domingo, 20 de março de 2011

Ψ por falar em sonhos...





Ψ "Todos os dias agora acordo com alegria e pena,
Antigamente acordava sem sensação nenhuma: acordava,
Tenho alegria e pena porque perco o que sonho,
E posso estar na realidade onde está o que sonho.
Não sei o que hei de fazer das minhas sensações,
Não sei o que hei de ser comigo sozinho.
Quero que ela me diga qualquer coisa para eu acordar de novo."  (Alberto Caeiro)

                               
"Desde que as estrelas caem do céu e nossos símbolos mais altos jazem empalidecidos, uma vida secreta baila no inconsciente. Nosso inconsciente esconde água vivente, espírito que se tornou natureza, e por isto se perturba. Mas o coração arde e uma inquietude secreta roi as raízes do nosso ser." (Jung) 
 

Venha deslizando 
Com fogo nos olhos
Morda-me
 
Desafia-me
Permita que eu me realize
 
Seu veneno transmutado
Acende a chama eterna

 Abre-me as portas do céu
Cure-me uma vez mais...

*Símbolo rico, cheio de significado, a cobra nos sonhos é sinal de grande revelação, transmutação, sabedoria e cura... e não é só traição, não é só um símbolo fálico e tampouco um sinal para jogar no bicho...
*No plano material: Gera paixão, desejo, procriação, vitalidade física, rejuvenescimento.
*No emocional: Sonhos, ambição, criatividade, coragem.
*No Espiritual: Sabedoria. Ciclo de Transmutação: Viver/ Morrer/ Renascer.
*Há sim, momentos em que cobra poderá ser indício de traição: Quando a traição acontece o outro na sua alma já preparou a cilada há muito tempo.
*Só espera dar o "bote", em movimentos sinuosos cheios de cautela. 
*Quando o óbvio "não é visto" em estado de vigília o sonho é revelador...
*Ah! diriam meus pacientes: sonho é tudo uma bizarrice!
*O sonhador é o sujeito da história, se a sua vida está uma bagunça, como espera que seus sonhos sejam claros? Os símbolos só denunciam nosso estado interno. É bom contarmos com um bom Psicoterapeuta, ou um amigo paciente, os manuais de interpretação com certeza falharão!
*Relato de um sonho que me ocorreu em 29 de maio de 2010: 

Um rio, uma cobra, alguém apertava sua *garganta para extrair soro, que resultou em um balde cheio de um líquido transparente. (*uma cobra desloca o maxilar para engolir um animal maior que ela. Seu aparelho digestivo funciona sem mastigação. Seus dentes esmagam sua presa em uma polpa digestiva).
*Dialogando com o sonho:
1. Quem é você? Uma cobra num rio. 
2. Porque está aqui? Para lhe dar uma mensagem.
3. O que quer me dizer? Que o veneno pode ser sua cura.
 

4. Existe alguém além de vc que preciso ver ou saber? Se apertares minha garganta encontrarás um líquido que será a cura que tanto buscas.
5. O que significa uma cobra para você? (Faço associação livre): Ondulação, sinuosidade, algo que arrasta, coluna vertebral, a kundalini.
Renovação, muda a própria pele. Astuciosa. Evasiva. Mundo material terreno. É a morte pelo veneno. É um símbolo da Psiquê inconsciente. A libido introvertida. A energia interna que vai e vem. Sedutora nos conduz as trevas e às profundezas. Criativa e destrutiva. Macho e Fêmea. Venenosa e Curativa. Seca e úmida. Espiritual e material. Representa o poder da criação porque engloba a sensualidade, a energia psíquica, a alquimia, a reprodução e a imortalidade.
*29/ 06/ 2010 - Consulta com um Psicoterapeuta: 'Oriento você a procurar um médico homeopata'.
*A cura pelo semelhante. Um mês após o sonho com a indicação do psicoterapeuta, inicio o tratamento homeopático e ortomolecular.
*Você pode observar que uma interpretação superficial do sonho acabaria abafando toda a palpitação e incerteza que surgiu com o movimento rico da cobra... isso seria expulsar a cobra do paraíso com sucesso!
*Eis a mensagem do sonho: devemos estar atentos às sincronicidades, como diria Jung!
A abordagem Freudiana seria insuficiente para a análise deste sonho, por ser reducionista.

Ψ FatimaVieira - Psicóloga Clínica

7 comentários:

Anônimo disse...

Olá... Então ando tendo uns sonhos estranhos,"pesadelos" ah alguns tempos já, e esses sonhos sempre acontecem em um lugar que morei quando era criança,na verdade morei lá até meia nove,dez anos, e sempre que dá vou lá passear... Mas esses sonhos que tenho,não sou bons ,pelo contrario são sonhos ruins,que me metem medo, e o que me deixa mas curiosa,é o porque desses sonhos sempre acontecerem lá,não são sonhos repetidos são sonhos diferentes,mas sempre nesse lugar,é dentro da casa,no interior da casa,perto da casa,sempre lá....

psique disse...

Olá Anônimo:
*A razão de nossa casa de infância nos aparecer tanto nos sonhos, dá-se por vivências muito particulares que tivemos lá.

*Sabe-se que as experiências desde a gestação até os seis anos de idade são determinantes para o desenvolvimento neuropsicomotor de um indivíduo.

*O destino de todos que habitaram a casa da infância (pessoas, experiências, sensações), permanecerão em nossos sonhos.

*Na casa onírica, vários conteúdos da nossa vida, fundem-se numa unidade psíquica.

*Desta forma, o sonho torna-se um mecanismo evolutivo que o mantém em evolução num mundo em mudança.

*As situações de perigo, pesadelos, aparecem para nos mostrar uma questão que requer uma atenção e uma compreensão particular.

*O nosso guia interior considera sinal de perigo: estar inconsciente sobre um problema e vir a sofrer por isso; a falta de espaço vital para nos desenvolvermos; as perdas de energia ocasionadas por certas relações; a inflação psíquica; a formação de complexos rígidos que se faz em detrimento da totalidade psíquica.

*Esta é a razão pela qual estes sonhos não devem ser interpretados sem compreendermos a sua simbologia.

*Há um misto de realidade e ficção, é uma combinação de imagens reais e simbólicas.

*Sonhos fornecem situações estranhas mas importantes, você pode mover-se emocionalmente e inexplicavelmente em direção a uma mudança de perspectiva.

*Sobre o sonho você diz: são sonhos estranhos,"pesadelos" ... são sonhos ruins,que me metem medo. A vida é o que você faz dela. E não precisa ser um transtorno.

*Quando a vida flui sem problemas, você assume o comando e tem uma filosofia ou atitude que traz o melhor de você e para as pessoas ao ser redor.

*Porém, se algo está obstruído, se as velhas ideias fixas ou negativas já não estão funcionando, o nosso sonho nos alerta em forma de pesadelos: (é dentro da casa,no interior da casa,perto da casa,sempre lá.... )

*Observe a qualidade negativa de seus pensamentos internos. Quando a sua vida não se está bem, então volte-se para dentro e analise seus sentimentos verdadeiros.

*Não tema os maus momentos, você vai encontrar a força para lidar com eles. Quando as coisas são terríveis as maiores forças surgem nos sonhos para a solução.

*É por isso que a compreensão de seus sonhos pode ter um profundo impacto sobre a sua capacidade de experimentar a felicidade e o sucesso. Um Abraço Fatima Vieira

Vládia disse...

Tenho sempre um sonho sendo atacada por cobra. Nos primeiros sonhos a cobra era imensa e agora as cobras são pequenas, mas sempre sendo atacadas por elas. Travo uma luta para me defender. No último sonho ela grudava em mim e eu à arrancava com toda minha força. Quando acordo fico tensa, no momento do sonho sinto muito medo. E esse sonho fica por dias na minha memória.
Gostaria que você me orientasse sobre o que meu subconsciente quer que eu perceba.

psique disse...

*Oi Vládia, alguns pontos para você analisar:
*O arquétipo dos animais em sonhos é um dos mais vivenciados. Segundo Jung, quanto mais primitivo o animal, mais profundo o extrato do inconsciente que ele representa.
*Conteúdos das camadas mais profundas da psique tornam-se mais difíceis de assimilar, pois estão mais afastados da consciência comum.
*E a sensação que você descreve no seu sonho parece universal: tensão, medo, aflição.*Diz-se que a cobra está ligado ao princípio subterrâneo das origens, a noite fria, pegajosa.(Chevalier)
*É um símbolo fálico relacionado sobremaneira com o feminino: Ela brinca com os sexos como com os opostos; é fêmea e macho; gêmea em si mesma, como tantos deuses criadores que em suas primeiras representações sempre aparecem como serpentes cósmicas. A sinuosidade da dança lhe pertence.
“A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos que o Senhor Deus tinha formado.”Gênesis(3,1).
*Propõe-se significados de regeneração, energia criativa em apogeu, intimidade e sexualidade. *Procure refletir como um mensageiro divino vindo a dizer-lhe sobre as possibilidades férteis. Onde você ainda não está reconhecendo seu potencial?
*O que está esperando para renascer? Ou ser mais astuto em determinado projeto? Ou não facilitar a vida de um possível predador? Cobras são imprevisíveis e podem atacar a qualquer momento sem aviso prévio. Teme alguma ameaça oculta?
*Você diz: 'Antes imensas, agora menores, mas continuo sendo atacada'. 'Travo uma luta para me defender' ... Como não está prestando atenção ao significado: 'elas grudam' ... *Ou seja: O conflito ainda não foi resolvido. A mensagem não foi decodificada. *Algo está em oposição e não pode tentar forçar a união. Quando se lida com os opostos, a cooperação é o conceito-chave. *A hostilidade, a luta, parece não estar resolvendo ... A liberdade as vezes é o melhor caminho. As cobras implicam lições associadas com o perdão e possessividade também.
*Algo em sua vida que é imprevisível e foge de seu controle? *Você tem medo do desconhecido? *Que emoções você está suprimindo? *Se você tem medo de demonstrar seus verdadeiros sentimentos, então você provavelmente vai sonhar com cobras.
Um Abraço Fatima vieira

Unknown disse...

Sonhei que antes de me deitar tinha uma cobra num vaso perto da janela do lado de fora. Qd acordei, chamei minha mãe( falecida) pra encontrar a cobra e matá-la. Minha mãe veio e a viu acima da minha cabeça preparando pra me pegar. Então, ela tirou a cobra de perto de mim! Ela tinha a cabeça grande e o corpo pequeno... Como se tivesse sido cortada. Depois, minha mãe procurou o motivo pelo qual ela estava lá, e de repente saiu um gambá correndo de debaixo da cama. Corremos atrás dele. O que significa esse sonho?

Unknown disse...

Sonhei que antes de me deitar tinha uma cobra num vaso perto da janela do lado de fora. Qd acordei, chamei minha mãe( falecida) pra encontrar a cobra e matá-la. Minha mãe veio e a viu acima da minha cabeça preparando pra me pegar. Então, ela tirou a cobra de perto de mim! Ela tinha a cabeça grande e o corpo pequeno... Como se tivesse sido cortada. Depois, minha mãe procurou o motivo pelo qual ela estava lá, e de repente saiu um gambá correndo de debaixo da cama. Corremos atrás dele. O que significa esse sonho?

Unknown disse...

Olá! Eu sonhei que tinha adotado uma menina deficiente e quando a família me aconselhava a mudar de ideias, ela arrastou-se pelo chão até à entrada da sala e aí transformou-se numa cobra escura, ficando imóvel, enrolada sobre si mesma e a deitar fumo. Senti-me num dilema: não queria abandonar a menina e já assumira um compromisso com ela mas receava que prejudicasse a minha família com sua magia desconhecida. Quem me dera saber interpretar isto!