segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Mitos, Lendas e Arquétipos 2 - "Guerra nas Estrelas"


JOSEPH CAMPBELL, no livro O PODER do MITO, refere que mitos não são algo pra dar sentido a uma vida vazia, mas sim pistas para as potencialidades espirituais da vida humana, aquilo que somos capazes de conhecer e experimentar interiormente. Pra isso é preciso captar a mensagem dos símbolos. O mito o ajuda a colocar sua mente em contato com essa experiência de estar vivo.
No filme de GEORGE LUCAS, GUERRA NAS ESTRELAS, o vilão DARTH VADER representa uma figura arquetípica. Ele é um monstro porque não desenvolveu a própria humanidade. Quando ele retira a máscara, o que vemos é um rosto informe, alguém que não se desenvolveu como indivíduo humano. Ele é um robô, um burocrata, vive nos termos de um sistema imposto.
Este é o perigo que enfrentamos, como ameaça as nossas vidas. Será que o sistema vaiconseguir nos achatar, nos engessar e fazer-nos negar a nossa própria humanidade ou conseguiremos nos utilizarmos dele para atingir nossos propósitos humanos?
Como se relacionar com o sistema de modo a não ficar servindo-o compulsivamente?
O que é preciso aprender à viver no tempo que nos cabe viver como verdadeiros seres humanos, preservando nossa liberdade e identidade?
E isso pode ser feito, mantendo-se fiel aos próprios ideais, como LUKE SKY WALKER no filme, rejeitando as exigências impessoais que o sistema pressiona.
Ainda que bem sucedido há que se questionar: Que sucesso é esse que nos obriga a perder a liberdade e a não termos mais nenhuma atitude genuína frente à vida?
TENTE IR PARA ONDE SEU CORPO E SUA ALMA APONTAREM e mantenha-se firme no caminho que escolheu. A COMPAIXÃO, a ÉTICA, a BONDADE e a DISPOSIÇÃO em ENSINAR e COMPARTILHAR os DONS e os TALENTOS que lhes foram concedidos, CONSTITUEM O VERDADEIRO PODER, O RESTO É VAIDADE!!
(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

Nenhum comentário: