que faleceu em 2007 de cancêr. Eu sempre ia lá brincar com meus primos e me marcou muito. Porem sempre sonho estar lá e ela sempre aparece sorrindo mas n fala nada. Na minha casa de infância eu tenho sentimentos bons, mas sempre é como se eu estivesse mudando pra lá outra vez. Minha mudança de lá tb foi traumatizante, pois minha mãe foi morar em outro estado e me deixou na casa de uma amiga. Desde então nunca mais moramos juntas...Eu tenho controle total dos meus sonhos mas n sei lidar com viagem astral, pois em alguns momentos sinto medo e peço para acordar...Gostaria muito de entender esses sonhos, pois são frequentes e a muitos anos tenho isso.Principalmente sobre minha tia. Obrigada!

psique disse...

Anônimo,
- Quando uma pessoa já falecida faz o primeiro contato em sonhos, normalmente outros sonhos se repetirão com a mesma. O sonho que se repete com a tia e ela sorri trata-se de um contato do astral e ela sorrindo é maravilhoso, procure ser mais serena e sorridente no seu dia a dia.

Quanto às viagens astrais: Trata-se de experiência mais simples do que referem as literaturas. O sonho já é uma viagem.
- Porém, nas viagens astrais tudo acontece conscientemente.
- Para você que já tem controle dos sonhos fica mais fácil, não tema!

- Quanto a casa da infância: passa a sensação de abandono, rejeição, que se não forem elaborados vão aparecer na sua vida atual em situações repetitivas de abandono, traições, dificuldades para novos relacionamentos...
- Não permita que a vida morra em torno de você, a paisagem fria deve dar espaço para que as sementes germinem e você volte a florir na primavera.
- O que precisa morrer são os velhos padrões cristalizados que entristece e nos faz adoecer.
- Talvez não tenha sido a vida que você queria, outros decidiram por você no passado, mas agora é você que precisa tomar as rédeas do seu destino.
- E então comece a criar novas metas e projetos.
- Você pode precisar da ajuda de um Psicoterapeuta aqui.
- Em alguns momentos na nossa vida necessitamos ajuda de alguém mais sábio e quando estamos receptivos o mestre aparece... Um abraço.

Unknown disse...

Olá, recentemente meu namorado terminou comigo, me trocando por outra, em um sonho eu estava na minha casa de infância, e eu estava de "volta" com esse namorado,conversando com ele no quarto que era dos meus pais, e que estava no tijolo, diferente do que era. Mas ele dizia no sonho que não iria cortar relações com essa atual, e isso me magoava no sonho. Tudo bem sonhar com o ex, mas queria saber porque minha casa de infância tem relação a esse fato.

psique disse...

Oi Mayara Feitosa,
- Segundo Jung os sonhos são “a reação natural do sistema de auto-regulação psíquica”.

- Para a Psicologia Analítica quando ocorre um desequilíbrio energético e antes que se apresente em forma de “sintoma”, o inconsciente começa a agir de forma implacável e compensatória a favor da estabilidade e continuidade da vida.

- (...) e na vida nunca nos sentimos tão ameaçados e vulneráveis quando somos rejeitados.

- Sobre o sonho: O simbolismo do quarto dos pais na casa da infância - Após o desprezo, a rejeiçao, que ambiente seria o mais acolhedor senão o útero (quarto dos pais, lá onde acontece a concepção) e “supostamente” fui amada incondicionalmente?

- E se neste espaço sagrado também houve rejeição, somente um tratamento psicoterapêutico vai corresponder à demanda...

- Pois é uma grande perda de energia ficar ruminando a dor por mais tempo do que o necessário se podemos contar com uma ajuda especializada.

- Separação é sempre um luto, um processo que precisa ser elaborado, do contrário, não conseguimos avançar.

- A destruição de uma esperança, de um sonho sempre nos fragiliza...

- Quando menos se espera alguém digno irá se aproximar.

- Desde que a mágoa não predomine. Que nada seja maior do que o perdão e a certeza de que se a experiência cessou o que tínhamos que aprender neste relacionamento também finalizou.

- Fortalecer a auto-estima, não cair na armadilha de exercer o papel de vítima ...

- Ou menos valia: onde errei... porque comigo? Não sou boa o suficiente ...

- E então implementar um novo projeto, fazer algo diferente e criativo.

Unknown disse...

Olá, obrigada pela análise. Eu pensei em buscar ajuda profissional no começo, mas minha família não achou necessário. Mas gostaria de saber se preciso ou não. Eu não estou com a auto-estima abalada, sempre sofri muito com isso na minha adolescência e acho que a trabalhei de tal forma que mesmo depois desse fato, ela ainda continua firme e forte. :D Também não em faço perguntas de: onde eu errei, porém faço a de: porque comigo? Até porque empreendi grande esforço no relacionamento, e na verdade eu sinto que o rapaz não deu o devido valor às coisas que eu fiz por ele. Já passei pela fase do luto, e já tenho planos, cortei qualquer tipo de relação ou contato que eu possa ter. Mas ainda me sinto magoada, tendo 3 meses do ocorrido. Mesmo assim, preciso de ajuda? Muito obrigada pela análise.

psique disse...

Oi Mayara Feitosa,
Você está indo bem, parece que a tempestade já está se movendo para o mar e você tem a sorte de contar com apoio da sua família, procure o carinho das pessoas que realmente se importam com você. Um Abraço!

Deébi'reis disse...

Olá, tem uma semana que sonho toda noite com casas que morei no decorrer da vida, cada dia sonho com uma.
Somente a primeira casa que sonhei eu nunca morei antes, mas reconheci o local, fica na minha cidade. As casas, na maioria das vezes são iguais a como eram quando morei.

psique disse...

Olá Deébi'reis!
*Alquimia do Sonho - A Casa da Infância
- Lar é onde o coração está.
- Nossos sonhos podem se misturar com as diversas casas que habitamos e com a nossa casa atual, para representar a situação real dentro de nossa própria mente: algumas coisas mudaram, algumas coisas permaneceram as mesmas.
- O significado dos sonhos sobre a casa depende de associações individuais com a casa.
- Se você teve uma educação estável poderá ter associações positivas com a palavra "casa", os seus sonhos podem representar experiências de estabilidade e satisfação, ou um anseio por isso.
- Se você tem lembranças dolorosas de sua casa de infância, então o sonho de casa pode indicar a repetição desses padrões negativos em sua vida.
- Ele pode ou não ter a mesma aparência, mas a maneira como você olha para a vida de hoje,e os tipos de decisões que você toma, são muitas vezes baseadas em crenças da infância.
- Essas crenças podem ter vindo de seus pais ou professores, ou eles podem ser baseados em suas experiências como uma criança.
- Quando você visita uma casa de infância em um sonho, você está revisitando uma crença ou experiência de infância.
- Se você ainda quer atingir este objetivo, repetir o sonho como uma visualização enquanto você está acordado, só que desta vez, executado com facilidade e alegria ao seu destino.
- Pense sobre a sua infância, como era quando você morava na casa que você sonhou.
- Lembre-se, que os sonhos revelam os sentimentos.
- Podemos ser pegos na armadilha de considerar o sonho intelectualmente e ignorar o estado emocional.Um abraço!

Anônimo disse...

Olá eu sempre sonho com a minha casa de infância, e isso eh continuou, porém cada sonho a casa eh diferente por dentro, eu não sei se é a minha curiosidade de saber como ela eh,pois hj não moro mas nela e assim como no sonho tenho muita essa curiosida . Já faz uns 3 a 4 dia q sonho com a casa continua..

psique disse...

Olá Anônimo,
- Carl Jung falou sobre os sonhos recorrentes que ele tinha em que ele iria descobrir partes da sua casa que ele não sabia que existiam. Ele percebeu que logo depois desses sonhos descobria novas alternativas que contribuíam para o desenvolvimento de sua obra.

- Vou percorrer os símbolos no seu sonho e tentar dar-lhe algumas ideias para você pensar. Em última análise, os símbolos pertencem a você e só você pode saber o significado exato: A casa quase sempre representa você, sua personalidade, ideais.

- A descoberta de um novo espaço na própria casa pode significar nossa busca de um novo lado da personalidade.

- Talvez você está cheio de potencial, mas você não está usando a fonte criativa que está disponível para você.

- Talvez o seu sonho simplesmente reflete a consciência de diferentes partes de sua personalidade, você se movendo de uma lado para outro, tentando experimentar diferentes aspectos de si mesmo.

- ... talvez você está tentando decidir quem você realmente é ou o que quer?

- Como se na sua realidade existencial vc não vê nada de valor ao seu alcance, então você volta (sonho recorrente).

- Relaxe e fique atento, alguém pode mostrar o tesouro escondido.

- Às vezes, estamos mais perto do verdadeiro valor das coisas do que pensamos, entretanto nos tornamos míopes, não valorizamos o que já temos e saímos sempre em busca de algo novo em uma busca vã. Um Abraço!

Michelle Fernandes disse...

Sempre sonho que vomto a morar com minha familia na casa da infancia, como se tivessemos ficado pobres e voltado pra lá apesar de ter gostado de morar nesta casa, nao fico numa situacao confortavel em voltar pous parece q nao combino mais com a casa e me sinto uma estranha lá. Agora estou sonhando tambem que meu marido esta indo morar la tbm só que ele sempre diz que vai e no final ele some e no sonho fico muito angustiada ligando pra ele e ele simplesmente nao me atende!

psique disse...

Olá Michelle Fernandes!
Alquimia Prática do Sonho: *Quando você sonha com uma casa que você já morou, você está comparando algo daquele tempo com o que está acontecendo com você agora. Voltando ao passado em sonhos ajuda a lançar luz sobre o presente. Às vezes, essas lembranças do passado mostram como certas crenças foram estabelecidas que estão afetando a forma como você responde aos desafios de hoje.

*Cada sonho é a experiência pessoal única e de posse do sonhador e que a mesma imagem pode ter significados diferentes para pessoas diferentes com base em suas próprias experiências individuais.

*O que aconteceu lá? Que sentimentos você tem sobre esse lugar? Seu sonho sugere que é um bom lugar para procurar algo que você perdeu, o desejo de resgatar algo, "eu me sinto estranha lá" ... É hora de resgatar um sentido perdido da identidade, ou liberdade, ou entender por que você julga que ficaria mais pobre "apesar de ter gostado de morar lá"? A pobreza lembra escassez, carência, algo que falhou, que não foi suficiente.

*Pense perda emocional: a perda da identidade, da segurança, da auto-estima, de liberdade e perda física as pessoas que já não a acompanham mais.

*É aconselhável relaxar e economizar energia em vez de colocar-se uma luta inútil contra seu destino. Não faça nada precipitado. Fique exatamente onde você está. Você é rainha no seu reino atual (casamento), o passado só aponta alguma carência, que já não serve mais. Tome cuidado para não jogar fora amor, dinheiro, saúde por tédio. Cuide dos negócios seus fundamentos práticos, economia doméstica, devem ser a base a partir da qual você vai se expandir, não se iluda deixando que sentimentos negativos de sua infância voltem à superfície.

*Relacionamentos sofrem onde as pessoas esquecem que elas podem mudar com o tempo e experiência.

*O tema mais unificador de sua vida tem sido a sua vontade de aprender. Seu coração aberto, não quer o desconforto (pobreza) do passado.

*Medite sobre o que você tem e o que você deseja. Se você iludir as suas responsabilidades, os sentimentos negativos de sua infância vão voltar à superfície, tornando-a fraca e dependente.
É melhor crescer.

*A vida é uma viagem, vamos ao passado na tentativa de buscarmos o que supostamente perdemos e vamos mesclando nossos amores, empregos, amigos ou outras diversões agradáveis ​​do mundo material, mas sempre voltamos para nós mesmos.

**O que a sua intuição diz?

Um Abraço!

Anônimo disse...

Oi Fatima! Faz uma semana que sonho com o apartamento que morei entre meus 5 e 17 anos de idade, mas tem sempre alguma coisa errada.
No 1° sonho era de noite e eu estava na sala quando vi uma espécie de espírito caminhando dos quartos para a cozinha. Quando cheguei perto notei que se parecia bastante com a minha mãe de camisola, mas eu não conseguia ver o seu rosto. Fiquei falando "olha pra mim" constantemente e a cada vez ia ficando mais nervoso pois a minha voz não saía, até que acordei gritando "OLHA PRA MIM!"
No 2° sonho, eu entrava no apartamento pela área de serviço e, ao chegar a cozinha, via que o apartamento estava dominado por insetos grandes dos mais diversos tipos. Comecei a lutar com eles (como um super-heróis de histórias em quadrinhos, pulando em cima das mesas, nas paredes, sempre batendo neles para afastá-los). Minha mãe estava assistindo a tudo isso com cara de preocupada e eu gritei "não fica aí parada, pega o inseticida!". Depois um inseto bem grande, parecido com uma barata grudou no meu pescoço e eu acordei gritando.
O 3° sonho acabou de ocorrer. Eu estava conversando com a minha mãe na cozinha e de repente o teto cedeu e várias larvas azuis dominaram o teto. Peguei o inseticida rapidamente e comecei a borrifar nas larvas, que sempre caíam pro mesmo lado, muitas vezes me acertando. Ouvimos um barulho na área de serviço, como se fosse vidro quebrando e fomos averiguar. Era a lâmpada do teto que tinha caído e no espaço que ela estava surgiu o que parecia ser a origem das larvas: eram como 3 rainhas grandes, uma grudada na outra, mas não eram azuis, tinham vários tons de marrom. Joguei bastante veneno nesse ser conjunto mas ele não morria, ou pelo menos não caía do teto até que a minha mãe pingou o que parecia ser iodo com um conta gotas no bicho, que caiu imediatamente. Ao final do sonho, minha mãe disse que achava que a razão das larvas terem aparecido se devia ao fato de que ela havia feito brigadeiro com massa de pizza.
Todos esses sonhos ocorreram no meu antigo apartamento. Meus pais são vivos e minha mãe teve um enfarto em 2013. Meus pais continuam morando no interior, em uma casa alugada, enquanto eu moro em São Paulo desde os 18 anos. Visito-os apenas em datas comemorativas ou feriados prolongados, cerca de 4-5 vezes por ano.
Desde já agradeço pela atenção e ainda mais se puder me ajudar.

Anônimo disse...

Tenhos sonhos frequentes com minha casa da infancia, onde nasci e vive até os 18 anos, depois essa casa foi reconstruida e meus pais moraram até os meus 37 anos. Sonho sempre e há anos com a primeira casa de quando eu era crianca e sempre tenho muito medo nos sonhos, ora no sonhos meus pais estão vivos e em outros eles já morreram, mos sonhos tenhi medo de espiritos e de ladroes entrarem nacasa, entao fecho portas e janelas e as mesmas se abrem e eu tento fechar. Por vezes em ando do lado de fora da casa e na rua e caminho e não consigo chegar na casa fico paralisada. Sempee acordo com muito medo

psique disse...

Olá anônimo, vamos considerar alguns pontos: *Para Jung: A imagem do animal simboliza a natureza primitiva e instintiva do homem. *A maneira pela qual os animais nos aparecem nos sonhos e desenhos indicam a nossa atitude em relação ao inconsciente. Simbolismo associado a um animal baseia-se em seus atributos naturais; as associações do sonhador com o animal são relevantes.
*Mãe é arquétipo que indica origem, a natureza material, o ventre (útero), também o inconsciente, o instinto, a coisa fisiológica, o corpo no qual habitamos ou somos contidos.
*A mãe é o feminino arquetípico, simbolizando todas a fases da vida, fertilidade, renovação eterna e renascimento, proteção, abrigo, calor, e nutrição.

**Quanto aos sonhos:
*Perceba que nos três sonhos repete-se a imagem da mãe e da cozinha.
"Cozinha lá onde a alquimia acontece e vamos lembrar das guloseimas da infância, (a pizza, o brigadeiro).
*No primeiro sonho vale salientar sua preocupação com o episódio do infarto da mãe ocorrido em 2013.
*O fantasma, simbolizando o medo da perda (?).
*A mãe arquetípica representa o princípio feminino, estruturador, a fonte da vida.
*Entretanto, dado a impermanência da vida não vai estar sempre ao nosso lado resolvendo tudo (matando os insetos).
"Joguei bastante veneno ... mas ele não morria ... até que a minha mãe pingou o que parecia ser iodo com um conta gotas no bicho, que caiu imediatamente."
*Os problemas você vai ter que resolver de forma adulta e responsável sem a figura materna e tampouco precisa ser super herói. Você não é mais um menino moldado pelas aspirações da mãe.
*Não se surpreenda se você não tem muitas pessoas a quem recorrer. Esse problema é entre você e você mesmo.
*Insetos significam pequenas irritações que nos perturbam e nos estressam. Um período de agitação, inquietude, auto-limitação, medo do desconhecido.
*Evite o combate agressivo. Uma palavra errada pode destruir um relacionamento e ruminar pensamentos negativos pode arruinar uma vida.
*Lâmpadas: iluminação do espírito, você está precisando de inspiração e boas ideias. "Era a lâmpada do teto que tinha caído."
*Talvez você não vem utilizando seus recursos de forma adequada.
*Preste atenção se é por preguiça, desmotivação, falta de atitude ou por negligência.
*Você parece bastante aflito com as larvas que são repulsivas. O que vem influenciando seus pensamentos recentes?
*O assunto do seu sonho desempenha um grande papel no que você pode aprender sobre si mesmo, diz Richmond.
*Para a verdadeira busca da alma, pense em como os insetos foram tratados em seu sonho. "Muitas vezes, eles estão sendo varridos para baixo do tapete ou pisados", explica Richmond. "Isso representa o sonhador querendo ignorar o aborrecimento ou acabar com ele."
*No seu caso você os enfrenta, mas não confia nos próprios recursos. Um Abraço!

Anônimo disse...

Fátima, muito obrigado pela sua resposta ajudou bastante!
Eu pedi demissão do meu emprego, no qual eu completaria 7 anos em abril, por uma série de motivos, mas principalmente porque não acredito mais no negócio e nem nas decisões que vem sendo tomadas no ultimo ano.
Decidi que depois de março, quando eu sair da empresa vou ficar um tempo parado. Eu tenho reservas financeiras suficientes pra isso, mas a questão de precisar de um plano de saúde e não dispor de um é o que mais me incomoda.
Fora isso, estou fazendo curso profissionalizante de teatro e quero continuar até me formar. costumo receber elogios de colegas e professores, mas ainda assim, não tenho coragem de mergulhar nesse mundo de cabeça.

Mais uma vez, muito obrigado!

Anônimo disse...

Sonho sempre com a minha casa, pq quando era crianca gosstava de pegar livros e ir em cima da laje, com frutas e ficava la lendo tranquila e em paz! Mas tinha um muro que dava para a casa da vizinha, e eu sempre pensava se entrasse um ladrao eu escaparia para la, e dava a volta para fugir com minha familia. Eu sempre sonhei isso desde pequena e continuo sonhado. Porque?

psique disse...

Oi anônimo!
*A casa simboliza nosso corpo, psiquismo, self.
*Os sonhos são um reflexo do nosso mundo interior.
*Sonhos recorrentes vão continuar ocorrendo até que a mensagem do inconsciente seja compreendida, assimilada e ressignificada.
*Ladrões, intrusos, fantasmas, caracterizam as nossas sombras.
*O seu sonho é bastante conflitivo e nesses sonhos ocorre uma grande perda de energia, possivelmente vc acorda cansada.
*Um aspecto de si mesma, possivelmente, a sua sombra, que ameaça roubar-lhe a energia importante se não for atendida.
*Ou de alguma forma você pode ter sido emocionalmente roubada.
*Se um ladrão aparece em um sonho, ele incorpora a parte da personalidade onde o sonhador está perdendo tempo e energia em atividades inúteis.
*O ladrão como um símbolo é uma parte de si mesma que foi roubada.
*Você deixa as pessoas manipuladoras ou destrutivas agirem sem limites na sua vida? Às vezes facilitamos a vida dos predadores ...
*Se isto se aplica, pode indicar partes de si mesmo, que se conheceu poderia ampliar quem você é como pessoa negligenciada.
*Pode sugerir a perda de valiosos talentos ou qualidades. Eu fui reprimindo algo em mim que está emergindo agora e me sinto ameaçada?
*Você pode estar enfrentando um duro obstáculo. Seja determinada. Enfrente o que está lhe corroendo.
Um Abraço

psique disse...

*Oi anônimo!
*O sonho sinaliza para prestar mais atenção nas coisas simples da vida.
*Pouca coisa ás vezes é suficiente para uma vida feliz.
*Parece que a velha e boa casinha lhe servia bem.
*Você tem o mapa dado pelas constelações (seu sonho) que quer falar com você novamente.
(...) pegar livros e ir em cima da laje, com frutas e ficava lá lendo tranquila e em paz!"
"se entrasse um ladrão ... ", o ladrão/ intruso seria o estresse que drena a nossa energia e nos rouba a paz.
*Procure se conectar com o que é verdadeiramente importante para você e o que que lhe dará mais prazer.
*Agora é um bom momento para aderir a sua fonte de inspiração através de orações, sonhos, boas leituras, percepção psíquica.
um abraço

Anônimo disse...

Boa noite.
Frequentemente sonho com a casa de minha infância, sempre mesmo. A casa, os moveis do mesmo jeito daquela epoca e todos no mesmo lugar. Eu sempre com a idade atual. No meu quarto sempre abro meu guarda roupas, vejo minhas roupas de antigamente mas nao m recordo examente como elas eram, as vezes experimento... Outras vezes não consigo. Gostaria de ter as roupas hoje p relembrar, no sonho acho q seria uteis hoje.
O cenario e do passado porem, as pessoas, situações, meu trabalho, são atuais. As vezes vivo histórias de hoje lá na casa de minha infancia.
Me vejo também no banheiro tomando banho, os produtos de cabelos estão no mesmo lugar, a toalha atrás da porta...
Na sala sempre esto na porta de saida, sempre encontra se aberta, e tento ligar o som. Na cozinha estou na pia lavando alguma vasilha com a janela aberta. Do lado de fora vejo o cachorro que eu tinha, as vezes o cenário muda e como se fosse p outra cena , as vezes sai p fora do quintal(uma parte especifica) e fico com um pouco de medo. Acontecem muitas coisas quase ao mesmo tempo, aparecem pessoas, e ate um pouco confuso, mas, não e ruim estar de volta ao passado, queria entender porque sonho tanto com essa casa esse lugar, acredito q sonho quase diariamente.

Anônimo disse...

Olá Fátima, agradeço as considerações, me fizeram refletir o quanto tenho para conhecer de mim mesmo, e quando isso acontecer tenho certeza que vou encontrar grandes talentos que hoje o meu medo não deixa aflorar.
Te agradeço, muito. Fiquei muito emocionada.

psique disse...

Oi anônimo, seu sonho é muito rico em detalhes, bom para trabalhar em terapia.

*Alguns símbolos são universais mas a maior parte deles são individuais. Nesta perspectiva, sem conhecer a história individual do sonhador não poderei fazer uma análise mais eficaz do significado do sonho.

*O sonho lança luz sobre os dias atuais. Quando sonhamos com uma casa do passado estamos comparando algo a partir desse momento com o que está acontecendo conosco no presente.

*Essas memórias passadas mostram como certas crenças foram estabelecidas que estão afetando a forma como respondemos aos desafios no presente.

*A casa do passado pode dar indícios do desejo de se reconectar com a família/ antepassados para esclarecer alguma circunstância ou sentimento inacabado do passado.

*O contato com os antepassados podem nos dar dicas importantes de questões hereditárias, assim podemos agir preventivamente em possíveis patologias, pois a casa tb simboliza nosso corpo físico.

*A roupa é como uma declaração de como queremos ser vistos. Ou não quero mais ser visto desta forma, preciso me repaginar?

*O traje também significa atitude. Ou "O traje não faz o monge", muitas vezes pode significar a nossa" persona' ou a máscara que usamos na sociedade...

*Acredite, ás vezes nossa vestimenta pode nos apertar, nos tornamos engessados em nosso belo traje de gala ...

*nos apegamos teimosamente aos padrões estereotipados do passado.

*Você pode analisar o seu comportamento para ver se você está expressando uma boa quantidade de calor em direção aos outros.

*Permita-se compartilhar a si mesmo com as pessoas no presente. *Confiar no seu poder de ação no presente para concretizar novas metas. Um Abraço.

Anônimo disse...

olá Fátima, sempre com sonho com casas, abandonadas, em reforma, novas, mas, sempre com casas as quais nunca morrei, nunca tive qq tipo de contado.
Uma casa em especial me chama a atenção. Uma casa enorme com muitos comodos a ponto de se perder dentro dela. E nessa casa ve-se que foi construida mas, não foi concluida, as paredes estão no reboco, faltam portas e janelas.
E reiteradas vezes sonhei que estava com minha família (minha mãe já faleceu) e nos morariamos lá.
Sempre sonho com casas, essa noite sonhei que estava em uma casa e ela era suspensa, não foi construida diretamente no chão, era construida sobre pilares e era possivel andar embaixo da casa e tinha uma bela piscina com muitas pessoas malucas dentro.
Todos os sonhos com casas, percebo que nenhuma delas é apropriada para morar, estão sempre em reforma ou como o sonho de ontem, há pontos que me remetem ao medo.
Por favor, me ajude a entender o que acontece.
Super obrigada
abs,

psique disse...

Oi anônimo,

*A casa em sonho é um banco de dados com informações fantásticas sobre nossa vida atual, passado e possibilidades.

*Preste atenção nos diferentes cômodos pois eles nos dão indícios de quais áreas precisam de maior atenção: quarto pode ser a intimidade; sala o convívio social, o aspecto profissional, a prosperidade; a cozinha a nossa subsistência, nutrição ...

'Muitos cômodos, a ponto de se perder' ou 'não foi concluída, as paredes estão no reboco, faltam portas e janelas': as melhorias em sua vida provavelmente estão sendo graduais e vêm com novos problemas, dificuldades. Não desanime!

*Uma parte de sua casa ausente ou removida representa sentimentos frustrados em alguma área de sua vida.

*Casa suspensa, não foi construída direto no chão': cuidado para não se perder em fantasias...

'Pessoas malucas': sempre refere-se ao sonhador, são as nossas maluquices, desejos.

'Nenhuma delas é apropriada para morar': Tenha cuidado com a autoindulgência, seja prudente e perseverante para que os projetos não fiquem inacabados.

*Concentre a sua energia no que você mais deseja e seja decisivo, deixe ir todas as restrições pessoais e os medos.

*Aproveite a oportunidade para construir-se a partir de dentro para fora.

*Uma casa agradável, com bela piscina: indica que em breve a sorte vai ser gentil com você.

*Momento em que você pode adquirir grande abundância e prosperidade através do desenvolvimento de um plano ou ideia central.

*É hora de ser criativo. Deixe seu destino encontrá-lo e seja generoso com todos e tudo ligado a você. Um Abraço: Fatima Vieira

Anônimo disse...

Fatima, muito obrigada.
vou refletir em tudo o que foi escrito
obrigada!

Unknown disse...

Olá Fátima, sempre que tenho pesadelos eles acontecem na casa onde morei quando era criança. Gostaria muito de entender isso. Hoje já tenho 25 anos e isso não muda. Gostaria da sua ajuda.
Obrigada!!!

psique disse...

Oi Giselle Khadosh,
*A casa da infância abriga nossos sonhos, os registros das nossas primeiras memórias e impressões.
*Se a base foi insegura acabamos por voltar sempre até que seja decifrada a mensagem do sonho.
*Algumas pessoas que vivenciam esses pesadelos ou sonhos recorrentes até tentam bloquear ou ignorar, a fim de parar de ser perturbado por essas experiências.
*Mas essa não é a solução, pois o inconsciente não vai dar trégua até que se compreenda a mensagem.
*Pesadelos são como um remédio amargo necessário para a cura, por conta da liberação emocional que ocorre.
*A maioria dos pesadelos e quase todos os sonhos recorrentes estão tentando fornecer um serviço extremamente valioso para o sonhador.
*Ao ignorá-los, podemos perder a mensagem vital que eles estão tentando trazer para nossa vida.
*No seu caso, é possível que esteja advertindo que algo não foi elaborado no passado, algum desequilíbrio psicológico que necessita com certa urgência ser assimilado e ressignificado.
*Se ignorarmos essas mensagens por muito tempo, então elas falarão 'mais alto' para chamar nossa atenção, muitas vezes trazendo eventos relacionados, que aparecem em nossa vida como doenças, acidentes, dificuldades de relacionamento ou outras circunstâncias pessoais infelizes que nos obrigam definitivamente a lidar com o assunto em questão.
*Pois a magia final da vida é o ato de mudar tempos difíceis ou a tragédia da condição humana em algo positivo e esperançoso. É o nosso maior desafio.
*Possivelmente o seu nível de ansiedade está intenso, os pesadelos repetitivos estão sinalizando para aliviar o estresse.
*Técnicas básicas de relaxamento podem ser úteis, bem como a abordagem do sonho lúcido. Um Abraço Fatima Vieira

charles lima disse...

Bom dia dra. Fátima tenho um sonho repetitivo com uma casa que morei a maior parte da infância e adolescência todos os sonhos que tenho lá tem uma conotação ruim tragedias, mortes os dois últimos foram os piores, atras desta minha antiga casa ficava uma casa que desmoronou um pedaço e ficou abandonada e eu via um homem enterrar uma pessoa no quintal dela e este homem me via desde então ele depois vinha atrás de mim eu usava uma arma um fuzil e comecei a usar contra ele coisa que nunca fiz pegar uma arma... recentemente da mesma parte de trás desta minha casa eu vi um avião cair de bico na rua, um avião grande e chegava algumas labaredas de fogo a atingir minha antiga casa, dentro do avião havia duas pessoas que só conhecia no sonho nunca vi na vida e elas morriam, fora outros que tive nessa casa.

psique disse...

OI Charles Lima,
*De acordo com Jung, há duas formas de interpretar sonhos: a objetiva (pessoas reais e lugares da nossa vida de vigília) e a subjetiva (mais auto-centrada, aqui cada pessoa e objeto no sonho representa um aspecto do próprio sonhador).
*Jung acreditava que a única maneira de recolher significado do sonho estava com uma compreensão clara da situação pessoal do sonhador.
*Os sonhos recorrentes tem um propósito terapêutico. Fornecem uma visão mais clara de nós mesmos. Ou nos sinalizam alguma atitude ou padrão de comportamento que tem estado conosco desde a infância. Por vezes até nos mostram a causa original do mesmo. *Desejos instintivos não cumpridos fornecem a energia para muitos dos nossos sonhos. Experiências traumáticas reprimidas na infância voltam em forma de sintomas se não forem resolvidas. *Nosso sonhos podem nos ajudar a descobrir a fonte desses bloqueios que inibem o livre fluxo das nossas forças naturais.

*Segue algumas considerações para você analisar:
*A Casa da Infância: Reflete aspectos de si mesmo que se destacaram durante o tempo que viveu naquela casa.
*Você pode experimentar alguns sentimentos inacabados que foram agora desencadeados por uma situação de vigília.
*Casa em ruína, abandonada: Significa negócio emocional inacabado, relacionado com a sua família infância, mortes ou lembranças e sentimentos reprimidos. Você pode estar sofrendo de alguma desordem emocional. Você precisa liberar esses sentimentos, a fim de recuperar o controle.
*Um homem (um aspecto seu), estava enterrando uma pessoa: O que você tenta ocultar? Ou enterrar definitivamente?
*Enterrar algo: Sugere que você está escondendo seus verdadeiros sentimentos. Ou você está tentando encobrir alguma situação? Você está tentando esconder alguma coisa que considera repulsiva?
*Uso da Arma: Você enfrenta a ameaça, bom sinal. Pois a arma no sonho representa força de vontade ou o poder de controlar e tomar uma decisão. Talvez uma escolha precisa ser feita? O perigo espreita em cada lado, mas você segue em frente. Acredite, agora é a hora de deixar a sua força interior e firmeza orientá-lo e levá-lo em seu verdadeiro curso. Faça o que você sente ser importante com estilo e concentração, e trate todos os problemas que você procura evitar com boa vontade.
*Incêndio atingiu a casa: Há também perigos que derivam de ideias fixas, de complexos, de pensamentos, que podem ameaçar a nossa ordem psíquica. Estes perigos do espaço mental materializam-se no incêndio ... bombardeamento aéreo ... A casa de infância queimando em seus sonhos poderia simplesmente dizer que você finalmente deixou o seu passado ou aspectos negativos para trás? O único desafio a enfrentar agora é com você mesmo. Sua intuição é clara e forte (incêndio, fogo) e segredos serão revelados nos seus sonhos. Fique atento! Um Abraço Fatima Vieira

Anônimo disse...

Olá Dr Fátima.Eu sempre sonho com minha casa da infância, a casa que eu mais gostei de morar.Eu sempre sonho que estou lá como se eu fosse criança, as vezes vejo os meus pais,os vizinhos da época e outras pessoas mas eles não me vêem, não me notam e não falam comigo, mesmo que eu tente chamar atenção eles não me veem..Geralmente nos sonhos o jardim e a frente da casa eram escuros,quase nunca eu entro na casa,mas no último sonho eu sentei no jardim,coloquei minhas mãos no chão e começou a colorir tudo em volta.Detalhe:sempre gostei da casa e da rua, mas o que era ruim nela era que era assombrada.Eu sou normal? Carolina Torres

psique disse...

*Oi Caroline Torres,
*Alguns pontos para você analisar:'Casa assombrada': são nossos medos infantis, sentimentos de culpa, as nossas sombras.
*Tento chamar a atenção ' ... 'mas eles não me notam' ... 'ninguém fala comigo' - Observe se você está carente, se necessita de aprovação como na infância.
*Se for o caso, precisa amadurecer e ser mais assertiva.
*Sonhos nos auxiliam na cura emocional, física e espiritual.
*Especialmente quando sonhamos com jardim, é um bom momento para nos ligarmos a uma fonte espiritual, seguir a intuição. Acredite a orientação virá!
*O estado do jardim revela muito sobre suas emoções interiores. Fique atenta nas sensações que você sente ao estar no seu jardim: confusa, feliz, cansada, rejuvenescida, nutrida (?)
*Você pode encontrar-se ocupada demais e sinaliza para entrar em equilíbrio, dando-se o relaxamento necessário calmante como um belo jardim colorido?
*Parece que você precisa cuidar mais do seu jardim, fazendo-o mais alegre e colorido, assim você terá a nutrição que precisa no momento. Sem esperar a aprovação de ninguém.
*Antes escuro sem muita esperança, mostra que você está ignorando áreas de sua vida que precisam de sua atenção(?).
*Concentre-se nas áreas que precisam de mais atenção no momento, trabalho, pessoal ?
*Algo está querendo desabrochar: "coloquei minhas mãos no chão e começou a colorir tudo em volta".
*'Sentei no meu jardim' ... tomo o meu destino nas mãos e posso até colori-lo e torná-lo mais alegre! Um Abraço: Fatima Vieira

Anônimo disse...

Muito obrigada Drª Fátima! Atende via skype? Pois sou do RJ...(Carolina Torres)

psique disse...

Bom Dia Carolina Torres, não atendo por skype, Um Abraço

Anônimo disse...

Olá, utimamente tenho sonhado com a casa que morei entrei meus 7 e 13 anos.. Mas sempre que sonho o meu Namorado está comigo, sempre na sala estamos, ele sentado na cadeira eu deitada no sofá, e sempre começa a chover e eu levanto para fechar a porta e a janela ..

psique disse...

Oi Anônimo: Sabe-se que a casa é um grande arquétipo no simbolismo dos sonhos. É um dos sonhos mais universais e quase sempre o subconsciente está querendo seriamente nos dizer algo muito importante.
*Geralmente estes sonhos ocorrem quando há muita coisa acontecendo em nossa vida: mudanças, rotina desgastante, estresse, agitação ou novos começos.
*O local da casa irá apontar em direção a questão ou a pessoa que você precisa lidar.
*No seu caso a sala, simbolizando o relacionamento e as implicações sociais inerentes a constituição de família, compromisso ...
*A janela em sonho possui um forte significado de comunicação entre o interior do sonhador e o mundo que o cerca.
*Janela e porta sendo fechadas: é indício de que lutas precisarão ser vencidas antes da vitória, persevere.
*Aviso para não fugir dos problemas, ouse mais mais nas suas decisões, não feche o coração.
*E também não seja vulnerável ao que vem de fora ... busque estar mais atenta ao que diz seu coração, principalmente no que diz respeito à relação afetiva.
*Olhe ao seu redor atentamente, você provavelmente sente falta de algo distante ... aprecie o que você já tem. Um Abraço, Fatima Vieira

Anônimo disse...

Olá, ultimamente todos meus sonhos tem como cenário a casa onde vive desde que nasci até meus 17 anos, as situações são atuais, com pessoas do meu momento presente. Isso tem de alguma forma me deixado triste quando acordo e lembro deles, são muitas lembranças que vem à mente, grande parte da infância, sinto saudades do lugar por ficar no interior e dos meus avós que também moraram lá e já são falecidos. Sinto saudades de ser criança, vontade de voltar no tempo, de viver novamente lá. às vezes passo por essa casa, que fica em outra cidade, tenho vontade de parar e pedir para o novo morador se posso ficar um pouco por ali. Essa hipótese me emociona, tenho a impressão que a casa me convida para chegar. Acredito que talvez seria interessante para esses sonhos pararem de acontecer ou descobrir o verdadeiro significado.

psique disse...

Oi Anônimo:
*Por vezes o sonho sugere algo bem concreto como uma viagem, lá onde nossos sonhos começaram ...
"A casa me convida para entrar..." Seu coração é o único que sabe, escute-o realize seu desejo!
*Respire e tente estar ciente de tudo ao seu redor muitos segredos podem ser sussurrados.
*Contando que a nostalgia não predomine e não seja apenas um subterfúgio para a fuga de um presente doloroso ou porque você teme o futuro incerto.
*Voltar ao passado pode ser um conforto tranquilizador ou a reativação de antigas feridas.
*Por vezes após o retorno só vamos constatar que o momento presente é o que temos e o território interno é o que precisamos lidar enfim!
*O presente pode ser sempre mais esperançoso. Você deve fluir com o tempo evitar situações negativas, conservando sua energia para momentos mais produtivos.
*Use esse tempo de forma criativa para repor as energias físicas e espirituais.
Um Abraço Fatima Vieira

Renata disse...

Sempre sonho c a casa q morei qdo criança. As vezes, da mesma forma como ela era, as vezes, reformada etc. Mas SEMPRE muito infeliz e/ou c medo. Havia nela uma escada de madeira q dava p o quarto em q dormia c meus irmãos. Nos sonhos, escuto som de pegadas, alguém subindo ou descendo, n sei ao certo. Enfim! Há sempre algo sobrenatural nos sonhos, q me faz acordar triste, angustiada... Há uns 23 anos q saí de lá e jamorei em vaaaaarias casas depois disso, inclusive em dois estados diferentes. Mas o sonho c ela é recorrente.

psique disse...

Oi Adrizzia Renata,
*A casa da infância nos conta a nossa história. A casa pode mostrar nossos sonhos, a dor ou segredos escondidos.
*Ao entrar na casa, em sonho observe que está acontecendo lá dentro.
*Pode indicar sentimentos, influências passadas que você está lidando no presente.
*Como seres humanos temos muitas facetas e possibilidades, cada compartimento da casa mostrará quem somos.
*O que está acontecendo com a casa, mudanças, decoração, reformas como isso se aplica a mim? "As vezes, da mesma forma como ela era, as vezes, reformada". Ou seja: algumas coisas em você já sofreram transformações.
*Se eu me descrevesse como a casa como eu seria? "Mas SEMPRE muito infeliz e/ou c medo"... " triste, angustiada..."
*Se eu estou explorando novas áreas da casa, o que estou encontrando? "escuto som de pegadas, alguém subindo ou descendo, n sei ao certo."
*Ruídos em sonho: significa o inesperado e o desconhecido. Você pode estar expressando algum medo ou confusão sobre uma situação em sua vida de vigília.
*O ruído em seu sonho pode servir como uma forma de atrair a atenção para determinada questão. Talvez você precisa falar algo e ser ouvido?
Um Abraço Fatima Vieira

Giane Sacco disse...

Olá. Li todos os comentários e ficou bem claro que a casa nos representa e coisas acontecidas lá na nossa infancia ficam marcadas em nossa memoria. Fui criAda pelos meus tios, que sempre me trataram muito bem. Quando eles morreram, separadamente, a casa e toda a herança ficou para meu primo, filho deles. Me casei e a casa foi fechada e depois foi alugada para outras pessoas. Todas as noites, há anos eu sonho que eu estou viajando e alguma coisa sempre impede minha viagem e todas as vezes eu tenho que ir buscar algo nessa casa. As chaves do carro, uma blusa, etc. O grande problema que no sonho a casa esta amaldiçoada e me dá muito medos de entrar nela, mas acabo entrando e vou sempre na. Cozinha. Lá o demónio me espera ou algum demónio....sempre assim. Acordo perturbada e com. Medo. Difícil....poderia me ajudar?

psique disse...

Oi Giane Sacco
*Veremos alguns fragmentos do seu sonho: "Todas as noites, há anos eu sonho que eu estou viajando e alguma coisa sempre impede minha viagem" ... "tenho que buscar algo nessa casa".
*Pode ser a casa literalmente falando, ou seja, vc foi criada com carinho mas não participou da partilha dos bens.(?) *Na cozinha, "o demônio (a sombra) me espera" - Na cozinha onde acontece a nutrição, onde se partilha, compartilha-se o pão. A fatia maior ficou para o irmão.
*Ou a casa simbólica (caso não tenha importância material que se resolveria judicialmente): Não sentir-se participante de uma família de fato, eu sou uma "casa amaldiçoada", não fui reconhecida suficientemente.
*O inconsciente gritando: "algo impede a minha viagem", para continuar a viagem (vida) sem sentir-se limitada, ou excluída, sem mágoas, sem ressentimentos, algo necessita ser resolvido. * Ou "A vida assim fica perturbada e difícil"! um abraço Fatima Vieira

Giane Sacco disse...

Não tem partilha judicial. Com certeza se trata de exclusão. ,ou por mim sentida assim. A pedra que coloquei sobre o assunto deve ter se movido ou o assunto ficou grande demais. Agradeço muitíssimo, mesmo. Abraço

Anônimo disse...

Boa noite Dra.
Fiquei bastante confusa com um sonho que tive na noite anterior. Estava com duas amigas que foram bastante marcantes durante a minha época de faculdade (tenho 35 anos e ainda mantenho contato com elas). Estamos indo para um campeonato esportivo (esse era o nosso maior elo na faculdade), porém para não nos atrasarmos para a competição ou algo do gênero tivemos que começar a pular de quintal em quintal para chegar mais rápido ao destino. Até que chegamos num local que não parecia familiar para elas, mas eu disse "eu conheço aqui! É onde eu more quando era criança! Pode deixar que eu mostro por onde é mais fácil de pularmos o muro". Era noite, estava escuro, apenas com iluminacao da rua, porém quando pulamos no quintal da "minha"casa, passamos por uma janela e eu resolvi olhar lá dentro. Para a minha surpresa, vi móveis e alguns objetos da época (fotos, brinquedos, coisas da minha mãe). Tudo estava bem empoeirado, o armário estava aberto, praticamente vazio, apenas com algumas coisas que sempre sobram no final de uma mudança, sabe? Isso estava lá como se tivesse sido abandonado. Fiquei perplexa olhando e falando para as minhas amigas que isso nao fazia sentido. Pois eu lembrava quando nos mudamos daquela casa e eu tinha certeza que meus pais tinham levado tudo. Me deu um aperto muito grande. Uma tristeza forte e acabei acordando praticamente chorando e com um aperto no peito. O curioso é que a casa em si não era a mesma da minha infância. Era uma casa totalmente estranha, que nunca estive na realidade. Mas no sonho era a minha casa. Os objetos e os móveis (no caso apenas um armario e uma escrivana) eram da época.

Não consegui achar uma explicação possível para esse sonho com a casa da infancia (mesmo que nao sendo a mesma!) com objetos da epoca abandonados dentro dela. A senhora poderia por gentileza me orientar de forma geral? Muito obrigada!

psique disse...

Oi Anônimo
*Preste atenção na maneira de se relacionar com a casa pois sugere sobre o que você está fazendo com seu corpo, sua personalidade, ou o seu modo de vida.

*Observe a atmosfera da casa e veja se faz sentido para você: "Para a minha surpresa, vi móveis e alguns objetos da época (fotos, brinquedos, coisas da minha mãe). Tudo estava bem empoeirado, o armário estava aberto, praticamente vazio, apenas com algumas coisas que sempre sobram no final de uma mudança ... como se tivesse sido abandonado."

"Era uma casa totalmente estranha, que nunca estive na realidade, mas é a minha casa" ou seja sou eu. Momento de conhecer esta estranha que habita em mim.

*É hora de reunir toda essa insatisfação e aceitar o desafio de promover uma grande transformação. Reúna sua sabedoria, seus talentos e vá à luta.

"Fiquei perplexa olhando e falando para as minhas amigas que isso nao fazia sentido": Você precisa perguntar a si mesma que influências do passado estão surgindo em você no momento e lhe causando estranheza, desamparo e tristeza "aperto no peito"? Coisas mal resolvidas com a figura materna? A melancolia pela infância que se foi? Encarar a maturidade e suas responsabilidades...

*O seu sonho é intenso. Acordar chorando: Você se mobilizando para mudanças. Limpeza geral. Algo precisa derreter. As emoções estão fluindo.

*Perceba que se você realmente precisa resolver algo, vá para dentro de si mesma para a sua fonte e assim você vai equilibrar as suas forças. Esta é a rota mais eficaz para qualquer solução.

*Compartilhando com as amigas (tempo da faculdade). Você buscando por um período mais esperançoso, positivo em sua vida? Se divirta mais, respire e relaxe.

*E parece que você tem a senha: pular o muro (os obstáculos). "Passamos por uma janela e eu resolvi olhar lá dentro". Olhar de fora para dentro. É seu interior que precisa ser visto. Aprenda com o que vem de dentro, seu poder intuitivo está forte. Aprenda a ouvir a mensagem da vida que brota do seu interior. Abraço Fatima Vieira

Anônimo disse...

Muito obrigada pela resposta, Fátima. Muito interessantes os pontos levantados. O que é mais interessante é que me sinto muito bem no momento, completamente realizada em diversos aspectos (pessoal/profissional/familiar). Não consegui de imediato ligar os pontos.

A única coisa que vem tomando muito da minha energia é apenas um "projeto pessoal". Além de profissional, sou atleta. Eu era atleta amadora antes, mas me tive a oportunidade de me envolver seriamente com o esporte novamente nos ultimos anos e estou buscando a realizacao de um sonho, como por exemplo classificações para eventos importantes, etc. Estou chegando na reta final de um "projeto"que eu mesma me coloquei - com total apoio de familiares a amigos. Entrando agora em psicologia esportiva - a unica coisa que consigo pensar que possa estar me afetando é medo de falhar nessa jornada. Racionalmente, isso nao fará diferença nenhuma em nenhum aspecto da minha vida. Mas creio que por ser lato tao importante para mim ,estou permitindo que tudo tome proporcoes cada vez mais maiores a medida que esta reta final se aproxima? Faz sentindo? :)

Voce mencionou: *Preste atenção na maneira de se relacionar com a casa pois sugere sobre o que você está fazendo com seu corpo, sua personalidade, ou o seu modo de vida. - talvez eu esteja encarando essa jornada esportiva muito mais seriamente do que devo? Ou simplesmente isso é algo extremamente importante para mim e em breve eu saberei se sucedi ou nao.

outro ponto: Momento de conhecer esta estranha que habita em mim. - tenho sido acompanhada por uma profissional da area de psicologia do esporte e posso dizer com toda a certeza que eu estou tendo um contato comigo mesma muito mais profundo do que antes. Está sendo muito interessante e positivo de uma forma geral ter a oportunidade de "me conhecer" tao bem. O esporte acabou sendo apenas o pano de fundo para eu começar a olhar para dentro de mim de uma maneira diferente e me conhecer melhor. Nao me arrependo e baseado nos demais pontos mencionados por vocês, talvez eu esteja com "medo' ou ainda nao muito confortavel com a nova maneira que eu me vejo e vejo o mundo como um todo?

Voce achar que seria prudente eu seguir com algum acompanhamento mesmo apos encerrada a minha empreitada esportiva? Uma vez que as mudanças parecem estar sendo bastante profundas na minha mente?

Parabens pelo blog. E é claro, muitissimo obrigada por disponibilizar seu tempo para nos ajudar.

Unknown disse...

Olá,
eu tenho tido sonhos estranhos a uma semana. Sonho com minha antiga casa e acontece coisas ruins. Eu e meu irmão menor estamos possuidos por demonios, entao a casa começa a pegar fogo. Eu acordo do que parecia ser um transe, então tento puxar meu irmao pra mim mas parece que é o bicho que fala por ele e dava risada. entao fechei meus olhos e comecei a orar, percebi que o bicho gritava e depois sumiu e o fogo tbm sumiu e meu irmao nao lembrava de nada.
No outro sonho eu estava na casa e meu pai lavando a churrasqueira, então eu sai pra ir comprar doces e o dono da vendinha disse que meu pai encomendou carnes para assar mas ele já ia fechar a venda então eu tinha que levar embora. Mas meu cel estava descarregado eu nao conseguia falar com meu pai, entao eu pedi para ele esperar que eu ia na minha casa chamar meu pai, no meio do caminha da casa um estuprador numa moto me encontrou e me jogou num canto de um casa e eu gritava socorro sem parar e acordei gritando.
Nessa noite sonhei que eu morava nessa casa antiga só com minha mãe, meu irmao mais velho e o irmao mais novo. Estávamos saindo de carro, mas eu voltei correndo pra fechar a janela, ela nao tinha cadeado, então tentei trancar com uma colher de aço redonda, um pedaço de plástico, grampo de papel..tudo o que eu tentava a janela se abria e eu ficava com medo. Retirei um cadeado reforçado do meu diario para trancá-la, mas ela se abria. entao decidi nao sair de casa, foram minha mae e meu irmao..e eles por algum motivo foram presos. Eu fiquei o tempo todo olhando para aquela janela que nao queria fechar, sentindo medo.

Esses e outros sonhos se passam nessa casa que eu morei, sempre sinto muito medo, desde o fim de semana pra ca venho sonhando essas coisas e acordo sempre por volta das 4h da madrugada.

psique disse...

Oi Anônimo
Parabéns! amo esportes e vocês atletas que nos propiciam tantas alegrias. Desejo-lhe muita sorte no seu projeto. Penso que vc já vem trabalhando seu lado emocional, só cuide com a ansiedade e estresse para não perder o melhor da festa que é o prazer de competir com saúde e ganhar tb claro! Um Abraço Fatima Vieira

psique disse...

Oi Milena Lima
*Lembrar sempre que a casa nos sonhos representa a nossa personalidade, corpo físico, saúde, modo de vida.
*Os seus sonhos são bastante intensos e emocionalmente carregados, não raro acordamos exaustos quando vivenciamos esse tipo de sonho.
*É o nosso subconsciente trazendo à tona memórias reprimidas que precisam ser reveladas e curadas.
*Problemas em nossas vidas que precisam de atenção e resolução.
*O arquétipo do demônio é a sombra que segundo Jung em algum momento precisamos enfrentá-la.
*Sentimentos de culpa sobre os impulsos sexuais, impureza, agressividade, desejos, podem ser representados nos nossos sonhos como demônios ameaçadores. É possível que os sonhos estejam refletindo sentimentos de ansiedade, medos, dúvidas e lutas relacionadas a questões morais ou sexo.
*O sonho vai ajudá-la a ver os perigos ocultos ou armadilhas que estão ameaçando a sua felicidade.

*Observe que no relato do segundo sonho a sombra se manifesta na figura do estuprador. O assédio simbolizando invasão? Alguém em particular tornou-se uma figura negativa? Hostilidade com figura masculina?
*Se você tem uma visão sombria do mundo, da sexualidade, um sonho de estupro pode estar revelando isso.
*A figura paterna a lei, a carne (churrasco), 'o pecado da carne'... conteúdo reprimido pois 'a venda já ia fechar' ... Falta mais comunicação sobre o tema? 'o celular descarregado', o que precisa ser dito ao meu pai?

*O outro sonho: mãe, irmãos ... mais repressão, controle? Ou indiferença?
'Eles por algum motivo foram presos'. 'Voltei pra fechar a janela' ... A janela simboliza a nossa comunicação com o ambiente.
*O que preciso trancar em mim? O que preciso esconder, a ponto de usar um cadeado do meu diário?
*Falta de privacidade? Quero ser ouvida? Posso confiar? O que me causa medo?
Um Abraço Fatima Vieira

rose disse...

Oiee vi que vc responde as perguntas que legal vendi a casa que morávamos na minha infância pois eu a ganhei dos meus pais! Mudei pois não gostava do lugar e não gosto hj a casa q tenho é de material laje bem bonitinha lá era uma casa de madeira bem velinha já molhava tudo kkkk nunca tive condições de arrumar mais sonHo q estou morando lá que eu mudo pra lá com mudança e tudo algumas coisa da casa no sonho continua igual outras não isso me deixa encafifada e pior q nos meus sonhos eu tô mudando pra lá mais quero volta pra minha casa e por algum motino não dá sou obrigada morar lá corro na ex vizinha da casa de infância e aviso q mudei ela fica toda feliz era uma das únicas vizinha que eu gostava de lá queria tentá entender pq é uma casa q eu não gostava muito e o bairro pior ainda mais sonho e já pensei até tenta comprar a casa de tanto q sonho e não entendo o sonho kkkkk estranho isso nehh acordo meia rum sei lá triste se puder me ajudar obrigada

rose disse...

Oiee vi que vc responde as perguntas que legal vendi a casa que morávamos na minha infância pois eu a ganhei dos meus pais! Mudei pois não gostava do lugar e não gosto hj a casa q tenho é de material laje bem bonitinha lá era uma casa de madeira bem velinha já molhava tudo kkkk nunca tive condições de arrumar mais sonHo q estou morando lá que eu mudo pra lá com mudança e tudo algumas coisa da casa no sonho continua igual outras não isso me deixa encafifada e pior q nos meus sonhos eu tô mudando pra lá mais quero volta pra minha casa e por algum motino não dá sou obrigada morar lá corro na ex vizinha da casa de infância e aviso q mudei ela fica toda feliz era uma das únicas vizinha que eu gostava de lá queria tentá entender pq é uma casa q eu não gostava muito e o bairro pior ainda mais sonho e já pensei até tenta comprar a casa de tanto q sonho e não entendo o sonho kkkkk estranho isso nehh acordo meia rum sei lá triste se puder me ajudar obrigada

psique disse...

Oi rose!
*A casa da infância parece que está bem registrada na sua memória.
*Não importa a estrutura física, se não era tão confortável do ponto de vista material, pois vc a registrou e sente essa melancolia e esta sensação de tristeza ao sonhar com a velha casinha.
"Nos meus sonhos estou mudando pra lá" ... O que precisamos é nos conectarmos com as experiências ali vividas e contextualizarmos no presente.
*A vizinha do passado: que características de sua personalidade lhe chama a atenção? *Ela parece feliz ao vê-la. "Aviso que mudei" ... Seja fiel aos seus valores. O que faria vc feliz? O que faria vc celebrar a vida?
*Dê uma olhada ao seu redor. Olhe as pessoas e locais inesperados talvez encontre as respostas que vc precisa.
"por algum motivo sou obrigada a morar lá"... Deixe nostalgia e as tristezas no passado.
*É possível que as portas do destino se abrirão naturalmente para vc no presente trazendo muitas surpresas agradáveis. Um Abraço Fatima Vieira

Unknown disse...

Olá Fátima, Obrigada por ter respondido ao meu sonho. Realmente muitas das coisas que vc disse faz sentido, chorei ao ler o que vc escreveu. Preciso reler algumas vezes quero poder entender todos os pontos desses meus medos e tentar lidar com isso.
Obrigada mais uma vez!
Forte Abraço!!

ZAHAILA disse...

Olá...
Sonhei com a casa onde nasci e me criei...
Ela era de esquina
Entrei e andei por dentro dela...
Alguém queria que eu fizesse alguma coisa ajudasse.Tenho uma vaga lembrança que era minha mãe, e, mais algumas pessoas... mas eu me recusei e saí pelos fundos e dei a volta, e, entrei pela lateral
Voltei ,e, vi que estavam enfeitando com bastante florzinhas vemelhinhas claras e mais alguns raminhos de tons claros, todas as paredes, e, enfeitavam-a bem depressinha..
Eu fiquei admirada com a rapidez com que enfeitavam e acordei

psique disse...


*Olá ZAHAILA, algumas reflexões sobre o seu sonho:
*Uma casa pode ser a expressão inconsciente de seu senso de identidade pessoal.
*O estado da sua casa diz muito sobre o seu estado mental, emocional ou físico atual.
*Casa da infância: Você está olhando para a pessoa que você é hoje como um resultado direto do que estava acontecendo na época:
"entrei e andei por dentro dela" (...) "estavam enfeitando as paredes com florzinhas vermelhas".
*Reflete sentimentos sincronizados com a sua imagem visual.
*Indica tal expansão pode estar ocorrendo ou deve ocorrer em um nível pessoal.
*Cuidar mais da sua autoimagem, melhorar a autoestima (?)
*A parede simboliza um obstáculo (velhos hábitos, maneira ultrapassada de pensar), que limita o nosso progresso.
*No sonho, como na vida, a parede é algo que separa, isola.
*Por outro lado, a parede (obstáculo) existe para ser superado.
*Aquele que ergue uma parede busca sempre proteção.
*Mas a parede não é um aprisionamento sem esperança.
*Pois quem ultrapassa a parede estabelece uma conexão com conteúdos recalcados do inconsciente.
*Seja de que lado estivermos a liberdade está sempre do outro lado!
*A parede do sonho é uma provocação dinâmica, um convite ao movimento.
*Talvez você precisa começar a organizar seus pensamentos e sua vida.
*Florescer, vitalizar, renascer? (...) 'mas eu me recusei e saí pelos fundos'!
*Você pode estar se sentindo vazia, solitária ou drenada. E precisa das florzinhas vermelhas para voltar a se encantar com a vida? E isso 'bem depressinha'!
*Pois na verdade o vermelho é a faísca que acende nossas chamas mais ardentes de desejo. A urgência de ser feliz.
*Você pode experimentar uma espécie de falta de alegria.
*Tudo ao seu redor está mudando constantemente mas a alma precisa de nutrição constante e esta necessidade não muda.
*É um tempo para garantir que o alimento necessário para o corpo, mente e alma permanece disponível.
*Aqui estão algumas perguntas que um sonho flor pode perguntar no que diz respeito à vida e crescimento:
*Eu sinto o meu crescimento é atrofiado? Como posso combater isso?
*Como posso nutrir eu e meu ambiente e as pessoas para incentivar o crescimento novo?
*Flores lembram-nos que nós podemos florescer quando estamos pacientes, atentos e prontos.
*Estou disposta a aceitar que, como flores, existirá um tempo natural para todas as coisas?
*Estou gerindo o meu tempo corretamente? Qual é a pressa? Posso render-me e deixar as coisas acontecerem a seu tempo? Tenha o meu carinho Fatima Vieira

Unknown disse...

Olá Fatima,
Sou Margarete,tenho 43 anos e sempre sonho com a minha casa da infancia, sempre é noite ou estou dentro da casa com medo de ladroes, as janelas e portas se abrem e eu tento fechar e elas abrem novamente ou estou fora tentando entrar e a casa está envadida por ladroes. o estranho é que esta semana sonhei com o sitio dos meus pais no interior, também da minha infancia com a mesma situação, onde um dos ladroes colocava uma arma na minha cabeça e eu não sentia medo de morrer e tinha uma sensação de consciencia tranquila e de fé em Deus.depois eu caminhava numa estrada e tinha um cansaço extremo, quase nao conseguindo caminhar da casa do sitio ate a minha casa.depois já me vi tentando entrar na minha casa de novo, sempre sinto muito medo e muito cansaço. acordo muito cansada.

Unknown disse...

ola,tenho sonhos constantes com minha casa que nasci e vivi ate os 18 anos nos meus sonhos eh marcante o momento que começo a limpar e retirar coisas velhas e isso eh com frequencia.

Unknown disse...

ola,tenho sonhos constantes com minha casa que nasci e vivi ate os 18 anos nos meus sonhos eh marcante o momento que começo a limpar e retirar coisas velhas e isso eh com frequencia.

Carlos disse...

Olá Bom Dia, hoje despertei com um som que nada mais era que um despertador de do celular de minha mulher que tocava.Ate ai tudo bem só que eu me encontrava novamente naquela casa, aquela que me apresenta medos, aquela onde o último quarto ,o quarto no fim do quintal sempre irão sair sombras ,vultos,fantasmas, que prontamente me apresso em fechar a porta com a tranca onde sempre é dificil,aquele quarto e cozinha onde morei quando recem-casado, onde prestei os últimos cuidados à minha mãezinha querida,o último banho que a ajudei antes dela ser internada e falecer, local esse que me causa medo, os quartos dos meus pais que sempre esta fechado e eu tenho medo de adentra-lo, essa casa que sempre apagam-se as luzes e entro em pânico e meus gritos não são ouvido,tudo é sem do mesmo jeito sonhar que estou lá me revira de um lado pro outro e estou sempre extremamente amedrontado, e me sinto sempre dependente, pedindo socorro e as pessoas não me houver,e por ai em diante,o despertador tocava no sonho era dentro do quarto dos meus pais onde tenho pavor de entrar, enfim o som era real mas me transportou à um mundo de pânico que até hoje me amedronta.
Tenho 58 anos vivi grande parte da minha infancia nessa casa as vezes passo em frente a ela que me chama sempre atenção, que casa ,"É Essa".

psique disse...

Olá Margarete!
*Sabe-se que a casa diz muito sobre o nosso estado mental, emocional ou físico atual. *Que sensação você sente ao acordar? "sempre sinto muito medo e muito cansaço. acordo muito cansada" ... "eu caminhava numa estrada e tinha um cansaço extremo"... "arma na cabeça". *Ladrões em sonho: Algo está sendo roubado, suprimido, consumido. Sua energia sendo drenada? Sente-se pressionada por algo? preocupações? *Pode ser uma situação de fato (observe se seus pertences estão em ordem; limpeza e reciclagem do seu espaço físico). "as janelas e portas se abrem e eu tento fechar e elas abrem novamente ou estou fora tentando entrar e a casa está envadida por ladroes" ... Existem momentos na vida em que não devemos forçar ... as portas ficam temporariamente fechadas. Olhe para dentro, auto-aperfeiçoamento é a chave. O ladrão é o seu estado mental frenético alimentado pela preocupação, onde qualquer intuição poderá ser perdida. Acalme-se. No silêncio uma nova direção se revelará a você. *Pode estar se instalando um estresse importante e o seu sonho está lhe dando um recado. bjo Fatima Vieira

psique disse...

Olá Jandrey Barzan!
*Limpeza na casa - Pense: A casa no sonho é o seu ser, seu corpo seu psiquismo.
*Refere-se a aspectos de si mesmo que você tem vergonha ou se recusa a reconhecer.
*O que preciso limpar? Corpo físico - desintoxicação, iniciar alguma dieta, ou cuidar mais com o que me nutre. *Você é o que você come. Você é o que você aprende. Você é o que você experimenta... "começo a limpar e eliminar coisas velhas" - Velhos hábitos, pensamentos negativos, que insistem pois "sonho com frequência"! Enquanto não for feito a faxina o sonho será recorrente, ou seja, o inconsciente vai continuar mandando a mensagem. bjo Fatima Vieira

psique disse...

Oi Carlos!
*As situações de perigo em sonhos são um alerta sobre problemas inconscientes que podem trazer sofrimentos e aparecem para nos mostrar situações que requerem uma atenção, uma compreensão particular.
*No seu sonho há indícios de inflação psíquica, gasto importante de energia por conta da perda da sua mãe. *Posso arriscar a dizer que você enfrentou um estresse pós traumático. Pode estar sendo expresso no sonho a sua própria ansiedade sobre a morte. "local esse que me causa medo, os quartos dos meus pais que sempre esta fechado e eu tenho medo" ... "essa casa que sempre apagam-se as luzes e entro em pânico e meus gritos não são ouvido,tudo é sem do mesmo jeito sonhar que estou lá me revira de um lado pro outro e estou sempre extremamente amedrontado... "
Ou seja: eu sou uma pessoa amedrontada ... pedindo socorro... no meu interior está escuro ... tenho pavor de entrar dentro de mim! que casa "é essa"? Quem sou eu? Se algo está obstruído, se as velhas ideias fixas ou negativas já não estão funcionando, o nosso sonho nos alerta em forma de pesadelos.
*Tem um recado para você: No sonho o despertador tocava no quarto dos seus pais ... "me transportou à um mundo de pânico que até hoje me amedronta" ... E hoje o despertador da sua esposa que toca... precisa acordar definitivamente do sonho triste e ver quem está ao seu lado... Viva com intensidade o momento existencial presente! Como as estações tudo no universo se transforma dando início a novas formas. A Psicoterapia seria aconselhável. Um Abraço Fatima Vieira

Unknown disse...

Olá,eu sempre sonho com a casa da minha infância, nos sonhos eu sempre estou muito confortável por voltar a morar lá, nos sonhos é nítido que eu sei que aquela casa fez parte da minha infância, em alguns sonhos ela está a venda e minha familia vai lá para comprar, em outros já me vejo dentro dela com minha mãe e estou muito satisfeita de estar morando lá novamente, já sonhei com ela toda modificada, bem bonita com outra familia morando nela e estava a venda e eu e meu pai visitando querendo comprar. Ja sonhei ela com cômodos escuros e feios. Mas o que mais me chama atençao é o fato de sempre saber aquela casa já fez parte da minha vida e estar feliz por morar ali de novo, uma observação é que não tive uma infância feliz nessa casa, eram muitas confusões, meu pai bebia muito, vivia de farra e batia na minha mãe, fo nessa casa também onde eles se separaram e eu passei a viver com uma mãe depressiva e agressiva. Sonho com outras casas tbm que já morei, o sonho no mesmo estilo desse, só que com a casa da infância foi mais constante.

psique disse...

Oi Luana Oliveira
*Sinto muito pela sua história. Através da alquimia do sonho podemos ressignificá-lo. Observe que no próprio sonho você faz a transmutação: (...) 'não tive uma infância feliz nessa casa' ... 'já sonhei com ela toda modificada, bem bonita'.
*Lá onde a agressão e a dor predominou você retorna para resgatar algo... acredite a felicidade é possível. *Tente observar que mesmo vivendo situações caóticas, a fundação, a base foi poderosa. *E você tenta juntar os 'cacos' que acabam por fortalecê-la. Não deixe que esse passado tão sofrido resulte em uma pessoa indecisa e hesitante. Agora sua vida está em suas mãos, sua vida é o que você quer que seja e como você faz. Está sob seu domínio o poder de transformar toda essa dor sofrida em crescimento pessoal. Tente estabelecer um acordo consigo própria e decida sobre que rumo tomar. Dê adeus definitivamente ao passado. Bjo Fatima Vieira

Anônimo disse...

Oi,faz anos que sonho com o lugar onde a minha finada avó morou quando eu era pequena. O meu sonho nunca é bom,sempre sonho monstros,pessoas mortas,sempre tento me esconder debaixo da cama pra não me pegarem...

psique disse...

Oi Anônimo,
*Sonhos na casa de infância que evocam fantasmas, monstros, demônios, ladrões... indicam nossas sombras, negócio emocional inacabado relacionados com a família, parentes mortos ou memórias e sentimentos reprimidos.
*No sonho você menciona sua avó, algumas culturas antigas acreditam que parentes mortos quando aparecem nos sonhos são as forças divinas servindo deste canal para sinalizar mudanças importantes nas nossa vidas. *Nossos ancestrais constelam nos sonhos para nos dar informações, conselhos e apoio. Portanto, não tema. É seu psiquismo tentando um resgate histórico através deste ancestral. *Isso é fascinante, eu particularmente tenho tido sonhos que me fizeram recuperar a "memória" de várias centenas de anos no passado.*Minha sensação é que eu não estou apenas recuperando o meu código genético, mas uma herança de estratégias de comportamentos que me passaram e cabe a mim selecionar os mais gratificantes. *Minha avó (falecida) era muito forte, cuidava das pessoas que à ela recorriam desde urgência nos partos até conselhos com o chá certo na hora certa. Não raro ela me indica em sonhos determinado fitoterápico ou alimento específico que necessito. E eu sigo à risca. Um Abraço! Fatima Vieira

disse...

Olá sempre sonho com minha casa de infância. No início queria ir embora de lá. Estava em construção sempre inacabada feia dava medo. Depois sonhei com móveis antigos mas bonitos. Ontem sonhei q minha casa estava reformafa bonita, com arquitetura diferente, misturando moderno e antigo. Mas só faltando a pintura.e u a achei muito bonita.De antigo tinha as proteções das varandas de ferro estilo art nouveau. No centro no alto ao fundo do jardim rente ao muro tinha um tipo de sacada bem alta para meditar. Estava com um irmão, ele comentava q estava tudo bonito, quase pronto.

disse...

Olá sempre sonho com minha casa de infância. No início queria ir embora de lá. Estava em construção sempre inacabada feia dava medo. Depois sonhei com móveis antigos mas bonitos. Ontem sonhei q minha casa estava reformafa bonita, com arquitetura diferente, misturando moderno e antigo. Mas só faltando a pintura.e u a achei muito bonita.De antigo tinha as proteções das varandas de ferro estilo art nouveau. No centro no alto ao fundo do jardim rente ao muro tinha um tipo de sacada bem alta para meditar. Estava com um irmão, ele comentava q estava tudo bonito, quase pronto.

psique disse...

Oi Ná, Sobre casa inacabada: Segundo a Psicanálise Existencial o ser humano é um projeto inacabado, um Vir-a-Ser, lançado no mundo para viabilizar sua história. Você refere construção inacabada e feia 'dava medo'... Mas em outro sonho a casa (você) já se manifesta reformada, bonita' 'só faltando a pintura'. Logo, aspectos que você não estava valorizando precisa de algum 'reparo', considere o que na sua vida precisa ser redimensionado, consertado. Parece que há uma certa harmonia entre o projeto antigo (maturidade) e o estilo moderno (novas experiências). O portão simboliza o portal que precisamos atravessar para seguirmos em frente com essas novas experiências. E o jardim nos remete ao paraíso, paz... o jardim evoca uma imagem do Si-Mesmo e representa a unicidade original entre o ego, a natureza e a divindade. Lá onde seu coração está, você poderá florir, 'onde tudo está bonito, quase pronto'... Considere a prática da meditação, como sinaliza o seu sonho. Fatima Vieira

Anônimo disse...

Olá sempre tenho sonho com minha casa de infância e neste sonho eu estou lavando roupa num giral e vem aquela chuva forte eu continuo mas eu presenciei um bandido correndo pra dentro de uma casa q meu pai tava construindo para nois mudar pra ela e sair da casa velha, outra vez sonhei com a casa e nela eu tava em cima do muro com 3 amigas do lado eu tentando expulsar um demônio que tava no chão eu gritava sai demônio em nome se Jesus e virava pro lado via minhas amigas de infância de boa e eu gritando e acordei gritando eu sofri muito naquela casa minha mãe abandonou eu minhas irmãs pq sofria muito e se nos levasse meu pai o matava eu e minhas irmãs apanhava muito nunca tivemos uma boneca nunca podíamos brincar só arrumar casa e vivíamos mas em casa quando chovia ele punha nos para lavar louça roupas mesmo tando chovendo uma vez me lembro que eu ia me matar porque eu não aguentava mas apanhar e ia escrevendo uma carta assim vou me matar pq não aguento mas apanhar aí desiti um pouco aí depois mudei de lá vim morar com minha mãe deu maior trabalho para sair de lá veio conselho polícia e tudo para nos tirar de lá pq meu pai não queria deixar nois ir embora uma vez ele me bateu quase morri e eu não fisso nada ele tinha chegado bebo e viu coisa onde não existe e esses dias para cá venho sonhando esses sonhos com a casa onde moro e lá nem existe mas a casa ele trocou com outra e fizeram açougue lá meu pai era muito ruim todos lá tinha medo dele

psique disse...

*Olá Anônimo, lamento sua história de vida tão sofrida, tenha meu carinho.
*Vamos a alquimia do seu sonho: Sabe-se que bandidos e demônios em sonhos são as nossas sombras, medos que se projetam nestes símbolos como sinal de alerta.
*Exorcizar algo em sonho ou limpeza: Exorcismo significa medida extrema, radical e definitiva. Emoções negativas precisam ser reconhecidas, elaboradas e eliminadas.
*Acordar chorando, gritando... apesar do desconforto, as lágrimas e os gritos nos conectam com emoções profundas, com as nossas perdas e expressam elaboração do luto.
*Quanto mais aguda a dor física no sonho, mais próximo da consciência a ferida está.
*O nível do desespero nos dá a ideia da intensidade da dor que você está limpando.
*O choro ou o grito são manifestações poderosas sinalizam que você está passando para outro patamar de experiência. Pergunte-se: Que tipo de emoções estou disposta a expressar? O que preciso deixar ir definitivamente?
*O seu subconsciente está lhe alertando que estas situações estão saturadas e estão causando estresse em sua vida e você poderá somatizar.
*Coloque sua vida de volta nos trilhos, assuma o controle com mudanças positivas.
*O que importa é a atitude positiva que você deve adotar daqui para frente, elas serão a sua capa de proteção para facilitar sua viagem.
*Um dos problemas mais delicados que tenho atendido em Psicoterapia são os resultados desastrosos para a vida de uma pessoa que sofreu maus tratos na infância.
*A sua necessidade de ligação afetiva e aconchego fica truncada: ela cresce desconfiada, depende e conta apenas consigo mesma. Aprende a se bastar desde cedo. Tem a sensação de não pertencer a nenhum contexto. Como se nada no mundo lhe pertencesse, exceto ela mesma e a sua bagagem pessoal, as suas memórias, seus anseios, a sua dor, seu carisma, suas crenças... Mas seu coração não está contente. Infância com terreno acidentado, e você sobreviveu... Tente voltar a confiar na vida e mantenha seu coração em paz. A Psicoterapia é indicada aqui, se possível. Fatima Vieira

Anônimo disse...

Olá, sempre sonho com a mesma casa onde morei na minha pré adolescência, por mais que o sonho eu esteja em outra cidade.. retorna sempre para o cenário daquela casa amarela onde morei, seja triste ou alegre a casa sempre é a mesma

psique disse...

*Oi Anônimo,
*Sonho que se repete... a mensagem ainda não foi decodificada, o inconsciente insiste para que algo seja compreendido. *Sua casa é seu templo onde mora os desejos do seu coração. “Se me encontro numa determinada casa em sonhos, é porque a minha realidade psíquica dominante se exprime de forma mais clara através deste ambiente.”
*O importante é "tratar nossos sonhos como amigos", eles não são eventos isolados são comunicações dos contínuos processos inconscientes. "(...) à medida que o ego ouve e o inconsciente é encorajado a participar do diálogo, a posição do inconsciente é transformada daquela de um adversário para a de um amigo, com pontos de vista de algum modo diferentes mas complementares." (Singer)
*Sobre o seu sonho: Eu deixei a casa amarela mas ela permanece em mim. Que experiências você teve na casa amarela? O que você tenta resgatar? Observe as sensações que você sente durante os sonhos. Sabe-se que algumas experiências podem ter sido dolorosas, por isso voltamos tanto ao passado. *Com a técnica da Imaginação Ativa criada por Jung, é possível ressignificar a casa amarela:
*Em vez de deixar a mente construir limitações, tentando voltar insistentemente ao passado, procure colocá-la para trabalhar em melhores oportunidades na frente. *Remodele sua casa, desenhe, pinte... pense sobre a cor amarelo, dourado, ouro... psicologicamente, é a cor da intuição simboliza a juventude e a audácia. Ajuda a comunicação e transmite alegria. Aciona a capacidade mental, aumentando a sua imaginação. Espiritualmente o dourado quando se afasta da ideia do simples ornamento, do profano, nos remete ao sagrado... Você vai fazer as associações que lhes sejam mais pertinentes e reveladoras. Um Abraço Fátima Vieira

Anônimo disse...

Olá
Sonhos repetidas vezes com uma estrada que ficava perto de 3 casas antigas onde morei na pré adolescência, adolescência e início da fase adulta, o conteúdo dos sonhos sofre variações, mas o lugar repete. Algumas vezes aparece nesse sonho uma amiga de adolescência que não vejo há muitos anos... muitas vezes esses sonhos também ocorre em uma das casas que morei principalmente na casa do início da fase adulta, as vezes ela tá igual as vezes completamente diferente, as vezes as pessoas que estão lá são do passado as vezes do presente,mas não costumo gostar muito desses sonhos... Vanusa

psique disse...

Olá Vanusa,
*Quase todos os sonhos têm uma finalidade terapêutica, de autoconhecimento, nos auxiliando para uma visão mais clara de nós mesmos.
*A casa é um símbolo universal que é comum a todas as pessoas.
*Onde você começa a decodificação de um sonho? Observando os detalhes.
*A casa no sonho:observe seus sentimentos ligados a ela é o primeiro passo... Incluir o máximo de detalhes: tamanho, forma, cor e condições.
*A estrada no sonho...indica o destino, nosso senso de direção, a jornada em direção aos nossos objetivos. Caminho que você está seguindo desde a pré-adolescência.
*São três casas: pré adolescência, adolescência e início da fase adulta.
*Aqui a estrada evoca o passado, então sinaliza que nesta direção algo precisa ser resgatado. *Você diz: 'não costumo gostar muito destes sonhos'... ou seja, não fui muito feliz nestes períodos? Algo não me serve mais? Talvez sinalizando que alguma atitude ou padrão de comportamento que tem estado com você desde a infância está necessitando de uma reciclagem? *Durante um período de estagnação em nossas vidas, a tendência é retornarmos ao passado, ou permanecermos na nossa zona de conforto... entretanto, o presente exige alterações. *Tente liberar seu apego a algo que não lhe serve mais. Você vai descobrir como pode estar bloqueando uma maior circulação de vida, impedindo receber algo novo. Abraço Fátima Vieira

Anônimo disse...

Obrigada Fátima Vieira. Abraço Vanusa.

Anônimo disse...

Olá boa tarde,
Tenho sonhado frequentemente com um amigo que faleceu há quase 2 meses, eu tinha uma ligação muito forte com ele, na verdade eu era apaixonada por ele as vezes sentia que era correspondida, as vezes ficava na dúvida pois sempre fui muito insegura nessas questões e nós éramos muito diferentes, principalmente na idade. Fiquei muito mal com a morte dele mas aos poucos tô conseguindo seguir mais em frente, penso muito nele e tenho sonhado com ele nas mais diferentes situações,as vezes esqueço boa parte deles, mas as partes que me lembro costuma me trazer boas sensações, exceto os finais, neles eu quase sempre acabo chorando ou ficando triste e sozinha, o que me faz acordar com uma sensação muito ruim. Queria saber o significado, desde já agradeço.

psique disse...

Olá anônimo, sinto muito sua recente perda. Tenha o meu carinho.
*Existem pessoas que nos fazem sentir gratos por passarem por nossas vidas.
*Como uma estrela cadente, trazem mensagem forte.
*Você pode estar sentindo um pouco de tensão. Essa melancolia esse vazio, além da fase natural de elaboração do luto, também sinaliza que houve pouco comprometimento de sua parte na relação (?).
*Observe que no sonho a sensação é paradoxal... "costuma me trazer boas sensações, exceto os finais, neles eu quase sempre acabo chorando ou ficando 'triste e sozinha', o que me faz acordar com uma sensação muito ruim".
*Que esta a ausência lhe diz? *Fique atenta às características de personalidade que te atraíram nesta relação. *Ocorre que por vezes deixamos de mergulhar numa relação por falsos julgamentos, medo de entrega, preconceitos...
*Em psicoterapia eu costumo dizer aos meus pacientes, na dúvida... Ouça a canção do seu coração. (Se fizermos papel de tolo foi por uma justa causa).
*Direcione sua atenção no que você é agora. *Pocure ser honesta e generosa com você mesma... sem culpas, sem ressentimentos.
*Olhe atentamente as pessoas que você considera importantes em sua vida.
*Tome nota das coisas pequenas e simples: um sorriso, um telefonema, um gesto de apoio... *Ninguém pode realmente ser afetado por um coração fechado.
*Tenha fé de que tudo o que você dá generosamente para o mundo, retornará multiplicado para você.
*Agradeça gentilmente ao seu amigo e se despeça. Gratidão abre a porta para o amor em seu mundo. *Siga enamorada com a vida, é possível que esta foi uma das mensagens que ele lhe ofertou. Fátima Vieira

Unknown disse...

Olá ! Tenho esse sonho que se repete na casa que eu atualamente moro,so que no sonho a casa é antiga como eu lembro dela na minha infância, ela como todas as casas da vizinhança pega fogo ,e eu e meu pai tenta apagar as chamas que estão na parte da eletricidade do teto da minha casa,nós sempre conseguimos conter o fogo.. esse sonho ja se repete a nos , é como se todos do sonhos já esperasse isso acontecer ,como se fosse um terremoto onde atinge a cidade toda.. alguem conseguiria interpretar?

Unknown disse...

Oi, Bom dia!

Eu tive um sonho resente com a casa onde eu morava na infância. Porém, só o espaço continuava o mesmo. Lembro que era uma fazenda, com uma represa na porta e um pé de manga. As pessoas que estavam presente para minha surpresa eram colegas de trabalho que eu trabalho hoje, vizinhos e uma tia minha. Lembro que ao lado da casa tinha outra casa, que por sinal eram dos meus colegas de trabalho, avistei a mãe deles,indo em direção à eles que estavam a beira da represa pescando. Vi no sonho eu já adulta sentada a beira da represa sobre uma pedra, com os olhos cheios d'água e conversando com minha tinha, dizendo q tinha saudade de lá, daquele tempo. E Acordei chorando.

Lembro que na minha infância mudava com frequência de casa. A que tive no sonho foi a primeira Fazenda onde morei depois de deixar de morar com minha vó que até então eu chamava de mãe. Acho que apesar de ser muito apegada a minha vó, essa casa em que sonhei foi muito importante para mim. Pois, foi quando minha mãe casou-se de novo e teve outro filho, penso que foi o mais próximo de família que tive, esteve registrado neste período.

psique disse...

Olá Gabi Araujo,
*Casa em seu sonho representa sua própria alma e self.
*O sonho fornece uma visão geral de como você se vê e quem você acha que é.
*Reflete aspectos de si mesma que foram significativos durante o tempo que você viveu naquela casa. *Você pode experimentar alguns sentimentos inacabados que estão sendo acionados por uma situação de vigília.
*Teto em seu sonho representa uma perspectiva mental ou espiritual, simboliza uma barreira entre dois estados de consciência.
*Indica que algum material inconsciente está tentando se dar a conhecer, aspectos de si mesma que você negou estão vindo à tona. Novas informações lentamente se revelarão a você.
*Sonhar com uma demolição, incêndio, terremotos... indica que você está prestes a iniciar grandes mudanças em sua vida. Seu ego está sob controle e sua mente não a engana facilmente.*Você tem condições de ver os eventos claramente, não só sob a superfície, você parece estar fisicamente ciente dos eventos.
*Isso torna possível para sua autoprotecao proteger pessoas mais próximas a você.
*O fogo é um símbolo de rejuvenescimento. Ele limpa e purifica, mas também pode destruir. *A Fênix é uma ave de fogo que, após a morte, renasce das cinzas.
*Você está sobrecarregada, estressada com algum processo de mudança? *Está com a impressão de que algo vai sair do seu controle? *É melhor relaxar e deixar a ação seguir seu curso. **Aqui convém considerar a figura paterna ou de alguma autoridade como uma figura intrusa: "...eu e meu pai tenta apagar as chamas que estão na parte da eletricidade do teto da minha casa,nós sempre conseguimos conter o fogo".
*Eletricidade: Emoções que podem gerar uma reação muito poderosa a uma situação - como ciúme ou raiva - para uma liberação de enorme energia que pode ser negativa ou positiva. *Também pode simbolizar o limite que você definiu para si mesma, sempre que as dificuldades surgem precisa do apoio da figura paterna ou autoridade? Ou evita solicitar ajuda? Esqueceu algumas pessoas que merecem de sua parte uma consideração especial? *Você tem o poder de liderança para fazer sua vontade uma realidade, mas você deve tratar cada pessoa que é importante para você de uma forma especial e individualizada. Um abraço Fátima Vieira

psique disse...

*Oi Dayanne Vitória
*Por vezes o retorno ao passado, nos leva a resgatar histórias de nossos ancestrais.
*Os personagens no sonho simbolizam partes de nossa personalidade e experiências... são recados do nosso inconsciente para nos alertar de como estamos guiando a nossa vida. *Aqui temos a figura materna associada aos colegas de trabalho... "avistei a mãe deles,indo em direção à eles que estavam a beira da represa pescando"... e mudanças frequentes de residência. *Possivelmente a tarefa da mãe no passado de ter que administrar as constantes mudanças? *A responsabilidade pela subsistência (pescando) manutenção da família?
*Isso associado ao seu trabalho: A nossa vida profissional indica como estamos sendo nutridos nos aspectos físico, mental e espiritual. Você sente que está dando conta do recado? É sua vez de "pescar", ir à luta. *...eu já adulta sentada a beira da represa sobre uma pedra, com os olhos cheios d'água e conversando com minha tia, dizendo q tinha saudade de lá, daquele tempo.
*Os caminhos velhos e desgastados parecerão vívidos, mas estão cada vez mais distantes... *Acordar chorando aponta para algum tipo de estresse, alguma insatisfação...procure manter um estilo de vida saudável. *Só para constar você tem o 'V' de Vitória no seu destino. Boa Sorte! Fátima Vieira

PROF. LÚCIA LOUREIRO disse...

Bom dia Fátima!
Muitas vezes em meus sonhos me encontro em minha casa de infância e, nos últimos dias,tem acontecido muito. Às vezes fico tão impressionada que fico procurando na Internet o significado. Teve um sonho que achei bem estranho, pois estava no quintal da casa onde cresci e tinha algumas cobras que eu estava alimentando com camundongos. As cobra eram grandes e dóceis e duas ficaram na minha memória pela cor que apresentavam. Uma era azul turquesa e a outra de um verde cintilante que jamais tinha visto. Sonho estranho, não?

Anônimo disse...

Olá gostaria de saber se vc puder me ajudar a entender melhor esse sonho que venho tendo. Desde já muito obrigada.Estou tendo um sonho recorrente com casa tbm. Primeiro sonhei que derepente na minha casa aparecia outros cômodos mas todos inacabados. E eu pensava que era mais cômodos pra ajeitar e mais trabalho. Depois sonhei que havia saído da minha casa (não lembro o motivo)e morava de favor uma casa nos fundos de uma igreja de onde a dona derepente resolvia nos mandar embora, então voltávamos pra minha casa. Chegando em casa a parte do primeiro andar estava toda inacabada paredes sem reboco e ainda tinha ninhos de maribundos/vespas e outros insetos, como se estivesse abandonada há algum tempo. Os insetos não me assustaram só não gostei deles alí. Eu ia seguindo pelo primeiro andar quando via um vigia que era da casa de junto q estava sentado na minha parte da casa. Incrível que minha casa emendava chão com chão com a da vizinha. Eu falava com o vigia que ele estava na minha parte e que precisávamos falar com a dona pra fazer um muro pra dividir as casa. Ao seguir pra casa da vizinha percebia q a casa dela estava toda bem acabada e decorada. Eu falava com ela que precisávamos achar o limite das casas. Nisso ela ia comigo pra achar a divisão e terminávamos nos perdendendo como se todas as casas da vizinhança fossem emendadas/emaranhadas. Por fim nos localizamos em uma viela onde decidíamos voltar pra casa pela rua. Sonho bem complicado. Espero que você possa me ajudar esclarecer algo. Muito obrigada.

Anônimo disse...

Prezada,

Achei seu blog incrível. Por favor, me ajude. Tive um sonho no qual eu e meus irmãos estávamos na nossa casa de infância. Eu propunha a eles uma reforma porque a pobreza me incomodava muito. No sonho, nós já éramos adultos e a casa, embora diferente nas imagens, era a casa da infância. Eu olhava um dos quartos e pensava no meu pai que já é falecido há 15 anos. Eu me sentia mal por causa da pobreza do lugar.
Nunca vi terapia, mas leio muito sobre Física Quântica. Sempre tive esse canal muito aberto (sonhos) e esse me chou a atenção em especial pq tenho meditação muito sobre não aceitação e não merecimento todos os setores da vida, em especial quanto a prosperidade.
Me ajude. Li suas respostas e achei muito interessante. Parabéns. Sueli.

psique disse...

Olá prof. Lucia Loureiro,
*O arquétipo da cobra aparece na mitologia, no simbolismo das religiões em cultos e ritos... podemos encontrar imagens da serpente do paraíso.
*Nos remete a uma força inconsciente da natureza que não é boa nem má, do instinto e da impulsividade natural. *Qualquer tipo de animal em sonho é considerado uma representação de nossa própria personalidade, ou energias que precisamos estar conscientes, de acordo com os atributos de cada animal.
*No caso a cobra pode ser considerada como um símbolo do falo se a encararmos como princípio gerador e criativo da libido, simbolizando a necessidade de resolvermos conflitos nesta área. *Outras simbologias: refere-se ao sistema nervoso autônomo, a energia instintiva, símbolos transcendentes de profundidade que costuma também estar associado à sabedoria, à cura e ao auto-conhecimento.
*No seu caso o ambiente, bem como as cores devem ser considerados: O ego onírico não é mordido, não se sente ameaçado, pelo contrário é nutrido com docilidade.
*O sonho mostra os desejos do seu coração. *O que precisa ser nutrido em sua vida? Você está sendo amorosa consigo Mesma? *Tente discriminar entre os eventos que tendem a tirar a sua energia vital e aqueles que aumentam o seu potencial humano.
*Aproxime-se de si mesma e aprenda sobre seu próprio funcionamento interno. *Você está sendo alertada para a lição perigosa e emocionante da liberdade espiritual. *E você tem recursos secretos para isso. *Azul: grande energia espiritual. *Verde: é a cor da cura. Um Abraço Fátima Vieira

psique disse...

Oi Anônimo,
Olá gostaria de saber se vc puder me ajudar a entender melhor esse sonho que venho tendo. Desde já muito obrigada...
“Se me encontro numa determinada casa em sonhos é porque a minha realidade psíquica dominante se exprime de forma mais clara através deste ambiente.”
*O tipo e estado da casa do sonho nos sinaliza sobre nosso estado mental, emocional ou físico atual.
*Os espaços por onde passamos nos trazem recordações muito particulares, bem como os destinos dos que os habitaram, seus segredos, a dor, o amor.
*Conecte seu sonho dos vários compartimentos da casa com a sua vida. Pois cada cômodo de uma casa irá lhe apontar para a questão ou pessoa que você precisa lidar.
*quarto: geralmente nos dizem sobre nossos relacionamentos românticos, segredos ocultos das relações ou coisas privadas que escondemos; *sala: é como nos apresentamos ao mundo, as relações sociais; *cozinha: a alquimia da nutrição, família. "... minha casa aparecia outros cômodos mas todos inacabados."
*Talvez você precisa se reconstruir em alguma área que esteja deficiente... *Você pode estar sentindo-se vazio, solitário ou drenado. *Comece a organizar seus pensamentos e sua vida. *O que você considera inacabado? "precisávamos achar o limite das casas..." *Você precisa perceber quem você realmente é. *Seja você mesmo (a). *Você não precisa se irritar com as ações dos outros, (insetos irritabilidade, negatividade). *Quem está sendo invasivo? *Há permissão para isso? *A ponto de ter que construir um muro? *As pessoas farão o que querem com base nas próprias necessidades e não nas suas.
*Deixe-as ir em paz, especialmente se você se sentiu desprezado (a) ou ferido (a) de alguma forma. *Vigia: sinto-me controlado ou no controle? O único espaço verdadeiro que você pode sempre comandar é o espaço em que você está. *Seu espaço interno resolvido vai lhe permitir delimitar seu território. *Seja generoso (a) consigo e com os outros. *É a sua qualidade mais atraente. *Nesta verdadeira empatia você aprenderá muito sobre a vida. Com carinho Fátima Vieira

psique disse...

Oi Sueli,
*O animal humano tem muito em comum com todos os outros animais. *A vida às vezes é dura e até violenta e nos deixa cicatrizes. *Somos todos animais humanos tentando lidar com as complexidades da vida moderna, com seus valores sutis que nos condicionam, nos aprisionam e nos adoecem. *Como seres humanos (primitivos), podemos reconhecer instintivamente quais são as necessidades básicas para nossa sobrevivência: alimento, abrigo, amor e calor humano. *Uma caverna sem calor emocional seria mortal para a espécie humana. *Logo, nosso lar está onde nosso coração está em paz.
*O amor é o alimento que todos nós precisamos para enfrentar o mundo exterior com exatidão, coragem e prazer. *Uma casa é uma caverna modificada. *Os excessos que nos obrigam a consumir não simboliza prosperidade.
*No sonho você refere: "Eu propunha a eles uma reforma porque a pobreza me incomodava muito". *O que em mim necessita de reforma? O que encontra-se pobre, carente?
*Na visita em um dos quartos lembra do pai e sabe que ele já faleceu... *Observe que a presença da figura paterna está forte ainda... *Agradeça e dê adeus ao passado.
*O pai simboliza a autoridade, a lei, a proteção, aquele que garante (ou não) o nosso sustento. *O quarto em sonho remete as nossas questões mais íntimas, relacionamentos românticos, segredos ocultos ou coisas privadas que escondemos.
*Abra o seu coração sinceramente ao amor e ao perdão. *E lembre-se tudo o que está a impedindo de prosperar pode estar na sua mente. *Não perturbe sua mente com vagas preocupações e ansiedades. *Preocupe-se mais com seu bem estar... com exercícios, ar fresco, boa nutrição e sono, bem como com as leituras que você mencionou que irão lhe fortalecer. *Deixe o tempo lhe nutrir e curar, você vai ver sua fortuna aumentar. Boa Sorte! Tenha o meu carinho Fátima Vieira

Editor disse...

Sonho quase todas as noites com a casa da minha infância, e algumas pessoas da minha família estão lá, quando ocorrem conflitos eu subo no telhado da casa para me esconder e fico em paz olhando o céu. Hoje mesmo sonhei que via uma árvore lá adiante e ia do telhado até ela flutuando era uma árvore que tinha luz própria e galhos muito , muito altos. eu parava nela e sentia uma paz enorme.

Unknown disse...

Boa noite!!
Tudo bem?

Procurando sobre significados de sonhos com casas eu encontrei seu blog!
Sonhei que voltei a minha casa de infância e ela estava vazia, completamente vazia e não tinha cômodos, era como se fosse uma cômodo grande , inteiro.
No sonho eu ficava olhando a casa e imaginava na minha cabeça os cômodos como realmente eram na infância e me sentia super bem, em paz, calma.
Acordei assim, tranquila, em paz, calma, segura..sei lá, porém eu vivi muitas coisas ruins nesta casa, muita violência, muita briga, foi uma infância difícil!
O que vc acha?

Muito obrigada por ter este blog!

Fique com Deus!

psique disse...

Oi Liliane Nogueira,
*Sonhos recorrentes indicam problemas não resolvidos, padrões de comportamentos ​​ou emoções querendo se expressar na nossa vida de vigília.
*Cada cômodo como a cozinha, quarto ou banheiro, possui seu significado simbólico.
*No seu sonho como o ambiente é caracterizado pelo quarto, simboliza as suas questões afetivas mais íntimas em busca de expressão. "... fico empolgada com as possibilidades." *Personagens que aparecem nos nossos sonhos são aspectos inconscientes se manifestando por projeções ou outros mecanismos de defesa. "ex amiga trocou de quarto comigo sem que me consultasse, e eu não gostei mto." *Procure observar as características da personagem que a incomoda. *Este é um grande momento, até mágico (de possibilidades) em sua vida: para escrever, compartilhar ou satisfazer uma força criativa para a comunicação com aqueles que você ama. *As mudanças devem vir. "...sempre pensando em mudar de quarto." *Fase de estagnação já não a satisfaz.
*Desejo que a brisa da mudança lhe seja favorável. Fátima Vieira

psique disse...

Oi editor,
*Telhado: filosofia, crenças ou estratégias de enfrentamento que usamos como proteção contra o estresse: "eu subo no telhado da casa para me esconder e fico em paz olhando o céu". *Algumas vezes pode estar refletindo que um problema em sua vida no presente precisa ser resolvido, um impasse...*É hora de mudança. Tentar chegar ao núcleo de uma situação que você se tornou preso... e não resolve nada "subir no telhado para me esconder..."
"via uma árvore lá adiante e ia do telhado até ela flutuando..." *A arvore: sua história familiar pregressa... "árvore genealógica" descreve uma forma como o inconsciente usa a imagem de uma árvore para representar algo que é uma realidade interna. *Nossa personalidade atual é construída sobre a vida e o caráter de nossos antepassados. *A árvore remete a estrutura viva de si mesmo, como você se vê: "era uma árvore que tinha luz própria e galhos muito, muito altos". *Você sente como se fosse invencível, que nada pode impedi-lo de alcançar seus objetivos? *Este sonho sugere que o seu futuro está em suas mãos e pode ser brilhante, se assim você acreditar.
*Flutuar em sonhos: um despertar para o seu ser espiritual. Este tipo de sonho é referido como um "sonho lúcido". *Você é capaz de voar em qualquer direção que escolher. *O vôo é uma atividade completamente natural que faz parte de sua vida tanto quanto a respiração. *Você está desfrutando a paisagem, sentindo como está fluindo suavemente através do ar, a sensação é de poder e de que nada poderá obstruir o seu caminho. *Ao acordar a sensação de leveza permanece. *Seu sonho poderia ser trabalhado com a técnica da Imaginação Ativa. Um Abraço, Fatima Vieira

psique disse...

*Ola Simone Agulhas Encantadas,
*Sinto muito pela sua infância difícil... experiências de agressividade e violência vividas na infância deixam marcas... sensação de não pertencer e solidão...
*Mas eis que num certo momento: "Acordei assim, tranquila, em paz, segura." ... "e me sentia super bem, em paz, calma". *Cômodos inteiramente vazios: Sinalizam que você é o artífice na construção de uma nova vida sob um novo paradigma...Você pode olhar para o futuro agora e realizar suas metas sem medo. *Somos um projeto inacabado, um vir-a-ser no mundo... *Seja você mesma... circule livremente em seu mundo e permita que a alegria e os bons pensamentos lhe acompanhe nesta fase. Boa Sorte! Fatima Vieira

Unknown disse...

Sonhei que arrumava a casa de uma tia que esta passando por uma situação difícil. O que pode significar isto?

psique disse...

Oi Unknown,
*Um símbolo isolado não é suficiente para decifrar determinado sonho... como ocorre com algumas palavras que podem ter muitos significados, dependendo do contexto em que são usadas ​​na forma verbal ou escrita, os símbolos dos sonhos também devem ser interpretados no seu contexto. *Seu sonho:"...arrumava a casa de uma tia que está passando por uma situação difícil." Pode sugerir uma situação de fato e o sonho pode estar lidando com algum aspecto de sua vida familiar ou seu relacionamento com esse membro da família. *Poderia ser alguém próximo precisando de sua solidariedade ou você precisando de orientação de uma pessoa mais sábia que o ajude a 'arrumar sua casa/ sua vida/ esta situação dificil'? *Isso somente você sonhador saberá... *Um tio ou tia pode ser um um modelo positivo ou negativo, dependendo das memórias que evocam. *Poderia sugerir uma parte de sua personalidade ainda não consciente ou um talento oculto? *Você precisa prestar atenção aos detalhes e considerar as sensações/ sentimentos... admiração, crítica, carinho, ansiedade... *Qual é o seu relacionamento com essa tia e como isso se relaciona com a sua vida atual? Então considere como você descreveria sua tia, que tipo de pessoa ela é, e como você se sente em relação a ela. *O sonho está usando a imagem desta personagem para ilustrar características dela que você introjetou. *Se ela representa sucesso, pergunte-se como você está encarando o sucesso em sua vida. *Se você não sente admiração pergunte-se sobre seus próprios sentimentos sobre alguma falha/ problema que você está enfrentando.
Um Abraço, Fatima Vieira

Unknown disse...

Olá, São 5hs da manhã e eu tive mais um dos meus pesadelos em que me encontro em uma casa que passei minha infância, quando eu tinha 19 anos meus pais sairam da casa, lá são 3 casas no mesmo terreno, só que era terreno de família, portanto morava meu tio na casa da frente, colado na parte de trás era a casa da minha mãe e em cima a da minha tia, porem ando meus pais sairam da casa eu comecei a namoraflr e fui ficar na casa com minha namorada, passamos ums 3 anos lá, minha tia que mora em cima é casada com um cara mal, gosta de mexer com (demônios), ele nao gostava de mim e sempre me ameaçava que eu ia ver o coisa ruim, em 2015 sai da casa, pois não aguentava mais passar por tantas humilhações daquele homem, na casa da frente morava meu tio( ele tinha derrame e tinha um lado do corpo comprometido),esse marido da minha tia por diversas vezes batia nesse tio meu, e eu não podia fazer nada porque eu tinha medo. Em janeiro de 2015 meu tio que morava na casa da frente faleceu e então eu resolvi me mudar daquela casa, desde que me mudei tenho pesadelos de que estou na casa, e esse tio meu aparece no sonho sem falar nada, agindo normal sempre com o jeito dele, e sempre tem algo demoníaco querendo entrar na casa, uma vez foi minha cunhada que era o coisa ruim, na outra era um especie de cachorro, mas que pelo vidro da porta da frente eu via uma imagem destorcida do coisa ruim, e quando eu abria a porta era um cachorro, esses pesadelos se repetem, como faço pra isso acabar??
** sempre fui muito apegado aquela casa,pois passei minha infancia ali.
e pq eu sonho com o coisa ruim ?, tenho medo do marido da minha tia, ele pode estar fazendo alguma macumbaria pra mim??

psique disse...

Oi Unknown,
**Existem pessoas tóxicas que se auto-devoram e procuram destruir os outros. *Se estamos fragilizados psíquica,física e espiritualmente estamos facilitando a vida destes predadores. *Porém, não pode existir sombra sem luz... *O único demônio que existe realmente é o nosso medo. *Quando deixamos essa força vencer perdemos a criatividade, a vitalidade, a coragem. *Ninguém é vítima de ninguém e não estamos assim tão indefesos, a menos que nos permitimos. *Nossa mente tanto pode nos libertar como nos escravizar ... *Se deixarmos que outros nos explorem, ou nos limitem eles o farão. *Você diz: "(...) em 2015 sai da casa, pois não aguentava mais passar por tantas humilhações ... desde que me mudei tenho pesadelos de que estou na casa."
*Seu inconsciente pode estar lhe sinalizando uma situação de fato... desde que me mudei... fugi... ??? *Abandonei a propriedade que por direito me pertence??? Só para não ter que enfrentar os demônios (desafios)?
*Se não diz respeito ao bem material, pode sinalizar que você deveria assumir uma posição mais independente na vida, pois essa forma servil e assustada vai fazer você abandonar outras coisas importantes gerando decepções. *Busque dentro de si a força para enfrentar o mundo com mais liberdade e independência. *Lembre-se: No fundo de sua alma há um núcleo estável, silencioso e seguro, que você pode reativar através da prece... onde nenhum perigo pode afligi-lo... lá acontece o milagre... a maioria das pessoas se esquecem disso. *Visite as profundezas secretas do seu coração e traga a sabedoria da sua alma de volta à vida. Um Abraço Fatima Vieira

Unknown disse...

Boa noite, sonho constantemente com a casa da minha avó materna, da forma como ela era antes, sem a reforma. Sonho que estou la assistindo tv com amigos, sonho que estou brigando com alguem no portao, sonho que estou namorando no portao ( e essas pessoas NUNCA frequentaram a casa da minha avó ). Sonho tambem as vezes que a avo esta viva, mas ausente por estar dormindo. Mas sempre a casa no formato original antigo. Caso exista alguma explicação eu gostaria de entender, pois estou estranhando essa recorrência, visto que eu nao tenho mais vínculos com a casa e umas quatros vezes por semana tenho algum sonho naquele ambiente. Obrigada. Simone.

Aldo disse...

Fátima,
Muito legal seu blog, tenho uma pergunta. Construo uma casa há uns 7 anos, e meio que perdi a vontade de morar lá e mesmo muitas vezes tenho dificuldade em ir até a construção. Passei a pensar que a casa é muito grande para mim. Nos últimos anos, sonhei umas quatro vezes (ou mais) com casas diversas, que eu estava construindo ou tinha comprado e além de outros detalhes, o que todas tinham em comum, e o que me incomodava em todas elas é que elas eram sempre muito grandes. Entrei no blog pra ver algo a respeito, perguntando pra mim "o que significaria uma casa grande?" Daí veio-me: "Solidão". (Seria um jeito do meu inconsciente me alertar de que eu estou muito só (o que é verdade). A amplitude da casa é pra dizer que ela está muito vazia. Seria isso mesmo? Tem outras perguntas que eu poderia me fazer pra descobrir e avaliar melhor isso? Obrigado.

psique disse...

*Oi Simone,
*A casa original, sem reformas: esse retorno ao passado pode dar indícios de que algo necessita ser reformado... revitalizado? Algum projeto ser retomado? Incluindo novos contatos, relacionamentos... *A chave é saber como lidar com pessoas. Você precisa manter uma atitude equilibrada em relação a situações em mudança. Seja mais solta. Cuide do laser, o seu prazer... 'Assistindo tv com amigos' ... 'Namorando no portão'... 'Avó viva (mas ausente, por estar dormindo') - Pode indicar que você necessita 'acordar', para vida.... cuidar com nível de estresse... ansiedade e medo? ... pois não é suficiente estar viva... nem 'brigar' (no portão)... com as exigências da vida... mas entrar em consenso e celebrá- lá. Um Abraço Fatima Vieira

psique disse...

Oi Anônimo...
A casa é só uma construção... o lar é onde colocamos nosso coração, compartilhamos sonhos, desesencantos, sucessos.... você já deu uma resposta, para você a mais óbvia no momento:"o que significaria uma casa grande?"... "Solidão".
*Sim você tem mais o que perguntar, faça isso através da Técnica Imaginação Ativa: O que tanto construo em mim e não usufruo? Quanto mais reformo... mais vazio, me sinto? *Somos por natureza inacabados um processo "vir-a-ser"... coparticipamos da criação, estamos através de nossa criatividade tentando fazer nosso mundo melhor para que o universo seja um bom lugar para todos. *Essa construção sem fim, sem prazer no aspecto material da casa dá indícios da falta de prazer de viver sua história existencial: "Construo uma casa há uns 7 anos, e meio que perdi a vontade de morar lá e mesmo muitas vezes tenho dificuldade em ir até a construção. Passei a pensar que a casa é muito grande para mim." *Como a casa simboliza corpo físico, psique ... que aspectos são mais emergentes na sua vida, que por enquanto está reduzido a uma grande solidão, um grande espaço vazio. *Que aspecto interno é tão carente tão desprotegido que mesmo em 7 anos não consigo decifrar? *Pode indicar que na simplicidade você poderá viver bem... *ou também que você merece mais prazer,
viver a grandiosidade da vida aprendendo a compartilhar... incluir pessoas na sua vida... A fé e a conexão com seus amigos será importante. Busque seu time de apoio. *Esse período difícil está passando... *A Visualização Criativa fará mudar este cenário estagnado de sete anos... pois a vida exige mudanças. *Visualize quem você quer morando nesta casa com você? *Faça uma retrospectiva de sua vida. *Visualize seu espaço interno fechando uma gestalt: o que tento maquiar na minha vida (reforma sem fim)...o que me impede de fechar este ciclo na minha vida (solidão) e começar de fato um novo projeto? Boa Sorte! Fatima Vieira

Anônimo disse...

Ola! Que legal que achei esse blog. Estou bastante intrigada com os sonhos que tenho ha muitos anos e se repetem.sonho sempre com a casa que morei na infancia dos 7 aos 12 a casa tinha um quintal nos fundos e tinha arvores o banheiro da casa ficava do lado de fora da casa nesse quintal e eu lembro que a noite eu nunca ia no banheiro pq tinha medo.nos sonhos eu quase sempre estou nesse quintal e derepente aparece um monstro, as vezes um animal feroz,outras vezes espiritos ou homens maus e eu corro com muita dificuldade para entrar na casa e fechar a porta eu sempre consigo.essa casa meus pais ja venderam ha muitos anos hj tenho 36 anos e não paro de sonhar com essa casa.essa noite sonhei que estava la e no meu quarto e estava cheio de poeira e eu olhava para a janela que dava para o quintal e ela estava aberta e eu tinha medo.depois eu me via em outro lugar na sala e eu segurava uma bebe era uma menina e eu cuidava dela e minha Mãe me ajudava. Em outros sonhos eu lavo limpo a casa,e poucas vezes vejo meus pais no sonho a maioria sempre estou so. Hj meus pais são separados a mais de 20 anos eu sou casada. Ah detalhe nessa epoca qdo eu tinha 7 anos meu pai bebia muito as vezes batia na minha mae mas nos sonhos nunca vejo essa cena.o meu maior medo no sonho esta no quintal

Elcio disse...

Boa tarde!
O sonho que tive foi tão real que juro que se não fosse a razão gritar que foi um sonho, teria sérias dúvidas. Certamente foi o sonho mais marcante da minha vida:
Sonhei que voltei misteriosamente ao passado e observava minha casa vista de um morro vizinho à mesma. No sonho, eu tinha plena consciência de que estava (não sei como) fazendo uma visita ao passado mas de forma "real". Desci o morro e via a casa com tantos detalhes que me custo conter de tão "real". O mais interessante, foi que eu sabia que não deveria ser visto por ninguém. Entrei e fiquei escondido próximo a uma grade de madeira que ficava numa lateral da cozinha. Vi minha mãe conversando com minha tia e me lembrei de que sabia o que estavam falando porque eu também estava lá. Foi quando me emocionei ao olhar para o lado delas...e...me vi! Quando ouvi o que elas diziam me lembrei de que eu também estava nessa cena e me a sensação de "vou me ver" foi indescritível! Me emocionei fortemente quando me vi criança conversando com minha mãe e minha tia. Ao observar a cena do lado de fora da grade, temia que me vissem e o que isso poderia causar. O sentimento que tive foi de uma imensa alegria e uma espécie de fascínio! Saí de lá sem que me vissem e voltei para o morro...
Ainda hoje me emociono ao lembrar e me assusto com tamanha "realidade" desse sonho. acho que senti saudades de mim.

psique disse...

*Olá Anônimo... Os sonhos podem ter um efeito poderoso em nossas vidas de vigília... pois eles refletem nossas esperanças e medos sobre o futuro e até nos ajudam a revisar nosso passado.
*Vamos considerar alguns fragmentos do seu sonho: Quarto - remete à nossa intimidade: "... estava la e no meu quarto e estava cheio de poeira e eu olhava para a janela que dava para o quintal e ela estava aberta e eu tinha medo."
Quintal: "... eu quase sempre estou nesse quintal e derepente aparece um monstro, as vezes um animal feroz,outras vezes espiritos ou homens maus e eu corro com muita dificuldade para entrar na casa e fechar a porta eu sempre consigo."
***jardim/ quintal: Nossa mente subconsciente é realmente como um jardim... As plantas ditam o estilo do jardim... *Diz o poeta Guimarães Rosa: "Eu queria fazer para mim uma naturezinha particular. Tão pequena que coubesse na ponta do meu lápis. Fosse ela, quem me dera, só do tamanho do meu quintal." *O poeta julgou a infância o lugar privilegiado para se ‘brincar de Deus', para inverter a ordem das coisas e tornar o mundo independente da lógica que a racionalidade lhe imprimiu. Lá no arquétipo do quintal tudo pode mudar e se transformar em sua natureza e nas relações; tudo depende da criatividade e da fantasia imaginante...
*Mas no seu quintal habitavam as sombras... "monstro, as vezes um animal feroz,outras vezes espiritos ou homens maus... "As agressões do pai alcoolista (sinto muito)... Justo aos sete anos onde a criança está na fase conclusiva do seu desenvolvimento neuropsicomotor... e as primeiras impressões ficam registradas para sempre... *Porém, segundo a neurociência fala-se na plasticidade do cérebro possível de reverter sequelas graves decorrentes do AVC (acidente vascular cerebral) ou outros distúrbios neurológicos, através da compensacao/reabilitação... *Na Psicologia nós utilizamos técnicas eficazes para reverter as sombras assustadoras do passado como nos transtornos pós Traumáticos por exemplo.
*Você pode fazer uso da *Imaginação Ativa (Jung, técnica no blog), para revigorar seu quintal interno. *Onde vc coloca sua atenção vc cria a realidade. *Existe um lugar em sua própria mente que é inviolável pelos outros, seu próprio santuário, seu jardim secreto... onde você pode se retirar ... encontrar a paz, se fortalecer e se autocurar. *Não existe destino pré estabelecido, somos artífices da nossa história... *Onde vc coloca sua atenção vc cria a realidade. *Você precisa ter em mente que cada atitude que você tomar agora será o seu futuro. *O passado só nos controla se não tomarmos consciência dele pra transformá-lo, por isso os sonhos recorrentes... *Procure criar com determinação tudo o que você merece... um novo quintal onde brilhe o sol ... corte as ervas daninhas dos ressentimentos, culpas, tristezas e medos... cultive o solo para criar novas raízes psicológicas a fim de sentir que pertence... *Perdoe as situações difíceis do passado e Liberte-se. *Seja sincera e amorosa consigo mesma. *A recompensa será generosa ... a colheita virá com idéias criativas, inspiração e soluções. Abraço Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

psique disse...

Oi Elcio,
*Trata-se de um sonho lúcido... tenho tido um punhado deles...Quando sonhamos que estamos voando, flutuando, levitando, com certeza estamos tendo sonho lúcido...
*Tenho analisados cerca de 400 sonhos meus e de pacientes. *Ao acordar de um sonho normal, você costuma pensar: "isso foi apenas um sonho". *Despertar de um sonho lúcido nos deixa em estado de encantamento no decorrer do dia... parece mais real, vc 'sabe' que estava consciente no sonho. *Todas as pessoas referem ao menos um sonho lúcido no decorrer de suas vidas. *O sonhador lúcido natural transita facilmente em situações do passado e futuro... esse último, Jung menciona como sonhos prospectivos. *Os sonhos são janelas para outros mundos... real ou imaginário, isso depende de como você escolhe olhar para eles. *E nos contam segredos sobre nós mesmos que nossas mentes conscientes geralmente negligenciam.
*Eu acredito que existem lugares em outras dimensões que podem ser acessados e que são conhecidos como o "planos astrais". Isso a física quântica já explica. "A diferença entre presente, passado e futuro é só uma persistente ilusão."(Einstein)
*Quando você tem um sonho desta natureza, os eventos são lógicos e há a sensação de que você não está no controle sobre o que está acontecendo. *Você diz: "... no sonho, eu tinha plena consciência de que estava (não sei como) fazendo uma visita ao passado mas de forma "real". *Isso ocorre porque seu subconsciente não está criando esse sonho, a fonte é maior, e então você é realmente um observador aqui.
*O sonho lúcido é a consciência de que você está em estado de sonho enquanto está dormindo. *Acredita-se que há alguns sonhos lúcidos que você pode controlar e alguns você não pode. *Por exemplo, você pode influenciar a configuração do sonho, criar cenário para que ele ocorra e apareçam pessoas e eventos. Vc diz: "Me emocionei fortemente quando me vi criança conversando com minha mãe e minha tia. Ao observar a cena do lado de fora da grade, temia que me vissem e o que isso poderia causar... "
*Esse tipo de 'viagem' ao passado, possui a sua ética... Vc observa o menino... se emociona mas não interfere nas variáveis, nesta pespectiva, seremos sempre um observador solitário... **Pesquisadores de sonhos lúcidos: Saint-Denys; LaBerge; Ouspensky; Nathan Rapport; Paul Tholey; A forma mais antiga e mais praticada pertence a yoga de sonhos budista (texto tibetano do século XVII).
Um Abraço Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

Anônimo disse...

Oi Fátima ,sempre sonho com a casa que morei na infância,sempre coisas ruins,notícias ruins e muitas das vezes tem pessoas de Agora ,mais todas fazendo algo que não gosto ,estou sempre dentro casa e ultimamente sonho com meu marido contando uma traição ou ou descobrindo a traição e o confrontando,sempre acordo mal e as vezes tenho que olhar em volta para ver se estou na casa ou nós dias de hoje.Mais toda vez que sonho falo que estou em uma viajem e vou voltar para casa , não gosto desta casa pois mesmo sendo da minha infância não tenho lembranças boas , não lembro de nenhuma, mais o que me deixa intrigada e sonhar com meu marido e a traição isso me faz muito mal.

psique disse...

*Anônimo... As experiências dolorosas vivenciadas na sua infância reverberam nos sonhos, por vezes de forma assustadora mas é a maneira que o seu inconsciente encontra para que você retorne renovada. *Assim acontece as verdadeiras mudanças interiores. *Sobre o sonho "sempre acordo mal e as vezes tenho que olhar em volta para ver se estou na casa ou nós dias de hoje... "*Acordar insatisfeita, incomodada: Na vida de vigília algo não está se sendo expresso de maneira eficaz? Ou suas palavras não estão congruentes com as suas ações? Especialmente em relação a questão sinalizada no sonho: "(...) sonho com meu marido contando uma traição ou ou descobrindo a traição e o confrontando (...) o que me deixa intrigada e sonhar com meu marido e a traição isso me faz muito mal". *Mantenha seu coração aberto em sintonia com suas próprias necessidades, pois o sonho indica que as sensações de desconfiança, incertezas e sofrimento do passado estão sendo visitadas para que você cure e solte as antigas feridas e assim você ganha mais confiança para viver o seu presente com mais paixão e vitalidade. *O caminho a seguir envolve sinceridade na comunicação.*Algo dentro de você vem lhe frustrando e destruindo sua paz... como se fosse o uma terceira possibilidade, um relacionamento triangular (a traição), se isso for esclarecido você viverá belos momentos na sua vida. *Também pode referir sobre uma verdade dolorosa que terá de enfrentar. *Esclarecendo que a traição simbolizada no sonho pode estar se referindo à auto sabotagem, quando você não se permite desfrutar algo que o seu coração almeja, por exemplo. *Ou você pode ter perdido algo no aspecto material, emocional ou espiritual no seu passado recente... ou você pode sentir-se pressionada... ou uma relação em que você se sente desprezada ou solitária mesmo acompanhada... ou questões mal elaboradas da infância que deixa você com a sensação de ter sido traída, influenciando sua vida atual. *Observe com sabedoria o que vem lhe afligindo, pois como está nossa alma materializa no exterior. *Procure dar mais valor às suas amizades e às pessoas de confiança que estão na sua vida. Um Abraço Fatima Vieira

Anônimo disse...

Sempre sonho com antiga casa da infância lá sonho com muitas baratas casa sujo até com o meu padrasto já falecido também sonho com os trauma que sofri lá as reijecoes da mulher que diz se minha mãe o que pode significa?

Anônimo disse...

Bom dia,tenho tido sempre sonhos com a minha casa de infancia,casa do meu avô já falecido. no sonho eu estava sentado na entrada principal da casa mexendo no computador com meu irmao e fora de casa havia um conflito armado presumi eu ser um assalto mas sentia me seguro dentro de casa e quando de repente oiço um bater forte na porta principal e acordo.

psique disse...

*** Olá Anônimo... Para compreendermos nossos sonhos não ajuda o uso da racionalidade, precisamos nos aproximar de nossos sentimentos e emoções. *A vida sonha há milhões de anos antes mesmo de a humanidade acordar e desenvolver a autoconsciência ou a linguagem. *Tudo isso se tornou um caldeirão de símbolos e é neste universo de sinais que precisamos mergulhar. *Os sonhos nos ajudam a ajustar nossos padrões de pensamento para que possamos ter experiências melhores em nossas vidas despertas.
**Quanto ao seu sonho: Todos nós enfrentamos conflitos de tempos em tempos à medida que progredimos na vida. Em seu sonho, existe um conflito que é externo ... Em seu interior (casa) você se sente seguro. Mas a casa era de seu avô, o avô sugere uma parte interna sua mais sábia, que lhe dá as ferramentas para mudanças e expansão no mundo externo. *Ouvir batidas na porta sugere que seu subconsciente está tentando atrair sua atenção para algum aspecto de si mesmo ou para alguma situação de vigília. *Uma nova oportunidade pode ser apresentada a você. *Isso mostra que algo está tentando chamar sua atenção. *A batida na porta pode estar lhe alertando para sair da zona de conforto... Você diz: 'eu estava sentado na entrada principal da casa mexendo no computador com meu irmão' ... *Partir para o mundo realizar sua história pessoal, quer seja um projeto profissional, amoroso ou outra experiência necessária para o seu crescimento. *Recupere seu equilíbrio e direção. *Tenha paciência e coragem até que a clareza surja ... *O mundo por vezes pode ser assustador, mas se o seu interior for forte e verdadeiro, você irá sobreviver encontrando formas criativas para lidar com os conflitos que a vida impõe.
*Algumas culturas antigas sugerem que ouvir batidas em sonhos sugere que estamos recebendo permissão de nosso eu espiritual para progredirmos em nossa jornada atual... acreditam que é uma maneira de alertar a psique para os reinos do espírito... portanto, observe também esse aspecto na sua vida. *Questões importantes quando o sonho nos remete à casa da infância: o que ocorreu em sua vida quando você morava lá... relacionamento com os pais... irmãos... escola... questione porque sua mente gostaria que você revisitasse esse tempo novamente. *Existem conflitos ou problemas da época que estão lhe preocupando? *Você precisa recapturar uma certa qualidade ou sentimento... algo importante que você precisa resgatar? Um Abraço Fatima Vieira

Anônimo disse...

Sonhei com a casa onde morava na infância, uns 8 anos atrás, e no sonho,eu tava nesta casa
e havia espíritos me perseguindo, gritei minha mãe desesperada pedindo pra voltarmos para nossa atual casa

Anônimo disse...

sonhei com a primeira casa que morei na minha infância.e que o meu pai estava escondido debaixo da cama,e eu sabia que eli estava ali mais estava com medo e fingi que não sabia,peguei algumas coisas com muito medo.e sai e tranquei a porta.quando cheguei no portão para traca-lo vi que uma luz se acendeu mais fingi que não vi baixei a cabeça e sai correndo deixando ele la preso.

Karina disse...

Sonhei que estava com meu marido e minha filha em um quarto assistindo TV de noite, mas no sonho minha filha era criança (hoje ela tem 15 anos) então ela me pediu para levá-la ao quarto dela. Quando saímos do quarto, estava tudo escuro, então acendi as luzes, foi aí que percebi que era minha casa de infância, onde vivi até os 10 anos de idade. Entrando no corredor em direção ao quarto, havia um banheiro do lado esquerdo, e minha filha queria ir ao banheiro antes de ir para o quarto dormir. Quando abri a pirta do banheiro para ela e acendi a luz, o banheiro estava alagado, com a água na altura dos tornozelos, a água estava limpa, dava para ver o chão, e haviam peixes pequenos e muito bonitos nadando nessa água, porém, perto da privada havia um buraco grande no chão e a água estava caindo dentro desse buraco, como se fosse cachoeira. Olhei para dentro do buraco, ele era fundo, como de o chão do banheiro fosse oco, mas conseguia ver o fundo do buraco, e lá no fundo dele havia uma privada abandonada. Aquilo me assustou muito, então pedi para a minha filha ir chamar meu marido no quarto, mas ela não me ouvia, ela estava perplexa olhando para dentro do banheiro, dei uma bronca nela, então ela foi. Enquanto isso, fui até o final do corredor (que era obde ficavam os quartos) abri a porta do quarto à direita, ele já estava com a luz acesa, senti um vento muito forte, e quando olhei para dentro dele, um dos cobertores estava rodando no ar como se fosse um ciclone, então comecei a gritar, e quando gritei o vento ficou mais forte, como se tivesse virado todo na minha direção, tentando me forçar a fechar minha boca, porém o cobertor continuava ali girando. Aqui termina meu sonho, pois acordei com o meu marido me chamando para me acordar, pois disse que eu estava aos berros. Acabei de acordar agora e escrever esse sonho. Me arrepio ao lembrar de cada momento!!!

Unknown disse...

Eu não sei explicar mais eu sonho muito com a minha casa de infância, eu tinha 10 anos nesse tempo hoje eu tenho 20 mais maioria dos meus sonhos são na casa, eu sonhei que amputava minha própria perna e chegava chorando na minha casa de infância e lá eu me sentia muito bem foi muito estranho, preciso entender.

Unknown disse...

Eu sonho com minha casa de infância..hoje não existe mais a casa nem minha avó que morava junto..os primeiros sonhos eu não a via ..e a casa estava podre o assoalho eu andava e sentia que podia cair ..tinha medo uma sensação nostalgica porém assombrada..e hoje sonhei de novo com a mesma cada só que dessa vez ela estava pintada de branco e tipo reformada.vi minha avo na janela de madeira sorrindo..olhando para o quintal..me deu um aperto um frio no estômago..felic felicidade com tristeza..na época que morei lá tinha uns 8 anos.. já faz 30 anos.. e ainda sonho com aquela família que não existe mais..e uma casa que também não existe.

Unknown disse...

Olá, eu tenho sonhos constante com minha casa de infância, mas nesse sonho eu sempre estou só como se eu morasse sozinho e sempre tenho pesadelos com portas batendo, barulhos estranhos móveis se mechendo, acordou assustado e ofegante, vcs tem alguma explicação lógica para esses sonhos?. João Paulo Moreira.

Unknown disse...

Eu sempre sonho com a casa da minha infância. Ao menos umas 3 vezes por semana. Com todos os detalhes. Às vezes ela está um pouco diferente. Às vezes sonho com a sala, às vezes a cozinha, o quarto, banheiro. Também sonho voltando ao mesmo endereço.
Com situações diferentes. Como se estivesse ainda lá atualmente. Sempre é ruim a sensação.
Acontecem coisas neutras ou estranhas no sonho. Sempre há um peso. Hoje mesmo sonhei q estava arrumando a cozinha como se eu fosse fazer dela o meu quarto. E quando ia pegar a máquina de lavar pra colocar em outro lugar, ela se desmontava toda. Pedia pro meu pai ajudar e acabava complicando mais.
Quando eu já tinha levado mais ou menos metade das minhas coisas para a cozinha, apareceu uma barata, e depois outra e muitas outras e eu pensava q teria q voltar pro meu quarto mesmo, que era melhor q a cozinha e nem sabia porque estava querendo fazer da cozinha um quarto.
Enfim, são sempre sonhos muito sombrios. Tenho 32 anos. Tive uma infância bem difícil.
Meus pais brigavam muito e chegavam muitas vezes a se agredirem fisicamente. Meu pai nunca me deu nenhum carinho. Até hoje sou meio estranha com ele. Ele parece ser mais tranquilo comigo. Mas sequer conversamos. Nunca desenvolvemos nada. E minha mãe é excessivamente controladora. Sempre me julga mal, me culpa, tenta me humilhar. Eu não consegui desenvolver amor por nenhum deles até hoje. É tudo muito estranho. Difícil lidar.

Unknown disse...

Olá. Eu sonhei que estava andando de bicicleta pelo bairro que eu morava na infância, ora de dia ora de noite. Em algum momento da noite passei por uma parte que estava sem iluminação e uma senhora pediu para que eu entrasse em uma casa e chamasse por uma pessoa para ela. Não conhecia ninguém. Entrei, chamei e segui descendo a avenida com a bicicleta. Em outra parte do sonho ao descer por uma rua, a luz do sol no final da tarde pareciam sombras de grade no chão. Depois eu chegava perto de casa e algo (acho que um homem, não sei o que era) começou a me perseguir e eu estava com medo e corri de bicicleta pra fugir dele. Em outra parte do sonho estava minha mãe falando comigo (eu moro com ela) e ela dizia que fez uma reunião com meu meio-irmão (ele vivia conosco quando eu era menor) sobre o lixo do banheiro, que foi decidido que era pra jogar o papel no lixo e não dentro do vaso. Eu só aceitei, pq é o que eu faço mesmo. Lembro de mais nada. Os fatos contados podem não estar na ordem, mas é que normalmente os sonhos são bem confusos, pq parecem não seguir uma ordem cronológica, sei lá. Saberia me dizer o que isso quer dizer? Obrigada

Anônimo disse...

Como não sonhar com minha casa de infância? Eu a odeio

Juliana disse...

Bom dia Dona Fátima, tenho tido sonhos na casa onde vivi de 11 anos até meus 18, todas vezes que sonho já é noite e coloco minha cabeça para fora para ver se meu portao está fechado mais quando olho tem sempre uma sombra do lado de fora, me assusto e logo tranco a porta, sempre sonho assim não entendo, hoje sonhei com as mesmas coisas mais acontece que eu amigo tinha me constrangido fiquei irritada, mais com relação a casa tenho sentimentos estranhos de medo, vontade de chorar recente mente também sonhei que estavam batendo em minha porta principal deixei passar o tempo e a abri não tinha ninguém mais meu portão estava aberto sem ninguém lá mais estava trancado o que pode ser, por favor me ajude meu e-mail é julianapereiranovaisribeiro@gmail.com por favor dona Fátima me ajude.

psique disse...

*Oi Juliana ... No sonho a sombra simboliza o nosso lado mais obscuro que preferimos ocultar por negligência ou por medo... quando enfrentamos com coragem e sabedoria, nos tornamos mais fortes.
*Olhe para sua sombra (medos, inseguranças, desconfianças) e deixe que ela ilumine você, pois uma grande mudança está à caminho.
*Não adianta na aparência apresentar-se forte e capaz, se a sombra no seu íntimo sinaliza hesitação, indecisão ou
incerteza. *Se ficar esperando que as iniciativas partam de fora, não acontecerá nada e as oportunidades se perderão.
Você diz: "(...) também sonhei que estavam batendo em minha porta principal deixei passar o tempo e a abri não tinha ninguém mais meu portão estava aberto sem ninguém lá mais estava trancado". *Abra o portão de sua alma (a porta principal) sem medo, o mundo lhe observa. *Preste atenção aos sinais e detalhes, planejando seus projetos de forma flexível e comprometa-se a longo prazo.
*Distancie-se dos antigos enredos, remova o que não funciona mais.
*Pense em união, apoio mútuo... mude a forma desconfiada como você vem conduzindo os relacionamentos e a sua vida. ("amigo tinha me constrangido fiquei irritada..."). *Procure estabelecer um sistema de comunicação mais aberto e honesto, confiando na sua capacidade e na competência dos outros. Um Abraço... Fatima Vieira

Juliana disse...

Muito obrigada por sua ajuda e pelo tempo reservado ao meu comentário, tem tudo haver com minha realidade vou seguir seus conselhos. Muito obrigada

psique disse...

*Queridos... devido aos inúmeros e-mails solicitando interpretação dos sonhos não estou conseguindo responder a todos ... então postei em 8/12/2018 Ψ Guia Fácil para Interpretação de Sonhos pelo Método de Carl Jung ... Fatima Vieira

https://blog-psique.blogspot.com/2018/12/guia-facil-para-interpretacao-de-sonhos.html

Unknown disse...

Sempre sonho com uma casa em que vivi durante a infância. Sempre tive um carinho enorme pelos momentos que vivi lá mas desde que saí dessa casa tenho sonhos angustiantes que se passam nessa casa. O muro do meu vizinho da esquerda era baixo e as árvores dele extremamente altas além de ser terra batida (causando uma vibe floresta assombrada de contos de fadas). Geralmente nos sonhos nada me acontece mas eu sempre acabo lá, do lado do muro e das árvores, sozinho e com a sensação de que tudo acabou e que o “mau” está me observando. O que significa?

abatcm disse...

Boa noite, tenho 21 anos e morei até os meus 17 anos na minha primeira casa. Sempre tive pesadelos com ela, desde o tempo em que a habitava. O mais marcarte, era um em que a casa estava toda ensaguentada e eu estava no quarto com a minha irmã e uma criança. Quando abri a porta do meu quarto, que dava de frente com o corredor do banheiro, havia a empregada que trabalhou ali durante alguns anos limpando o sangue do banheiro, parecia que havia dito alguma mulitalação, o que mais me parecia estranho, era que no sonho, nao estava preocupada com todo sangue e sim com o leite que eu deveria pegar no microondas, para alimentar a criança que estava no quarto. Esse foi um dos sonhos que tive, sempre envolvem mortes e perseguições e me desperta sentimentos de angustia e medo.

Unknown disse...

Sonhei que estava na minha casa onde nasci e fui criada, mas eu só via ela por fora e um pouco de longe não entrava pois havia uma mulher e uma criança sentadas na porta..
Eu chegava correndo de um caminho por onde eu havia passado e vir nesse percurso vários animais, cachorro, boi, e cobra grande e de cor branca com um amarelo meio apagado..
A cobra vinha em minha direção então eu corri mas ela passou por mim e foi direto na criança, mas ao chega lá ela se envolveu e acariciou a criança com sua cabeça, mas a mulher mas velha pegou a cobra pela cabeça e cortou a cabeça da cobra com uma machada..
Eu lembro que fiquei triste pq aquela mulher matou a cobra, é um sonho muito confuso para mim..

Unknown disse...

Nossa, vc me ajudou muito, passei por uma transformação de vida e sonhei 3x com casas, o primwiro nao lembro muito bem, mas o segundo era uma casa suja, tipo um quarto com pouca luz e uma cama feia, ai apareceu um homem bem grande figura escura, primitiva, exatamente como vc falou... mas ele tentou vir até mim e eu fugi pela porta do quarto..... no segundo era a casa da minha infância estive fora, ela estava toda reformada, pintada de branco e amarelo... lembro que olhava os detalhes e achei lindo, dentro tbem era td branco e limpo, e minha mãe esrava la, o quarto dela (que era meu) era lindo, td branquinho e a cama maravilhosa com colcha de matelassê... ai minha mae foi tomar banho na suite.

Unknown disse...

Eu sempre tive pesadelos com a casa da familia da minha mãe, e que cresci até aos meus 12 anos, mais OU menos,no interior. SEMPRE, sempre tive muitos pesadelos, e eram sempre nessa casa, OU no terreno, mas sempre dentro OU fora da casa, eram horríveis, e nos meus sonhos sempre tinham algo a ver com a espiritualidade, eu acordava chorando e com muito medo. Quando falei pra minha mãe, ela conversou comigo e disse que sempre sentia alguma presença Nessa casa, e minha tia tbm. Eu me lembro que nunca gostei de lá, lembro de lá sempre com uma sensação de medo, angústia.Até que um dia, minha mãe disse que quando eu era bebê, com uns 2 anos mais OU menos, ela falava que eu sempre chorava na hora de dormir, apontando pra alguém, falando que tinha alguém "alí" e ela morria de medo. Lá era roça, não tinha luz elétrica. Depois que Ela me falou isso, eu chorei de mais. E acredito que esses meus pesadelos eram por causa disso. De uns tempos pra cá, passei a pedir proteção divina antes de dormir, pra eu ter sonhos bons. E aos poucos os pesadelos com essa casa foi sumindo. Fico até arrepiada e com nó n garganta, só de lembrar.

Keyse disse...

Ocasionalmente sempre tenho sonhos na minha casa de infância a qual morei com minha bisavô, porem quando ela faleceu aos meus 14 anos fui morar com minha mae em outroeoutro estadodestado então numca mais fui la.
Porem Pm sonho me intrigou bastante, no meu sonho eu voltava a visitar minha casa de infancia (que não pertence mais a familia desde a morte de minha bisavo) e assim que entrava na sala era como se eu tivesse entrando em um túnel de luz, quando passava por essa luz branca brilhante me deparava com a parede da primeira sala cheia de fotos antigas da minha familia de gerações, na hora que via eu começava a chorar emocionada, é como se me sentisse em paz, grata e nostaugica, na hora falei " finalmente consegui " (acredito que falei isto pelo fato de ter um sonho que é um dia comprar esta esta casa de volta em memoria a minha bisa) e continuva chorando muito de felicidade e no sonho eu tinha a consciência que eu não estava ali de verdade e no sonho eu sentia as lagrimas descendo no meu rosto enquanto dormia (realmente chorei sonhando) e na hora pensei " nossa, toi tão emocionada que ate chorei do outro lado" e nisto entro no quarto que era da minha bisa e minha tia que é filha dela esta limpando tudo, e todos os moveis que tinham na casa durante minha infância estava la, fiquei estarrecida com a eficiência de detalhes que eu estava tendo no sonho, detalhes de atr manchas na parede eu olhava e falava " nossa está do mesmo jeito que me lembro" e aparecia objetos meus de quando era crianca que hoje em dia nem me lembrava, mas no sonho eu olhava e me vinha a lembraca daquele objeto, era como se eu tivesse revivendo memórias perdida dentro do meu sonho, no sonho a casa não estava destruida nem nada, so estava baguncada, desorganizada mas minha tia estava ajeitando com minha prima e dizia que estava deixando tudo limpo pra eu voltar a morar la com meu esposo e filhos, detalhe no meu sonho meu esposo aparece quando eu vou na cozinha e la conto pra ele emocionada chorando detalhes de como foi minha infância la e quanto estava emocionada em poder voltar lá, dai eu comecava a limpar a cozinha e acordei. Não deu de vê todos os comodo da casa. Mas aqui estou eu intrigada e emocionada em poder reviver lembranças e detalhes da minha antiga casa, estou procurando entender e encontrar um significado

Unknown disse...

Eu tenho sonhado muito com a casa que morei na infância, sempre lembrei com muito carinho daquela época por que era um tempo bom da minha vida, as vezes sonho que ela esta exatamente do jeito que deixamos, outras vez sonhei que entrei nela e tinha varias fotos de um homem estranho e negro e minha mãe havia me revelado que o rapaz da foto era meu pai verdadeiro (não sou adotada nem nada) só me lembro de no sonho ter me revoltado com minha mãe por essa revelação e ainda dizia pra ela que era por esse motivo que sempre sonhava com esta casa então.. e agora recentemente sonhei que votei a esta casa com a minha mãe porém ela estava totalmente diferente e eu falo pra minha mãe que esta não é a nossa casa e ela insiste que sim, e no meu sonho pessoas do nosso convívio vivem nesse nova casa.
Eu sinto que tenho que voltar nesta casa, no lugar, esmo ela tendo sido destruída já, mas cada vez que sonho com ela agora fico agonizada, no começo ficava feliz pela lembrança pq eu amava morar lá, mas agr qnd sonho com ela fico apreensiva já.

Taise disse...

Eu sonhei com a casa que morei na infância via ela por fora como ela era ! Ela era velha de madeira e por dentro minha mãe estava reformando ela tinha madeiras que estavam podre molhadas e ela estava fazendo estruturas novas oq significa?

Unknown disse...

Sonho sempre Com a casa onde fui morar quedo deixei a casa de meus familiares aos 11 anos de idade. Voltio la revejo as Coisas entro Na casa as vezes o casal esta outras nao, .e pego contando a alguem daquele lugar. O último sonho via a casa modificada era branca e vi pintada de mostrada mostrava as arvores3 que planteó Qdo. Crianca la a casa onde tinha asjanelas había so sinal.
Oq e iss

Mayra disse...

Eu sonhei que voltava para a casa da minha infância. Na porta de entrada estava minha vó que morou comigo ali, chamei ela para entrar e sentar pois imaginei q estivesse cansada mas ela não quis. Logo que entrei minha tia estava na sala costurando uma roupa mas minha tia não costura. Logo vi mais três pessoas dentro da casa, sendo duas da família e uma era apenas um conhecido e quando olhei pra mim estava nua. Me senti constrangida mas adentrou assim mesmo. Fui até um dos quartos buscar uma toalha para tomar banho e reparei q o piso estava levemente inclinado e falei para mim mesma "nossa eu não havia percebido que esse piso não era nivelado".
Apesar de tudo isso me senti acolhida e em casa.

Você poderia me ajudar a interpretar esse sonho?

Unknown disse...

Eu sonho com o apartamento que vivi minha infância varias vezes e no sonho varia alguns sonhos me sinto bem outros não eu sempre estou sozinha. Queria saber qual o motivo e por que? Obrigada

Elena Antonio disse...

Este é um testemunho que direi a todos para ouvir. Estou casada há 4 anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu amante de mim e meu marido me deixou e os filhos e temos sofrido por 2 anos até que eu quis dizer um posto onde este homem Dr.Wealthy ajudou alguém e eu decidi dar a ele uma chance para me ajudar a trazer meu amor Marido para casa e acredite em mim eu acabei de enviar minha foto para ele e a do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro entrou na casa e eis que era meu marido e ele veio até mim e as crianças e é por isso que estou feliz em fazer com que todos vocês em questões semelhantes se encontrem com este homem e tenham seu amante de volta a você email: wealthylovespell@gmail.com ou você também pode contatá-lo ou whatsapp nele neste +2348105150446

Unknown disse...

Boa noite, tenho sonhado repetidamente com um apartamento na praia que meus pais tiveram qdo eu era criança. No sonho eu sempre me lembro que esse apartamento não é mais nosso e questiono sobre o que estamos fazendo lá. A ideia de ser nosso novamente muito me agrada nos sonhos. O apartamento me parece diferente em todas as vezes, mas a ideia de que porque estamos lá se já não é mais nosso, sempre está presente.

Unknown disse...

Eu fazia muitos anos que eu não sonhava com a minha casa na infância.La eu passei um tralma muito difícil quase morri aos 15 anos.Com 16 anos ainda me assombrava tudo o que aconteceu lá.Depois dos 16 anos já não sonhei com essa casa.Hoje sonhei com ela.Toda cheia de rachaduras e bem derrubada por dentro.mas eu não tinha escolh tive que morar nela.tinha medo dela cair a qualquer momento.mas em nem um momento apareceu algo do meu tralma.So mesmo o medo dela cair em cima de mim e da minha mãe.

Anônimo disse...

Eu sonho com a mesma casa a praticamente 20anos, já busquei ajuda cristã, o qual era para liberar perdão, enfim. A história começa qdo tinha 13 anos namorei um rapaz, nossas famílias eram compadres, e nossos pais queriam muito nosso casamento. Meu namorado falava muito que íamos morar nesta casa. Mas o namoro não deu certo, devido ele pensar desta forma de querer tudo vindo dos pais e eu não, eu queria conquistar junto com ele. Resolvemos separar. Algum tempo depois eu caso vou morar em outra cidade, só que no meu casamento na escadaria eu decido não me casar, pois eu gostava do antigo namorado, mas eu tive uma criação muito rígida e queria sair trabalhar estudar, enfim meu pai não deixou que eu abandonasse aquele casamento, eu passei a noite inteira sem falar com as pessoas sorria o necessário, parecia uma prisão, e foi pois ele não me deixou trabalhar e nem estudar, fui ter filho, veio gêmeos, achei que era pagar os pecados, meu ex namorado vivia na casa dos fundos onde falava que íamos morar, engravidou uma moça e viviam exatamente como ele falava. Mais tarde Fui embora para lá cidade natal e minha mãe aluga a casa onde ele falou que íamos morar, e quando ele me vê ele diz não disse que íamos morar nesta casa. Eu digo nós, não existe nós aqui. Bem depois daí fui morar em outra casa me separei,vim embora pra outra cidade e o sonhos começam ,sempre invadindo minha casa, eu chego tem pessoas na casa, sempre repetidas vezes, achei que havia esquecido algo ,ligo pergunto a dona da casa ela diz não se tivesse Teria guardado, muitos anos se seguem sempre assim eu chegando e pessoas dentro, sentadas e minhas coisas sendo usadas, de um tempo pra cá mais ou menos 2019 o sonho começa a mudar como se eu chegasse a casa fechada mas minhas coisas estão bagunçada, depous eles se repetem, logo mais não me vejo dentro da casa mas fora na casa dos fundos sendo reformada era meu casamento, meu esposo era meu namorado, dentro da casa dos fundos tem uma cama como se fosse uma carroça que ele manda tirar, tem vários celulares pela casa, e ele arruma a sala montando, quarto, eu tenho uma filha no sonho bebê que não anda e quem me ajuda a cuidar é meu pai,já falecido,tenho um filho negro o qual tenho muito amor,meus gêmeos e meu caçula são da mesma idade 11 anos, e tenho uma menina tbem de 6 anos, porém na verdade meus filhos são os gêmeos e o caçula que hj tem 30 e 19anos, as demais....continua

Anônimo disse...

na verdade meus filhos são os gêmeos e o caçula que hj tem 30 e 19anos, as demais crianças no meu sonho são meus porém adotados, minha mãe manda eu tomar banho e me cobre com a toalha pois os pedreiros trabalham num entra e sai da casa, depois meu namorado esposo me beija a testa e fala que vai resolver algo é já volta na hora Já sei que é a respeito dos filhos que hoje ele tem, um com cada mulher, ele não se casou, num momento do sonho meu tio que é padre me questiona pq vou casar deste jeito, logo uma tia também questiona, saio de perto Vou ver minha filha que está com meu pai para arruma lá, está vestindo um vestido vermelho e sapatinho rosa, e meu pai diz deixa que eu cuido dela, vou ver minha outra menina, os meninos estão na bagunça peço para se arrumarem, minha sogra chega e diz que está muito feliz com a União e sempre esperou por isso, ela veste vinho e bege ,esta cheirosa e bem arrumada, o que não é costume dela,ela é uma pessoa simples, chega em seguida meu sogro que tbm diz estar feliz por mim, me chama de norinha desde o namoro, após isso meu esposo namorado chega arruma a churrasqueira e eu vou organizando o lugar que está cheio de ferramentas, logo já me vejo um caminhão baú meus filhos todos atrás, meu esposo namorado, meu esposo de hoje, meu pai, e eu não consigo com a bebê subir no caminhão meu pai pega a bebê e esposo namorado sobe com caminhão na calçada para dar a altura de Eu subir e meu pai logo diz isso que é cavalheirismo pro meu esposo de hoje, meu pai não se dava bem com ele. Em outro sonho tbem fora da casa estou conversando com minha sogra e cunhada mas não entro na casa desta vez só fico no quintal conversando. No último sonho semana passada eu sonho que já estou na casa mas sem a sensação de invasão, e converso com minha sogra segurando um urso na varanda da casa está cheio deles, e meus gêmeos são pequenos e estão brincando na rua e vou atrás deles e de lá na casa da minha mãe, só que meu esposo namorado tá bravo comigo e eu pergunto para mãe dele o por que. Hj nós não nós falamos mais. E termina assim.Este foi o último sonho na mesma casa .

Biademanaus disse...

sonho sempre, com uma casa simples de madeira de 3 cômodos que morei com minha mãe, padrasto e 2 irmãos, eu morei lá dos 13 aos 15 anos e mudamos, porque meu padrasto comprou uma casa melhor para nós em um bairro melhor.
O sonho sempre é o mesmo, eu chego no local, que é um beco de uma periferia, e fico procurando pela casa e quando à vejo sinto muita emoção e vontade de morar nela de novo. Detalhe: Nunca gostei daquele lugar, a casa era muito pequena e não tinha espaço para todos, eu e meus irmãos dormíamos em um quarto num cortiço de meu avô e também não tinha banheiro na casa. Eu tinha 13 anos e não tinha amigos pois os jovens e adolescentes do bairro eram envolvidos com coisas erradas e eu não me identificava com eles. Não entendo o porquê de sonhar sempre com essa casa.

Anônimo disse...

Bom dia. Tudo bem??
Sonhei que eu estava com meus pais que já são falecidos e nós junto com meu filho caçula voltamos a morar em uma casa que morei na infância. Estávamos muito felizes. Porém no sonho mesmo eu estando feliz eu sabia que eles já estavao desencarnados. Oque pode ser? Desde já agradeço